Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30665
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAlbuquerque, Gabriella Saraiva de-
dc.date.accessioned2024-07-11T17:27:41Z-
dc.date.available2023-09-07-
dc.date.available2024-07-11T17:27:41Z-
dc.date.issued2023-07-03-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30665-
dc.description.abstractIn the educational context, cartographic knowledge, as well as other knowledge, is broad and well disseminated in society, and can be used in various situations of our daily lives. Therefore, the research aimed to analyze how cartographic knowledge is practiced in the final years of elementary school in municipal schools in Crato, Ceará. The specific objectives are: to verify the structuring of Cartography in the current official curricular guidelines for Elementary School; to examine the contents of Cartography that are taught in Geography classes in the final years of Elementary School and, to verify the knowledge apprehended in the formation and its materialization in the teaching practice, which will be worked on during the chapters. The methodology used was based on qualitative research, and was carried out from a bibliographic review, with renowned theorists of Cartography, Geography Teaching, Teaching Knowledge and official documents that guide the Geography curriculum and teaching practice. In the field activity, interviews were conducted with teachers working in Geography in the final years of elementary school in the municipal schools of that municipality and questionnaires were applied with the students of the Degree in Geography of URCA. As a result, we present discussions about cartographic knowledge in the process of academic training of the Geography teacher and how this knowledge is being materialized in the practice of Basic Education teachers.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Marília Cosmos (marilia@biblioteca.ufpb.br) on 2024-07-11T17:27:41Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) GabriellaSaraivaDeAlbuquerque_Dissert.pdf: 1830129 bytes, checksum: 5f258e6e2973dbe3f8e167f600bff476 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-07-11T17:27:41Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) GabriellaSaraivaDeAlbuquerque_Dissert.pdf: 1830129 bytes, checksum: 5f258e6e2973dbe3f8e167f600bff476 (MD5) Previous issue date: 2023-07-03en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectGeografia - Ensinopt_BR
dc.subjectCartografia escolarpt_BR
dc.subjectPrática docentept_BR
dc.subjectGeography teachingpt_BR
dc.subjectSchool cartographypt_BR
dc.subjectTeaching practicept_BR
dc.titleOs saberes cartográficos no ensino básico: uma análise a partir das escolas municipais da cidade de Crato, Cearápt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Ribeiro, Emerson-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6808110433438335pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1177069169896259pt_BR
dc.description.resumoNo contexto educacional, o saber cartográfico, assim como os demais saberes, é amplo e bem difundido na sociedade, podendo ser usado em diversas situações do nosso dia a dia. Diante disso, a pesquisa objetivou analisar como os saberes cartográficos são praticados nos anos finais do Ensino Fundamental em escolas municipais do Crato, Ceará. Os objetivos específicos são: verificar a estruturação da Cartografia nas orientações curriculares oficiais correntes para o Ensino Fundamental; examinar os conteúdos de Cartografia que são ensinados nas aulas de Geografia nos anos finais do Ensino Fundamental e, verificar os saberes apreendidos na formação e sua materializaçãona prática docente, que serão trabalhados no decorrer dos capítulos. A metodologia utilizada pautou-se em uma pesquisa de cunho qualitativo, e se efetivou a partir de uma revisão bibliográfica, com teóricos renomados da Cartografia, Ensino de Geografia, Saberes Docentes e em documentos oficiais que norteiamo currículo de Geografia e a prática docente. Na atividade de campo, foram realizadas entrevistas com docentes atuantes em Geografia nos anos finais do Ensino Fundamental das escolas municipais do referido município e aplicação de questionários com os discentes do curso de Licenciatura em Geografia da URCA. Como resultado, apresentamos discussões sobre o saber cartográfico no processo de formação acadêmica do professor de Geografia e como esse saber está sendo materializado na prática dos docentes do Ensino Básico.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentGeografiapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Geografiapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::GEOCIENCIASpt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN) - Programa de Pós-Graduação em Geografia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GabriellaSaraivaDeAlbuquerque_Dissert.pdf1,79 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons