Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3063
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorGouveia, Dayse Helena Viana de Albuquerque-
dc.date.accessioned2017-12-05T12:34:28Z-
dc.date.available2014-03-10-
dc.date.available2017-12-05T12:34:28Z-
dc.date.issued2014-03-10-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3063-
dc.description.abstractCe travail a pour objet d'étude le contenu culturel et la diversité francophone présentés dans les manuels de français langue étrangère (FLE) à savoir : Écho et Le nouveau taxi. Nous nous proposons d'étudier comment ces deux sujets sont abordés dans les manuels utilisés à l'Université fédérale de Paraíba. Nous visons à examiner si ces manuels présentent des informations et des représentations de la francophonie, ou si il y a une limitation seulement au niveau de la France métropolitaine, notre deuxième objectif consiste d'étudier quels thèmes culturels sont privilégiés dans les publications citées. Ainsi, notre recherche est de caractère quantitative et qualitative descriptive. Dans ces publications notre attention sera concentré sur les leçons qui traitent spécifiquement du contenu culturel, qui sont respectivement, Civilisation et Arrêt sur ... Pour réussir ces objectifs, notre recherche abordera d'abord les concepts de civilisation et de culture, la relation entre la langue et de la culture, puis le concept de la francophonie et de la diversité culturelle. Le deuxième chapitre traitera de la culture dans l'enseignement et l'apprentissage des langues étrangères dès de la méthodologie traditionnelle à la perspective actionnelle, car les livres choisis suivent cette proposition. Le troisième chapitre portera sur la méthodologie et de la présentation du corpus, et les critères d'analyse sur lesquels nous nous appuyons pour obtenir les résultats.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Letras presencial Coordenação (letras.presencial@cchla.ufpb.br) on 2017-12-05T12:34:28Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) DHVAG10032014.pdf: 2980140 bytes, checksum: a65a0c4386230cf3d75256fd218b2879 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-12-05T12:34:28Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) DHVAG10032014.pdf: 2980140 bytes, checksum: a65a0c4386230cf3d75256fd218b2879 (MD5) Previous issue date: 2014-03-10en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso restritopt_BR
dc.subjectLíngua francesa - estudopt_BR
dc.subjectFrancês Língua Estrangeira (FLE) - conteúdo cultural - livros didáticospt_BR
dc.subjectLíngua e culturapt_BR
dc.subjectFrancofoniapt_BR
dc.titleMosaico linguístico-cultural: cultura e diversidade francófona nos livros didáticos de FLEpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Chianca, Rosalina Maria Sales-
dc.description.resumoEste trabalho tem como objeto de estudo o conteúdo cultural e a diversidade francófona apresentados nos livros didáticos de Francês Língua Estrangeira (FLE), são eles: Écho e Le nouveau taxi. Nós nos propomos a investigar como esses dois tópicos são abordados em dois livros didáticos utilizados na Universidade Federal da Paraíba. Temos como objetivos analisar se esses dois livros didáticos apresentam informações e referências da francofonia, ou se há a limitação apenas ao nível da França metrópole, o nosso segundo objetivo consiste em averiguar quais temas culturais são privilegiados nas publicações analisadas. Dessa forma, nossa pesquisa é de caráter quantitativo e qualitativo descritivo. Nestas publicações o nosso enfoque estará concentrado nas lições que tratam especificamente o conteúdo cultural, que são respectivamente, Civilisation e Arrêt sur... Para alcançarmos esses objetivos, nossa pesquisa tratará inicialmente dos conceitos de civilização e cultura, da relação entre língua e cultura, para então tratarmos do conceito da francofonia e a diversidade cultural. O segundo capítulo abordará a cultura no ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras, a partir de um breve histórico desde a metodologia tradicional até a perspectiva acional, ao qual os livros escolhidos seguem esta proposta. No terceiro capítulo trataremos da metodologia, a partir da apresentação do corpus, e os critérios de análise que nos baseamos para obter os resultados finais.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetras Estrangeiras Modernaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNASpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Francês (Curso presencial)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DHVAG10032014.pdf2,91 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons