Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3085
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAndrade Neto, Oscar Alves de,-
dc.date.accessioned2017-12-05T18:02:19Z-
dc.date.available2017-12-05T18:02:19Z-
dc.date.issued2017-06-08-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3085-
dc.description.abstractThis paper aims to identify the possible factors that may influence the adherence of the Faculty of the Department of Finance and Accounting of the Federal University of Paraíba to a Complementary Pension Plan, analyzing the profile of the teacher, seeking the posture of the same in the face of a social security investment and verifying If the same would join or already have a Supplementary Pension Plan. The methodology was developed through a questionnaire of quantitative approach using statistical instruments in the data collection and qualitative in the interpretation of the same, explaining them and analyzing them. This questionnaire was applied to the Professors of the Department of Finance and Accounting of the Federal University of Paraíba and from the answers collected it was concluded that there is a concern with the future stability of the Teachers and that complementary pension can become a pertinent choice depending of the scenario in which it is inserted, considering as factors of positive influence, the fact of the complementation of the future retirement as well as the fact of maintaining the standard of life during the post-labor life, and if looking at the negative side, factors like collection of administrative fees by institutions affecting the profitability of the investment may negatively influence the decision making of the Faculty. Thus, the total influence of factors that help or hinder the effectiveness of decision-making in relation to a future adhesion to Supplementary Pension Plans. Thus, in view of this study, it was possible to present variables that influence the interest, knowledge and position of the Faculty in the face of a financial investment, showing the teachers' perspective within these perspectives.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Ana Cláudia Lopes de Almeida (ana.lopesjp@gmail.com) on 2017-12-05T18:02:19Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) OAAN09062017.pdf: 605015 bytes, checksum: 2b1b80aa4477ea9fe048406221265f5f (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-12-05T18:02:19Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) OAAN09062017.pdf: 605015 bytes, checksum: 2b1b80aa4477ea9fe048406221265f5f (MD5) Previous issue date: 2017-06-08en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectPREVIDÊNCIA COMPLEMENTARpt_BR
dc.subjectINVESTIMENTOSpt_BR
dc.subjectESTABILIDADE FINANCEIRApt_BR
dc.titlePrevidência complementar: uma análise sobre os fatores que podem influenciar a adesão dos docentes do departamento de finanças e contabilidade da Universidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1OLIVEIRA, Ionara Stéfani Viana de,-
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo identificar os possíveis fatores que podem influenciar a adesão dos Docentes do Departamento de Finanças e Contabilidade da Universidade Federal da Paraíba a uma Previdência Complementar, analisando o perfil do docente, buscando a postura do mesmo diante um investimento previdenciário e verificando também se o mesmo aderiria ou já possui uma Previdência Complementar. A metodologia se desenvolveu através de um questionário de abordagem quantitativa utilizando instrumentos estatísticos na coleta dos dados e qualitativa na interpretação dos mesmos, explicando-os e analisando-os. Esse questionário foi aplicado aos Docentes do Departamento de Finanças e Contabilidade da Universidade Federal da Paraíba e a partir das respostas coletadas concluiu-se que existe uma preocupação com a estabilidade futura por parte dos Docentes e que a previdência complementar pode se tornar uma escolha pertinente dependendo do cenário em que está inserida, tendo em vista como fatores de influência positiva, o fato da complementação da aposentadoria futura como também o fato de manter o padrão de vida durante a vida pós-laboral, e se olhar pelo lado negativo, fatores como cobrança de taxas administrativas por instituições afetando a rentabilidade do investimento podem influenciar de forma negativa a tomada de decisão do Docente. Percebendo-se assim, a influência de fatores que ajudam ou dificultam a efetivação da tomada de decisão perante uma futura adesão a Previdência Complementar. Desse modo, diante desse estudo foi possível apresentar variáveis que influenciam o interesse, conhecimento e posicionamento dos Docentes diante de um investimento financeiro, mostrando a visão dos docentes dentro dessas perspectivas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências Sociais Aplicadaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::OUTROS::CIENCIAS ATUARIAISpt_BR
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Ciências Atuariais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
OAAN09062017.pdf590,83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons