Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3065Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Costa, Iara Ferreira da | - |
| dc.date.accessioned | 2017-12-05T12:48:13Z | - |
| dc.date.available | 2013-09-27 | - |
| dc.date.available | 2017-12-05T12:48:13Z | - |
| dc.date.issued | 2013-09-27 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3065 | - |
| dc.description.abstract | Not available. | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Letras presencial Coordenação (letras.presencial@cchla.ufpb.br) on 2017-12-05T12:48:13Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) IFC27092013.pdf: 1645240 bytes, checksum: ca86d815a114bad94998c69e508d1c58 (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2017-12-05T12:48:13Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) IFC27092013.pdf: 1645240 bytes, checksum: ca86d815a114bad94998c69e508d1c58 (MD5) Previous issue date: 2013-09-27 | en |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso restrito | pt_BR |
| dc.subject | Língua estrangeira - Ensino | pt_BR |
| dc.subject | Ensino - Afetividade | pt_BR |
| dc.subject | Língua Francesa – Ensino | pt_BR |
| dc.title | Relações entre afetividade e material didático: uma experiência em sala de FLE para adolescentes | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Medrado, Betânia Passos | - |
| dc.description.resumo | Os indivíduos aprendem por meio da interação social e através de trocas afetivas. (VYGOTSKY, 1993; REGO, 2009). Nessa linha de raciocínio, o material didático usado pelo professor influencia positiva ou negativamente no processo de ensino e aprendizagem, no nosso caso específico, de adolescentes (BASSO, 2008). Partindo desses pressupostos, esta pesquisa objetivou investigar até que ponto o material didático adaptado intensifica as trocas afetivas entre alunos e professora em uma sala de FLE. Para isso, objetivamos verificar as relações afetivas entre alunos e a professora proporcionadas pelo material didático em uma sala de aula de FLE; analisar as implicações do uso do material didático adaptado em detrimento do livro didático e evidenciar momentos nos quais o uso do material didático adaptado e suplementar intensifica as trocas afetivas entre alunos e a professora de FLE. O corpus desta pesquisa-ação é composto por gravações em áudio e vídeo de três aulas em sala de adolescentes e de respostas a um questionário aplicado aos alunos com o intuito de obter suas impressões sobre as aulas no decorrer da pesquisa. Nossos dados apontaram para o fato de que o material didático é tanto fonte de conteúdo que agencia a aprendizagem, quanto fonte de impedimento, haja vista que ele pode inibir zonas de desenvolvimento proximal que promovam a interação e, por conseguinte, a aprendizagem. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Letras Estrangeiras Modernas | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Francês (Curso presencial) | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| IFC27092013.pdf | 1,61 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solicitar uma cópia |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
