Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3063
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Gouveia, Dayse Helena Viana de Albuquerque | - |
dc.date.accessioned | 2017-12-05T12:34:28Z | - |
dc.date.available | 2014-03-10 | - |
dc.date.available | 2017-12-05T12:34:28Z | - |
dc.date.issued | 2014-03-10 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3063 | - |
dc.description.abstract | Ce travail a pour objet d'étude le contenu culturel et la diversité francophone présentés dans les manuels de français langue étrangère (FLE) à savoir : Écho et Le nouveau taxi. Nous nous proposons d'étudier comment ces deux sujets sont abordés dans les manuels utilisés à l'Université fédérale de Paraíba. Nous visons à examiner si ces manuels présentent des informations et des représentations de la francophonie, ou si il y a une limitation seulement au niveau de la France métropolitaine, notre deuxième objectif consiste d'étudier quels thèmes culturels sont privilégiés dans les publications citées. Ainsi, notre recherche est de caractère quantitative et qualitative descriptive. Dans ces publications notre attention sera concentré sur les leçons qui traitent spécifiquement du contenu culturel, qui sont respectivement, Civilisation et Arrêt sur ... Pour réussir ces objectifs, notre recherche abordera d'abord les concepts de civilisation et de culture, la relation entre la langue et de la culture, puis le concept de la francophonie et de la diversité culturelle. Le deuxième chapitre traitera de la culture dans l'enseignement et l'apprentissage des langues étrangères dès de la méthodologie traditionnelle à la perspective actionnelle, car les livres choisis suivent cette proposition. Le troisième chapitre portera sur la méthodologie et de la présentation du corpus, et les critères d'analyse sur lesquels nous nous appuyons pour obtenir les résultats. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Letras presencial Coordenação (letras.presencial@cchla.ufpb.br) on 2017-12-05T12:34:28Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) DHVAG10032014.pdf: 2980140 bytes, checksum: a65a0c4386230cf3d75256fd218b2879 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2017-12-05T12:34:28Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) DHVAG10032014.pdf: 2980140 bytes, checksum: a65a0c4386230cf3d75256fd218b2879 (MD5) Previous issue date: 2014-03-10 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
dc.rights | Acesso restrito | pt_BR |
dc.subject | Língua francesa - estudo | pt_BR |
dc.subject | Francês Língua Estrangeira (FLE) - conteúdo cultural - livros didáticos | pt_BR |
dc.subject | Língua e cultura | pt_BR |
dc.subject | Francofonia | pt_BR |
dc.title | Mosaico linguístico-cultural: cultura e diversidade francófona nos livros didáticos de FLE | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Chianca, Rosalina Maria Sales | - |
dc.description.resumo | Este trabalho tem como objeto de estudo o conteúdo cultural e a diversidade francófona apresentados nos livros didáticos de Francês Língua Estrangeira (FLE), são eles: Écho e Le nouveau taxi. Nós nos propomos a investigar como esses dois tópicos são abordados em dois livros didáticos utilizados na Universidade Federal da Paraíba. Temos como objetivos analisar se esses dois livros didáticos apresentam informações e referências da francofonia, ou se há a limitação apenas ao nível da França metrópole, o nosso segundo objetivo consiste em averiguar quais temas culturais são privilegiados nas publicações analisadas. Dessa forma, nossa pesquisa é de caráter quantitativo e qualitativo descritivo. Nestas publicações o nosso enfoque estará concentrado nas lições que tratam especificamente o conteúdo cultural, que são respectivamente, Civilisation e Arrêt sur... Para alcançarmos esses objetivos, nossa pesquisa tratará inicialmente dos conceitos de civilização e cultura, da relação entre língua e cultura, para então tratarmos do conceito da francofonia e a diversidade cultural. O segundo capítulo abordará a cultura no ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras, a partir de um breve histórico desde a metodologia tradicional até a perspectiva acional, ao qual os livros escolhidos seguem esta proposta. No terceiro capítulo trataremos da metodologia, a partir da apresentação do corpus, e os critérios de análise que nos baseamos para obter os resultados finais. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Letras Estrangeiras Modernas | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Francês (Curso presencial) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DHVAG10032014.pdf | 2,91 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solicitar uma cópia |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons