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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30614
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorCosta, Alan Carlos Franco-
dc.date.accessioned2024-07-09T19:08:10Z-
dc.date.available2024-07-09T19:08:10Z-
dc.date.issued2024-05-02-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30614-
dc.description.abstractIn an increasingly competitive organizational context, the construction of a business process modeling presents itself as a fundamental tool for representing a company's operations in order to ensure greater control, avoid rework and reduce possible existing bottlenecks. Therefore, the general objective of this work is to analyze the organizational processes of a company in the bar and restaurant sector in light of business process modeling. The theoretical framework discussed process management, process mapping and modeling and the Business Process Model and Notation (BPMN). The methodology used consisted of a qualitative approach, characterized by its exploratory-descriptive nature. The collection technique used was an interview with the organization's manager, in addition to non-participant observation. The results point to the existence of business processes identified by customer service, productionpt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Karol Cipriano (karolcipriano2@gmail.com) on 2024-07-09T19:08:10Z No. of bitstreams: 3 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) AlanCarlosFrancoCosta_ARTIGO.pdf: 775793 bytes, checksum: bdbf075c4dd54ddbdef886a24d57f9f6 (MD5) AlanCarlosFrancoCosta_TERMO.pdf: 920434 bytes, checksum: d14a919f1b4ff0947b8730db498bb35f (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-07-09T19:08:10Z (GMT). No. of bitstreams: 3 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) AlanCarlosFrancoCosta_ARTIGO.pdf: 775793 bytes, checksum: bdbf075c4dd54ddbdef886a24d57f9f6 (MD5) AlanCarlosFrancoCosta_TERMO.pdf: 920434 bytes, checksum: d14a919f1b4ff0947b8730db498bb35f (MD5) Previous issue date: 2024-05-02en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.relation.ispartofTrabalho de conclusão de cursopt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectProcessos de negóciopt_BR
dc.subjectModelagem dos processos de negóciopt_BR
dc.subjectBPMNpt_BR
dc.titleModelagem de processos de negócio: estudo em uma empresa do setor de bares e restaurantespt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.resumoEm um contexto organizacional cada vez mais competitivo, a construção de uma modelagem dos processos de negócio apresenta-se como uma ferramenta fundamental para representar as operações de uma empresa a fim de assegurar maior controle, evitar retrabalhos e diminuir os possíveis gargalos existentes. Com isso, o presente trabalho tem como objetivo geral analisar os processos organizacionais de uma empresa do setor de bares e restaurantes à luz da modelagem dos processos de negócio. O referencial teórico discutiu a gestão por processos, o mapeamento e a modelagem de processos e a Business Process Model and Notation (BPMN). A metodologia utilizada consistiu em uma abordagem qualitativa, se caracterizando por sua natureza exploratória-descritiva. A técnica de coleta empregado foi uma entrevista com a gestora da organização, além da observação não-participante. Os resultados apontam para a existência dos processos de negócio identificados pelo atendimento ao cliente, produção e compras, além de um incipiente processo de promoção do estabelecimento, sendo os processos de atendimento ao cliente e produção considerados críticos baseado na avaliação realizada mediante o uso da matriz GUT. Outrossim, algumas das melhorias propostas refletem para ações voltadas à criação de indicadores de desempenho e um manual por escrito das atividades. Por fim, as considerações finais apontam para uma nova ótica dos processos de negócio atual da empresa estudada, à medida que é possível aplicar métodos da gestão por processos que contribuam na administração da empresapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Administração

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AlanCarlosFrancoCosta_ARTIGO.pdfARTIGO757,61 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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