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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30869
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Marcos Ebenézer Sá da Costa-
dc.date.accessioned2024-07-22T16:38:48Z-
dc.date.available2024-07-22-
dc.date.available2024-07-22T16:38:48Z-
dc.date.issued2023-11-10-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30869-
dc.description.abstractThis work addresses the impact of the COVID-19 pandemic on the retention and dropout of students in the in-person undergraduate course in mathematics at CCEN - Federal University of Paraiba (UFPB). The pandemic, declared by the World Health Organization in January 2020, led to emergency measures that significantly affected higher education. The federal and state governments implemented restrictions and social isolation measures, leading to the suspension of in-person classes in March 2020. Soon, the UFPB changed additional school breaks to mitigate the effects of the pandemic, with remote classes and free upon registration. This research aims to analyze the extent of the impact that the pandemic had on the retention/evasion of Mathematics students at UFPB, comparing periods immediately before and after the critical interval of COVID-19. And to achieve our objective, we have listed the following specific objectives: i) through the Information Technology Superintendence (STI) website, collect and analyze retention/evasion data from the UFPB mathematics course in periods immediately before and after the critical point of the pandemic from Covid-19; ii) prepare and apply a questionnaire to students duly enrolled in graduation in the current period (2023.1), post-pandemic. We seek to understand the experience of 50 undergraduate mathematics students at CCEN - UFPB as they return to regular classes, post-pandemic. The methodology adopted is mixed, combining quantitative and qualitative approaches. The research examines retention/evasion, highlighting the internal and external factors that influenced it. Evasion represents a significant problem, with social, academic and economic implications. The study seeks to identify the challenges faced by students in the midst of the pandemic and the consequences for remaining in the aforementioned course.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Josélia Silva (joseliabiblio@gmail.com) on 2024-07-22T16:38:48Z No. of bitstreams: 1 MESCS2272024 .pdf: 1057985 bytes, checksum: fb931d8d2a222788cd2fdc3f60f7cb48 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-07-22T16:38:48Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MESCS2272024 .pdf: 1057985 bytes, checksum: fb931d8d2a222788cd2fdc3f60f7cb48 (MD5) Previous issue date: 2023-11-10en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectEvasão de aluno - Graduação em matemáticapt_BR
dc.subjectPermanência de aluno no curso universitáriopt_BR
dc.subjectPandemia da COVID-19pt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.titleConsequências da pandemia da COVID-19 na taxa de evasão estudantil na graduação presencial em matemática do CCEN-UFPB: um breve estudo comparativopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Antônio Sales da-
dc.description.resumoA pandemia, declarada pela Organização Mundial de Saúde em janeiro de 2020, levou a medidas de emergência que afetaram significativamente o ensino superior. Os governos federal e estadual implementaram restrições e medidas de isolamento social, levando à suspensão das aulas presenciais em março de 2020. Logo a UFPB adotou períodos letivos suplementares para mitigar os efeitos da pandemia, com aulas remotas e flexibilidade na matrícula. Esta pesquisa tem o objetivo de analisar a extensão do impacto que a pandemia da Covid-19 causou na permanência/evasão dos estudantes de Matemática do CCEN – Universidade Federal da Paraíba (UFPB), comparando períodos imediatamente anteriores e posteriores ao intervalo crítico da COVID-19. E para atingir nosso objetivo elencamos os seguintes objetivos específicos: i) através do site da Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) coletar e analisar dados da permanência/evasão do curso de matemática da UFPB em períodos imediatamente anteriores e posteriores ao ponto crítico da pandemia da Covid-19; ii) elaborar e aplicar um questionário para alunos devidamente matriculados na graduação no período atual (2023.1), pós pandêmico. Buscamos compreender a experiência de 50 estudantes da graduação em matemática do CCEN - UFPB em seu retorno às aulas regulares, pós pandemia. A metodologia adotada é mista, combinando abordagens quantitativas e qualitativas. A pesquisa examina a permanência/evasão, destacando os fatores internos e externos que a influenciaram. A evasão representa um problema significativo, com implicações sociais, acadêmicas e econômicas. O estudo busca identificar os desafios enfrentados pelos estudantes em meio à pandemia e as consequências para a permanência no referido curso.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentMatemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Matemática

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