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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30599Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Azevedo, Lahys da Silva Quintão Azevedo | - |
| dc.date.accessioned | 2024-07-09T00:11:10Z | - |
| dc.date.available | 2024-07-09T00:11:10Z | - |
| dc.date.issued | 2024-04-30 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30599 | - |
| dc.description.abstract | No abstract | pt_BR |
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| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.relation.ispartof | Trabalho de conclusão de curso | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
| dc.subject | Conservadorismo | pt_BR |
| dc.subject | Contabilidade | pt_BR |
| dc.subject | Alunos | pt_BR |
| dc.title | Estudo sobre conservadorismo entre os alunos de ciências contábeis na Universidade Federal da Paraíba, Campus IV. | pt_BR |
| dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
| dc.description.resumo | O objetivo deste estudo foi analisar o conservadorismo dos alunos dos primeiros períodos em relação aos alunos dos últimos períodos da Universidade Federal da Paraíba, Campus IV - Mamanguape. Para tal investigação, foi utilizado métodos qualitativos e quantitativos por meio de um questionário, aplicados a alunos dos 1º, 2º, 9º e 10º semestres da graduação, que foram abordados dados pessoais e pontos de vista sobre decisões financeiras que envolvem perdas e ganhos incertos. Na primeira situação apresentada, considerando o reconhecimento de receitas quando há maior probabilidade de não ocorrência, os alunos que apresentaram atitudes consideradas conservadoras, foram dos primeiro e segundo semestres. Já em relação às provisões para perdas, considerando probabilidades de ocorrência, grande parte adotou uma abordagem conservadora e por mais uma vez a maioria dos respondentes foram dos dois primeiros semestres do curso. Também foi identificado que a maioria dos discentes concordaram totalmente e parcialmente que os princípios contábeis conservadores são essenciais para a transparência e confiabilidade das demonstrações financeiras. Os resultados revelaram uma tendência conservadora entre os participantes, especialmente dos alunos que estão ingressando na graduação. Além disso, na realização do teste qui-quadrado, foi observado que houve associação entre o gênero e renda familiar na questão de reconhecimento de receitas com maior probabilidade de não ocorrer; e observou-se também uma forte associação entre o período do curso em relação ao reconhecimento de provisões de perdas. Os alunos iniciantes mostraram-se também abertos a novas ideias, sugerindo que no decorrer da formação acadêmica haja novas perspectivas sobre práticas contábeis e financeiras de tal modo a concluir a graduação menos conservadores, visto que optaram na maioria das abordagens por situações não conservadoras. Dessa forma, concluiu-se que alunos dos primeiro e segundo semestres mostram-se mais conservadores a discentes que estão no fim dos estudos acadêmicos. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | TCC - Ciências Contabéis - CCAE | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Lahysda SilvaQuintãoAzevedo_TCC.pdf | TCC | 340,59 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
| Lahysda SilvaQuintãoAzevedo_TERMO.pdf | TERMO | 342,28 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solicitar uma cópia |
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