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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30599
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAzevedo, Lahys da Silva Quintão Azevedo-
dc.date.accessioned2024-07-09T00:11:10Z-
dc.date.available2024-07-09T00:11:10Z-
dc.date.issued2024-04-30-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30599-
dc.description.abstractNo abstractpt_BR
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dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.relation.ispartofTrabalho de conclusão de cursopt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectConservadorismopt_BR
dc.subjectContabilidadept_BR
dc.subjectAlunospt_BR
dc.titleEstudo sobre conservadorismo entre os alunos de ciências contábeis na Universidade Federal da Paraíba, Campus IV.pt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.resumoO objetivo deste estudo foi analisar o conservadorismo dos alunos dos primeiros períodos em relação aos alunos dos últimos períodos da Universidade Federal da Paraíba, Campus IV - Mamanguape. Para tal investigação, foi utilizado métodos qualitativos e quantitativos por meio de um questionário, aplicados a alunos dos 1º, 2º, 9º e 10º semestres da graduação, que foram abordados dados pessoais e pontos de vista sobre decisões financeiras que envolvem perdas e ganhos incertos. Na primeira situação apresentada, considerando o reconhecimento de receitas quando há maior probabilidade de não ocorrência, os alunos que apresentaram atitudes consideradas conservadoras, foram dos primeiro e segundo semestres. Já em relação às provisões para perdas, considerando probabilidades de ocorrência, grande parte adotou uma abordagem conservadora e por mais uma vez a maioria dos respondentes foram dos dois primeiros semestres do curso. Também foi identificado que a maioria dos discentes concordaram totalmente e parcialmente que os princípios contábeis conservadores são essenciais para a transparência e confiabilidade das demonstrações financeiras. Os resultados revelaram uma tendência conservadora entre os participantes, especialmente dos alunos que estão ingressando na graduação. Além disso, na realização do teste qui-quadrado, foi observado que houve associação entre o gênero e renda familiar na questão de reconhecimento de receitas com maior probabilidade de não ocorrer; e observou-se também uma forte associação entre o período do curso em relação ao reconhecimento de provisões de perdas. Os alunos iniciantes mostraram-se também abertos a novas ideias, sugerindo que no decorrer da formação acadêmica haja novas perspectivas sobre práticas contábeis e financeiras de tal modo a concluir a graduação menos conservadores, visto que optaram na maioria das abordagens por situações não conservadoras. Dessa forma, concluiu-se que alunos dos primeiro e segundo semestres mostram-se mais conservadores a discentes que estão no fim dos estudos acadêmicos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEISpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Contabéis - CCAE

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