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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3089
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSouza, Irany André Lima de-
dc.date.accessioned2017-12-05T22:14:22Z-
dc.date.available2014-08-15-
dc.date.available2017-12-05T22:14:22Z-
dc.date.issued2014-08-25-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3089-
dc.description.abstractnot availablept_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Letras presencial Coordenação (letras.presencial@cchla.ufpb.br) on 2017-12-05T22:14:22Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) IALS15082014.pdf: 479687 bytes, checksum: f3f4ba29e3449e804be7ef4155e57365 (MD5)en
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dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectLiteratura infantil juvenil contemporânea. Lei nº 10.639/03pt_BR
dc.subjectPersonagens negraspt_BR
dc.subjectRelações étnico-raciaispt_BR
dc.titleAfro-literaturas infantil/juvenil: negociações identitárias e relações étnico-raciaispt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Segabinazi, Daniela Maria-
dc.description.resumoNeste trabalho, pretendemos analisar como as produções literárias contemporâneas para crianças e jovens têm delineado os personagens negros. Para isso, o estudo está fundamentado nas perspectivas interna e externa (KHÉDE, 1986) do texto literário. Este será analisado enquanto critérios qualitativos e associaremos as representações do negro a partir de possíveis influências do contexto social do qual as obras emergem, assim como, num sentido inverso, de que forma essa literatura pode influenciar nas identificações dos leitores a quem se destinam. Para atingirmos nossos objetivos, perpassaremos nosso olhar sobre algumas pesquisas relevantes que nos ajudarão na abordagem da temática étnicoracial na literatura infantil/juvenil, entre eles, os estudos de: Coelho (2000; 2010) no que tange a constituição histórica da literatura infanto-juvenil brasileira; Filho (2004), Oliveira (2009) e Dalcastagnè (2008) sobre a representação do negro na literatura; Hall (2006), Barros (2009) e Munanga (2006), a respeito de construções sociais e identitárias; Perrotti (1986), sobre as construções discursivas do texto infantil e Silva (2009) e Camargo (1995), sobre a estética das ilustrações. Consideraremos também a relevância da promulgação da lei nº 10.639/03 e suas contribuições para fomentar a discussão sobre as literaturas africana e afro-brasileira em diferentes instâncias e materiais. A partir das discussões realizadas, analisaremos duas obras brasileiras: uma infantil, Kofi e o menino de fogo (PALLAS, 2008), de Nei Lopes e outra produzida para o público infanto-juvenil, Irmão Negro (MODERNA, 2003), de Walcyr Carrasco. As leituras qualitativas dessas obras buscam evidenciar diferentes caracterizações do personagem negro e distintas maneiras de abordagem das relações étnico-raciais desencadeadas na África e no Brasil, espaços dessas narrativas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetras Clássicas e Vernáculaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Português (Curso presencial)

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