Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30854Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | ERICKSON, Sandra S. Fernandes | - |
| dc.date.accessioned | 2024-07-22T01:18:18Z | - |
| dc.date.available | 2024-07-22T01:18:18Z | - |
| dc.date.issued | 2024-07-21 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30854 | - |
| dc.description.abstract | This book is the result, almost in its entirety, of my doctoral thesis, "The anguish of influence in the poetry of Augusto dos Anjos", defended in March 2001 at the Federal University of Paraíba under the guidance of Prof. Dr. Francisco Gomes Corrêa (Chico Viana), in which I sought to demonstrate the sublime already identified and recognized, but not yet adequately explained, in the critical fortune of the poet, which is most often considered by critics as "morbid" and "grotesque". The three sonnets discussed here, To a Masked Man, Soliloquy of a Visionary and Intimate Verses, were chosen as examples of this critical diagnosis, and through them we seek, using Harold Bloom's theory and methodology of creative anguish, to show how they, ironically and self-consciously, through the process that Bloom calls "dialectical revisionism", not only express, reflect and emanate the sublime, but also recreate it. Augusto dos Anjos is an Orphic poet and, in this sense, his poetry invites poetry lovers to the most fantastic and gratifying adventures in the realm of imagination and the sublime. It is our ambition to provide lovers of the poet with the necessary initiation to experience him, appreciate him and, finally, find him in the dimension that has always been his: that of the sublime. Before presenting the interpretations of the three poems, a discursive treatment of Bloom's theory is necessary - whose critical fortune, in Portuguese, practically does not exist - in order to situate the reader in the theoretical-critical context that supported this work. The book is divided into five chapters, the first and last being, respectively, Introduction and Final Considerations. The three sonnets will be studied verse by verse; the chapters were subdivided according to the verses or sequences of images in each verse, which require more or less discussion according to the importance they occupy in the interpretative "hierarchy". | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Cecilia Lira (ceciliamlira@gmail.com) on 2024-07-22T01:18:18Z No. of bitstreams: 1 A melancolia da criatividade na poesia de Augusto dos Anjos..pdf: 71329 bytes, checksum: 81b5df664794bda7d53915228260373a (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2024-07-22T01:18:18Z (GMT). No. of bitstreams: 1 A melancolia da criatividade na poesia de Augusto dos Anjos..pdf: 71329 bytes, checksum: 81b5df664794bda7d53915228260373a (MD5) Previous issue date: 2024-07-21 | en |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.subject | Paraíba Literária | pt_BR |
| dc.subject | Escritores paraibanos | pt_BR |
| dc.title | A melancolia da criatividade na poesia de Augusto dos Anjos | pt_BR |
| dc.type | Outro | pt_BR |
| dc.description.resumo | O presente livro é o resultado, quase na íntegra, de minha tese de doutorado, "A angústia da influência na poesia de Augusto dos Anjos", defendida em março de 2001 na Universidade Federal da Paraíba sob a orientação do Prof. Dr. Francisco Gomes Corrêa (Chico Viana), na qual procurei demonstrar o sublime já identificado e reconhecido, porém ainda não adequadamente explicado, na fortuna crítica do poeta, o qual na mais das vezes é considerado pela crítica como "mórbido" e "grotes co". Os três sonetos aqui tratados, A um Mascarado, Solilóquio de um Visionário e Versos Íntimos, foram escolhidos como exemplares desse diagnóstico crítico, e através deles procuramos, utilizando a teoria e metodologia da angústia da criatividade de Harold Bloom, mostrar como eles, ironicamente e auto conscientemente, através do processo que Bloom denomina "revisionismo dialético" não só expressam, refletem, emanam o sublime, mas o re-criam. Augusto dos Anjos é um poeta órfico e, nesse sentido, sua poesia convida o amante da poesia as mais fantásticas e gratificantes aventuras no domínio da imaginação e do sublime. É nossa ambição proporcionar aos amantes do poeta a iniciação necessária para vivenciá-lo, apreciá-lo e, enfim, encontrá-lo na dimensão que lhe foi sempre própria: a do sublime. Antes de apresentar as interpretações dos três poemas, faz-se necessário um tratamento discursivo da teoria de Bloom - cuja fortuna crítica, em português, praticamente não existe, para situar o leitor no contexto teórico-crítico que deu suporte a este trabalho. O livro se divide em cinco capítulos, sendo o primeiro e o último, respectivamente, Introdução e Considerações Finais. Os três sonetos serão estudados verso a verso; os capítulos foram subdivididos em função dos versos ou das sequências de imagens de cada verso, os quais demandam mais ou menos discussão conforme a importância que ocupam na "hierarquia" interpretativa. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA BRASILEIRA | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Paraíba Literária | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| A melancolia da criatividade na poesia de Augusto dos Anjos..pdf | 69,66 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
