Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3065
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorCosta, Iara Ferreira da-
dc.date.accessioned2017-12-05T12:48:13Z-
dc.date.available2013-09-27-
dc.date.available2017-12-05T12:48:13Z-
dc.date.issued2013-09-27-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3065-
dc.description.abstractNot available.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Letras presencial Coordenação (letras.presencial@cchla.ufpb.br) on 2017-12-05T12:48:13Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) IFC27092013.pdf: 1645240 bytes, checksum: ca86d815a114bad94998c69e508d1c58 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-12-05T12:48:13Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) IFC27092013.pdf: 1645240 bytes, checksum: ca86d815a114bad94998c69e508d1c58 (MD5) Previous issue date: 2013-09-27en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso restritopt_BR
dc.subjectLíngua estrangeira - Ensinopt_BR
dc.subjectEnsino - Afetividadept_BR
dc.subjectLíngua Francesa – Ensinopt_BR
dc.titleRelações entre afetividade e material didático: uma experiência em sala de FLE para adolescentespt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Medrado, Betânia Passos-
dc.description.resumoOs indivíduos aprendem por meio da interação social e através de trocas afetivas. (VYGOTSKY, 1993; REGO, 2009). Nessa linha de raciocínio, o material didático usado pelo professor influencia positiva ou negativamente no processo de ensino e aprendizagem, no nosso caso específico, de adolescentes (BASSO, 2008). Partindo desses pressupostos, esta pesquisa objetivou investigar até que ponto o material didático adaptado intensifica as trocas afetivas entre alunos e professora em uma sala de FLE. Para isso, objetivamos verificar as relações afetivas entre alunos e a professora proporcionadas pelo material didático em uma sala de aula de FLE; analisar as implicações do uso do material didático adaptado em detrimento do livro didático e evidenciar momentos nos quais o uso do material didático adaptado e suplementar intensifica as trocas afetivas entre alunos e a professora de FLE. O corpus desta pesquisa-ação é composto por gravações em áudio e vídeo de três aulas em sala de adolescentes e de respostas a um questionário aplicado aos alunos com o intuito de obter suas impressões sobre as aulas no decorrer da pesquisa. Nossos dados apontaram para o fato de que o material didático é tanto fonte de conteúdo que agencia a aprendizagem, quanto fonte de impedimento, haja vista que ele pode inibir zonas de desenvolvimento proximal que promovam a interação e, por conseguinte, a aprendizagem.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetras Estrangeiras Modernaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNASpt_BR
Appears in Collections:TCC - Letras - Francês (Curso presencial)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
IFC27092013.pdf1,61 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons