Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3087
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCarvalho, Glauciene Araújo de-
dc.date.accessioned2017-12-05T22:01:38Z-
dc.date.available2014-08-15-
dc.date.available2017-12-05T22:01:38Z-
dc.date.issued2014-08-25-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3087-
dc.description.abstractnot availablept_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Letras presencial Coordenação (letras.presencial@cchla.ufpb.br) on 2017-12-05T22:01:38Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) GAC15082014.pdf: 455598 bytes, checksum: 3e3a0eb91e4f866767118f022533638d (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-12-05T22:01:38Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) GAC15082014.pdf: 455598 bytes, checksum: 3e3a0eb91e4f866767118f022533638d (MD5) Previous issue date: 2014-08-25en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso restritopt_BR
dc.subjectLeitura críticapt_BR
dc.subjectLiteratura infantilpt_BR
dc.subjectFormação do leitorpt_BR
dc.subjectEnsino Fundamental Ipt_BR
dc.titleA formação do leitor crítico no ensino fundamental I: a literatura infantil na sala de aulapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Francelino, Pedro Farias-
dc.description.resumoOs desafios relativos à leitura são imensos e isso vem desde o despreparo de docentes até a falta de incentivo, por parte das instituições de ensino, para que os discentes tenham o hábito da leitura, além da falta de incentivo ou despreparo dos próprios pais e/ou responsáveis. A leitura deve ser algo natural, presente diariamente na vida das pessoas, principalmente no convívio escolar. Entender a importância da leitura e seu papel fundamental no ensino-aprendizagem é um desafio, pois exige dos sujeitos a busca de relações entre o contexto e as condições que molduram a construção do sentido e do conhecimento. Esta pesquisa tem como objetivo mostrar como o trabalho com a literatura infantil, a partir de texto(s) de Monteiro Lobato, pode contribuir para formação da competência de leitura crítica do aluno nessa primeira fase de escolarização. Para isso, fundamentamos nossas ideias em trabalhos como os de Freire (1985), Coelho (2000), Martins (1994), Koch (2006), Antunes (2003), Geraldi (2005, 2006), Silva (1995, 1999) e Rocha (2008), os quais discorrem sobre diferentes concepções e práticas de leitura, e tendo o apoio de Bakhtin (2003) e de Faraco (2003), que embasam as noções de linguagem e de discurso. A metodologia utilizada neste trabalho é a pesquisa bibliográfica, a partir da qual, analisando as referências específicas sobre o tema aqui exposto, procurei enfatizar o ensino-aprendizagem voltado para formação de leitores críticos. A pesquisa é de cunho qualitativo-interpretativista e, ao final, propõe-se uma atividade de intervenção a ser aplicada na primeira fase do ensino fundamental, propondo modelos de oficinas de leitura. A pesquisa revelou que é possível, a partir da seleção de textos adequados e de metodologia apropriada, desenvolver a competência leitora crítica em alunos das séries iniciais do ensino fundamental, mediante um trabalho com o texto literário.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetras Clássicas e Vernáculaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Português (Curso presencial)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GAC15082014.pdf444,92 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons