Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30752
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBATISTA, Juarez da Gama-
dc.date.accessioned2024-07-20T00:21:06Z-
dc.date.available2024-07-20T00:21:06Z-
dc.date.issued2024-07-19-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30752-
dc.description.abstractThe texts that make up ‘The Sources of Solidarity: Essays’, nine selected essays, reveal as a whole the exact dimension of the writer Juarez da Gama Batista, his thematic preferences, the extraordinary erudition of the broad theoretical information, the support of his critical advice, the boldness of his very personal interpretations and the construction of the style that is the greatest feature of his authenticity. The criterion was to give priority to what was unpublished, such as the essay ‘Who’s Afraid of Gilberto Freyre’, which, although it won the 1973 Geraldo de Andrade award from the Pernambuco Academy of Letters, was only distributed among a few students and friends in mimeographed copies. The object of reading for the essay is ‘Ordem e Progresso’, but the conclusions extend to ‘Casa Grande e Senzala’ and ‘Sobrados e Mucambos’, highlighting in Gilberto Freyre the vigorous scientific, reforming and creative thought alongside the highest literary expression, thesis made explicit by the process of comparison, with the interpretation of universal literature and by the constitution of sociological essays in which the detail assumes the casual and revealing importance of points of connection between things and gives an absurd, immediate, natural, pulsating sense of life to everything that happens.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Cecilia Lira (ceciliamlira@gmail.com) on 2024-07-20T00:21:06Z No. of bitstreams: 1 As Fontes da Solidão_ Ensaios Literários.pdf: 92529 bytes, checksum: e5e7b32562f9c30b1417ccefbbdce619 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-07-20T00:21:06Z (GMT). No. of bitstreams: 1 As Fontes da Solidão_ Ensaios Literários.pdf: 92529 bytes, checksum: e5e7b32562f9c30b1417ccefbbdce619 (MD5) Previous issue date: 2024-07-19en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectParaíba Literáriapt_BR
dc.subjectEscritores paraibanospt_BR
dc.titleAs fontes da solidão: ensaios literáriospt_BR
dc.typeOutropt_BR
dc.description.resumoOs textos que compõem ‘As Fontes da Solidão: ensaios’ nove ensaios escolhidos escolhidos, revelam em seu conjunto a dimensão exata do escritor Juarez da Gama Batista, suas preferências temáticas, a extraordinária erudição à Ampla informação teórica, suporte de seus conselhos críticos, a ousadia de suas interpretações personalíssimas e a construção do estilo traço maior de sua autenticidade, o critério foi dar prioridade ao que estivesse inédito, ocaso do ensaio ‘Quem tem Medo de Gilberto Freyre’ que embora vencedor do prêmio Geraldo de Andrade 1973, da Academia Pernambucana de Letras, foi divulgado apenas entre alguns alunos e amigos em cópias mimeografadas, o objeto de leitura ao ensaio é ‘Ordem e Progresso’ mas as conclusões se estendem a ‘Casa Grande e Senzala’ e ‘Sobrados e Mucambos’ ressaltando em Gilberto Freyre o vigoroso pensamento científico, reformador e criador ao lado da mais alta expressão literária, tese explicitada pelo processo de comparação, com interpretação da literatura universal e pela constituição dos ensaios sociológicos em que o pormenor assume a importância casual e reveladora de pontos de conexões entre as coisas e dá a um absurdo sentido de vida imediato, natural, palpitante a tudo que acontece.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA BRASILEIRApt_BR
Aparece nas coleções:Paraíba Literária

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
As Fontes da Solidão_ Ensaios Literários.pdf90,36 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.