Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3060
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCarvalho, Danielle Lima de-
dc.date.accessioned2017-12-05T12:10:28Z-
dc.date.available2013-09-06-
dc.date.available2017-12-05T12:10:28Z-
dc.date.issued2013-09-06-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3060-
dc.description.abstractBasados en la lectura de los supuestos teóricos sobre los géneros textuales, centrados en los estudios de Marcuschi (2002, 2003, 2010 e 2011), Oswaldo Coimbra (1993), Marques de Melo (1994), Sodré y Ferrari (1993), y Crimilda Medina (2001), y de los documentos oficiales para la educación, PNLD, PCNEM, OCEM, LDBEN, buscamos ver si la colección de libros adoptada por las escuelas públicas en el estado de Paraíba, Síntesis - Curso de Lengua Española, presenta lo que dice los documentos con respecto al trabajo con la comprensión textual. El primer paso de esta investigación consistió en conceptualizar y clasificar los géneros del periodismo escrito. A continuación se analizan las actividades de interpretación de textos, extraídos de los géneros periodísticos: reportaje, noticias y géneros de periodismo de opinión, comentario, artículo, reseña o crítica y carta. Por último, hemos investigado si las actividades elaboradas ayudan en la formación de un estudiante con conciencia de su papel como ciudadanos y la conciencia crítica, capaces de interactuar en la lengua extranjera que está aprendiendo.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Letras presencial Coordenação (letras.presencial@cchla.ufpb.br) on 2017-12-05T12:10:28Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) DLC06092013.pdf: 7728190 bytes, checksum: 7bb3d7bc63968c248b8d8a095788da57 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-12-05T12:10:28Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) DLC06092013.pdf: 7728190 bytes, checksum: 7bb3d7bc63968c248b8d8a095788da57 (MD5) Previous issue date: 2013-09-06en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso restritopt_BR
dc.subjectGênero textualpt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subjectLíngua espanholapt_BR
dc.titleCompreensão leitora a partir dos gêneros textuais do jornalismo no livro didático de ELEpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Martorelli, Ana Berenice Peres-
dc.description.resumoTomando como base a leitura dos pressupostos teóricos sobre os gêneros textuais, centrados nos estudos de Marcuschi (2002, 2003, 2010 e 2011), Oswaldo Coimbra (1993), Marques de Melo (1994), Sodré e Ferrari (1993) e Crimilda Medina (2001), e dos documentos oficiais para a educação, PNLD, PCNEM, OCEM e LDBEN procuramos ver se a coleção de livros adotada pelas escolas públicas do estado da Paraíba, Síntesis – Curso de Lengua Española; atende ao que rege os documentos no que se refere ao trabalho com a compreensão textual. O primeiro passo desta pesquisa foi conceituar gênero textual e classificar os gêneros do jornalismo impresso. Em seguida analisamos as atividades de interpretação de texto, elaboradas a partir dos gêneros textuais do jornalismo: reportagem, notícias e os gêneros textuais do jornalismo de opinião: comentário, artigo, resenha ou crítica e carta. Por último, investigamos se as atividades elaboradas ajudam na formação de um aluno com consciência do seu papel como cidadão e com consciência crítica, capaz de interagir na língua estrangeira que está aprendendo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetras Estrangeiras Modernaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNASpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Espanhol (Curso presencial)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DLC06092013.pdf7,55 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons