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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30750
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorMaia Neto, José Alberto-
dc.date.accessioned2024-07-19T19:42:39Z-
dc.date.available2024-07-19-
dc.date.available2024-07-19T19:42:39Z-
dc.date.issued2023-11-10-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30750-
dc.description.abstractChemistry, such as a subject that studies the universe on atomic scale, often becomes abstract when it comes to understand some concepts. The use of technologies in chemistry teaching has revolutionized the way concepts are taught and understood, whether using Information and Communications Technology (ICTs) such as interactive resources, virtual laboratories, augmented reality, among others. Technology plays a growing and fundamental role in teaching, making learning more engaging, accessible and effective. The present work aims to incorporate results of Density Functional Theory (DFT) calculations, which are performed using CRYSTAL17 software and then processed using TopIso3D Viewer software, which was developed at UFPB. The combination of both software may help students in the visualization and in the improvement of theoretical chemical concepts of chemical bonding in the Basic Chemistry and Structure subject at UFPB. The obtained results suggest that DFT calculations employed in a didactic way improve the student's teaching-learning process, making the subject more interactive and attractive, which facilitates the understanding of undergraduate students in relation to atoms, molecules, and chemical bonds.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Josélia Silva (joseliabiblio@gmail.com) on 2024-07-19T19:42:39Z No. of bitstreams: 1 JAMN19072024.pdf: 1066787 bytes, checksum: d35ccefe75a1d7a44110b2030575d6f1 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-07-19T19:42:39Z (GMT). No. of bitstreams: 1 JAMN19072024.pdf: 1066787 bytes, checksum: d35ccefe75a1d7a44110b2030575d6f1 (MD5) Previous issue date: 2023-11-10en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectLigação químicapt_BR
dc.subjectEnsino de química - TIC's.pt_BR
dc.subjectCálculos DFTpt_BR
dc.subjectTopIso3D Viewerpt_BR
dc.subjectQuímicapt_BR
dc.titleO uso dos programas Topiso3D Viewer e Molview como ferramentas de ensino para a compreensão da ligação química para alunos do ensino superiorpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Maia, Ary da Silva-
dc.description.resumoA química por ser uma matéria que estuda o universo em escala atômica se torna por muitas vezes abstrata para a compreensão de alguns conceitos. O uso de tecnologias no ensino de química tem revolucionado a forma como os conceitos são ensinados e compreendidos, seja com usos de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC’s) como recursos interativos, laboratórios virtuais, realidade aumentada, entre outros. A tecnologia desempenha um papel crescente e fundamental no ensino, tornando o aprendizado mais envolvente, acessível e eficaz. O presente trabalho tem como objetivo inserir resultados de cálculos as bases da Teoria do Funcional da Densidade (DFT) calculados através do software CRYSTAL17 e tratados através do software desenvolvido na UFPB TopIso3D Viewer a fim de melhorar a visualização e o conceito dos discentes da disciplina Química Básica e Estrutura da UFPB no assunto de ligação química. Os resultados obtidos sugerem que cálculos DFT utilizados de forma didática melhora o ensino-aprendizagem do discente tornando o assunto mais interativo e atrativo, facilitando a compreensão dos discentes de ensino superior acerca de átomos, moléculas e ligações químicas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências Biológicaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Química

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