Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3060
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Carvalho, Danielle Lima de | - |
dc.date.accessioned | 2017-12-05T12:10:28Z | - |
dc.date.available | 2013-09-06 | - |
dc.date.available | 2017-12-05T12:10:28Z | - |
dc.date.issued | 2013-09-06 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3060 | - |
dc.description.abstract | Basados en la lectura de los supuestos teóricos sobre los géneros textuales, centrados en los estudios de Marcuschi (2002, 2003, 2010 e 2011), Oswaldo Coimbra (1993), Marques de Melo (1994), Sodré y Ferrari (1993), y Crimilda Medina (2001), y de los documentos oficiales para la educación, PNLD, PCNEM, OCEM, LDBEN, buscamos ver si la colección de libros adoptada por las escuelas públicas en el estado de Paraíba, Síntesis - Curso de Lengua Española, presenta lo que dice los documentos con respecto al trabajo con la comprensión textual. El primer paso de esta investigación consistió en conceptualizar y clasificar los géneros del periodismo escrito. A continuación se analizan las actividades de interpretación de textos, extraídos de los géneros periodísticos: reportaje, noticias y géneros de periodismo de opinión, comentario, artículo, reseña o crítica y carta. Por último, hemos investigado si las actividades elaboradas ayudan en la formación de un estudiante con conciencia de su papel como ciudadanos y la conciencia crítica, capaces de interactuar en la lengua extranjera que está aprendiendo. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Letras presencial Coordenação (letras.presencial@cchla.ufpb.br) on 2017-12-05T12:10:28Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) DLC06092013.pdf: 7728190 bytes, checksum: 7bb3d7bc63968c248b8d8a095788da57 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2017-12-05T12:10:28Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) DLC06092013.pdf: 7728190 bytes, checksum: 7bb3d7bc63968c248b8d8a095788da57 (MD5) Previous issue date: 2013-09-06 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
dc.rights | Acesso restrito | pt_BR |
dc.subject | Gênero textual | pt_BR |
dc.subject | Livro didático | pt_BR |
dc.subject | Língua espanhola | pt_BR |
dc.title | Compreensão leitora a partir dos gêneros textuais do jornalismo no livro didático de ELE | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Martorelli, Ana Berenice Peres | - |
dc.description.resumo | Tomando como base a leitura dos pressupostos teóricos sobre os gêneros textuais, centrados nos estudos de Marcuschi (2002, 2003, 2010 e 2011), Oswaldo Coimbra (1993), Marques de Melo (1994), Sodré e Ferrari (1993) e Crimilda Medina (2001), e dos documentos oficiais para a educação, PNLD, PCNEM, OCEM e LDBEN procuramos ver se a coleção de livros adotada pelas escolas públicas do estado da Paraíba, Síntesis – Curso de Lengua Española; atende ao que rege os documentos no que se refere ao trabalho com a compreensão textual. O primeiro passo desta pesquisa foi conceituar gênero textual e classificar os gêneros do jornalismo impresso. Em seguida analisamos as atividades de interpretação de texto, elaboradas a partir dos gêneros textuais do jornalismo: reportagem, notícias e os gêneros textuais do jornalismo de opinião: comentário, artigo, resenha ou crítica e carta. Por último, investigamos se as atividades elaboradas ajudam na formação de um aluno com consciência do seu papel como cidadão e com consciência crítica, capaz de interagir na língua estrangeira que está aprendendo. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Letras Estrangeiras Modernas | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Espanhol (Curso presencial) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DLC06092013.pdf | 7,55 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solicitar uma cópia |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons