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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3089Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Souza, Irany André Lima de | - |
| dc.date.accessioned | 2017-12-05T22:14:22Z | - |
| dc.date.available | 2014-08-15 | - |
| dc.date.available | 2017-12-05T22:14:22Z | - |
| dc.date.issued | 2014-08-25 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3089 | - |
| dc.description.abstract | not available | pt_BR |
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| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.subject | Literatura infantil juvenil contemporânea. Lei nº 10.639/03 | pt_BR |
| dc.subject | Personagens negras | pt_BR |
| dc.subject | Relações étnico-raciais | pt_BR |
| dc.title | Afro-literaturas infantil/juvenil: negociações identitárias e relações étnico-raciais | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Segabinazi, Daniela Maria | - |
| dc.description.resumo | Neste trabalho, pretendemos analisar como as produções literárias contemporâneas para crianças e jovens têm delineado os personagens negros. Para isso, o estudo está fundamentado nas perspectivas interna e externa (KHÉDE, 1986) do texto literário. Este será analisado enquanto critérios qualitativos e associaremos as representações do negro a partir de possíveis influências do contexto social do qual as obras emergem, assim como, num sentido inverso, de que forma essa literatura pode influenciar nas identificações dos leitores a quem se destinam. Para atingirmos nossos objetivos, perpassaremos nosso olhar sobre algumas pesquisas relevantes que nos ajudarão na abordagem da temática étnicoracial na literatura infantil/juvenil, entre eles, os estudos de: Coelho (2000; 2010) no que tange a constituição histórica da literatura infanto-juvenil brasileira; Filho (2004), Oliveira (2009) e Dalcastagnè (2008) sobre a representação do negro na literatura; Hall (2006), Barros (2009) e Munanga (2006), a respeito de construções sociais e identitárias; Perrotti (1986), sobre as construções discursivas do texto infantil e Silva (2009) e Camargo (1995), sobre a estética das ilustrações. Consideraremos também a relevância da promulgação da lei nº 10.639/03 e suas contribuições para fomentar a discussão sobre as literaturas africana e afro-brasileira em diferentes instâncias e materiais. A partir das discussões realizadas, analisaremos duas obras brasileiras: uma infantil, Kofi e o menino de fogo (PALLAS, 2008), de Nei Lopes e outra produzida para o público infanto-juvenil, Irmão Negro (MODERNA, 2003), de Walcyr Carrasco. As leituras qualitativas dessas obras buscam evidenciar diferentes caracterizações do personagem negro e distintas maneiras de abordagem das relações étnico-raciais desencadeadas na África e no Brasil, espaços dessas narrativas. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Letras Clássicas e Vernáculas | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Português (Curso presencial) | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| IALS15082014.pdf | 468,44 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solicitar uma cópia |
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