Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30616
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Myvia Freitas da-
dc.date.accessioned2024-07-09T19:29:43Z-
dc.date.available2024-07-09T19:29:43Z-
dc.date.issued2024-05-02-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30616-
dc.description.abstractQuality of Life at Work is a key factor for the well-being of anyone in the workplace, with a view to maximum productivity. Therefore, this objective study identifies the factors that influence the quality of life of professors of the Administration course at Campus IV/UFPB guided by the Walton model (1973). To this end, a quantitative and descriptive research was developed using a deductive method through the use of a questionnaire composed of 4 profile characterization questions and 16 specific questions regarding the model mentioned for a total of 18 respondents. Data were analyzed using descriptive statistics. The results showed a general positive perception of the participating teachers regarding the aspects of salary equity, autonomy and opportunities for professional growth. However, aspects of workplace safety, structural and technological resources, as well as effective communication about standards were highlighted as being necessary to make improvements. Therefore, it is concluded that these results contribute to university management, compensating for the promotion of its well-being policies to obtain greater satisfaction from its professors in relation to the quality of life at work.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Karol Cipriano (karolcipriano2@gmail.com) on 2024-07-09T19:29:43Z No. of bitstreams: 3 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) MyviaFreitasDaSilva_ARTIGO.pdf: 556142 bytes, checksum: 96529d7bf72454e805906641735f7cdb (MD5) MyviaFreitasDaSilva_TERMO.pdf: 530072 bytes, checksum: 09b19434e09534243873fc0806530871 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-07-09T19:29:43Z (GMT). No. of bitstreams: 3 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) MyviaFreitasDaSilva_ARTIGO.pdf: 556142 bytes, checksum: 96529d7bf72454e805906641735f7cdb (MD5) MyviaFreitasDaSilva_TERMO.pdf: 530072 bytes, checksum: 09b19434e09534243873fc0806530871 (MD5) Previous issue date: 2024-05-02en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.relation.ispartofTrabalho de conclusão de cursopt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectQualidade de vida no trabalhopt_BR
dc.subjectDocentespt_BR
dc.subjectAdministraçãopt_BR
dc.titleQualidade de vida no trabalho: um estudo com docentes do curso de administração do campus IV/UFPBpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.resumoA Qualidade de Vida no Trabalho é fator primordial para o bem-estar de qualquer pessoa no ambiente laboral, com vista à máxima produtividade. Com isso, este estudo objetiva identificar os fatores que influenciam na qualidade de vida dos docentes do curso de Administração do Campus IV/UFPB balizado pelo modelo de Walton (1973). Para tanto, foi desenvolvida uma pesquisa quantitativa e descritiva com aplicação de método dedutivo por meio do uso de questionário composto por 4 questões de caracterização de perfil e 16 questões específicas a respeito do modelo citado para um total de 18 respondentes. Os dados foram analisados por meio estatística descritiva. Os resultados evidenciaram uma percepção geral positiva pelos docentes participantes em relação aos aspectos de equidade salarial, autonomia e oportunidade de crescimento profissional. No entanto, os aspectos de segurança no local de trabalho, recursos estruturais e tecnológicos, bem como comunicação eficaz sobre normas foram apontados como sendo necessários para a realização de melhorias. Portanto, conclui-se que esses resultados colaboram para a gestão universitária repensar sobre o fomento de suas políticas de bem-estar para obter maior satisfação de seus docentes em relação a qualidade de vida no trabalho.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MyviaFreitasDaSilva_ARTIGO.pdfARTIGO543,11 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
MyviaFreitasDaSilva_TERMO.pdfTERMO517,65 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons