Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3066
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva Neto, Luiz Gonzaga da-
dc.date.accessioned2017-12-05T12:56:13Z-
dc.date.available2013-09-27-
dc.date.available2017-12-05T12:56:13Z-
dc.date.issued2013-09-27-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3066-
dc.description.abstractLes bandes dessinées présentent, dans leur langage verbal et non-verbal, un outil important dans l´enseignement/apprentissage de langues. L´auteur Annie Baron-Carvais (1985), dans son oeuvre La bande dessinée, nous montre l´importance que le neuvième art a eu dans plusieurs pays, surtout en ce qui concerne sa fonction pédagogique et didactique. Ces genres textuels possibilitent, non seulement la découverte d´aspects linguistiques mais également ils s´avèrent d´authentiques véhicules de la culture de la langue en apprentissage. Cela dit, et selon Terry Eagleton (2001), la culture peut être résumée comme étant l´ensemble des valeurs, des coûtumes, des croyances et des pratiques qui constituent la manière de vivre d´un groupe spécifique. Donc ce travail a pour but principal d´identifier des aspects culturels inhérents à la province canadienne le Québec, présents dans la bande dessinée intitulée Paul à Québec, de l´auteur canadien Michel Rabagliati. Pour cela, cette recherche présente une introduction du genre bande dessinée et ses multiples langages, son origine, ses auteurs célèbres et son emploi/utilisation dans la salle de classe. Nous présenterons également notre Corpus, la bande dessinée Paul à Québec, ainsi que notre méthodologie la lecture de cette bande dessinée tout en mettant en relief les aspects culturels représentatifs de la province francophone canadienne. Le travail avec des bandes dessinées suggéré dans cette recherche se caractérise surtout comme une stratégie d´enseignement/apprentissage de langue.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Letras presencial Coordenação (letras.presencial@cchla.ufpb.br) on 2017-12-05T12:56:13Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) LGSN27092013.pdf: 1225138 bytes, checksum: 396e6483c37dd47efc5ba19492a33fd3 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-12-05T12:56:13Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) LGSN27092013.pdf: 1225138 bytes, checksum: 396e6483c37dd47efc5ba19492a33fd3 (MD5) Previous issue date: 2013-09-27en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso restritopt_BR
dc.subjectHistórias em quadrinhospt_BR
dc.subjectPaul à Québec - Histórias em quadrinhospt_BR
dc.titleO Québec em quadrados: identificando aspectos socioculturais quebequenses na história em quadrinhos Paul à Québecpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Medeiros, Sandra Helena Gurgel D. de-
dc.description.resumoAs Histórias em Quadrinhos apresentam, em sua linguagem verbal e visual, uma importante ferramenta no ensino/aprendizagem de línguas. A autora Annie Baron- Carvais (1985), em uma de suas obras, A história em quadrinhos nos mostra a importância que a nona arte obteve em vários países, principalmente no que diz respeito a sua função pedagógica e didática. Este gênero textual possibilita não somente o conhecimento de aspectos linguísticos, mas também são autênticos veículos da cultura da língua em aprendizagem. Sabendo-se que, segundo Terry Eagleton (2001), a cultura pode ser aproximadamente resumida como o complexo de valores, costumes, crenças e práticas que constituem o modo de vida de um grupo específico. Portanto este trabalho tem como objetivo principal identificar aspectos socioculturais inerentes à província de Québec presentes na história em quadrinhos intitulada Paul a Québec, do autor canadense Michel Rabagliati. Para este fim, a referente pesquisa apresenta uma introdução do gênero histórias em quadrinhos e suas múltiplas linguagens, sua origem, seus autores célebres e alguns exemplos de sua aplicabilidade em sala de aula. Apresentaremos também nosso Corpus, a história em quadrinhos Paul à Québec, bem como nossa metodologia que consiste na leitura da história em quadrinhos selecionando, através de seu texto e imagens, os aspectos socioculturais representativos da província francófona canadense: o Québec. Por fim, podemos considerar que a proposta de trabalho com histórias em quadrinhos sugerida nesta pesquisa caracteriza-se principalmente como mais uma estratégia de ensino/aprendizagem de línguas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetras Estrangeiras Modernaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNASpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Francês (Curso presencial)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LGSN27092013.pdf1,2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons