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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30918
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorPessoa Neto, José Gomes da Veiga-
dc.date.accessioned2024-07-23T10:52:43Z-
dc.date.available2024-07-22-
dc.date.available2024-07-23T10:52:43Z-
dc.date.issued2023-06-16-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30918-
dc.description.abstractThe work objectively aims to show the meandering path that the Arab Muslim religion took from the Umayyad Caliphate, established in Damascus in Syria, to Paraíba in northeastern Brazil, its expansion and conquest of Africa where the two extremes were found: poverty and wealth, and soon after, the Iberian Peninsula, its influence in the face of the long period of Muslim domination in both continents, African and European, provoking a strong enculturation of the Muslim Arab people with African and Iberian people. There is influence in navigation, with the updating of maritime charts, use of the astrolabe and compass, and also in the construction of caravels; in the language: words like lettuce, tar, storekeeper; in mathematics: geometry, used in geometric arabesques, Arabic numerals; in agriculture, irrigation and livestock; as well as in architecture, art, cooking, musical instruments: drums, violin, guitar, viola; music: musical rite, the almost identical musical scale of the Moorish and baião rites; in literature works such as: the Incredible and Fascinating History of the Moorish Captain. With all this Arab Muslim heritage and culture, the Portuguese and Spanish and soon after the blacks, landed in Paraíba, which had a community in formation, causing great influence, mainly due to the interracial crossing between the native Indian, the white and the black. However, even today we find traces of Muslim influence in the historical complex of San Francisco present in our religious art and architecture, such as the use of arches and arabesques with geometric designs. Which is extensive to the entire Brazilian Northeast. In addition to proving the great vector of Arab cultural transfer to Paraíba, the religion founded by the Prophet Mohammed, which has the heart as the source of the correct decisions of every human being, according to the Koran, which is the will of the One God.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2024-07-23T10:52:43Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JGVPN22072024.pdf: 1351026 bytes, checksum: 5541fbdc97dbad339bc9bcb6791c7a2b (MD5)en
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dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectReligião árabe mulçumanapt_BR
dc.subjectPenínsula Ibéricapt_BR
dc.subjectInfluênciaspt_BR
dc.subjectCultura - povo africanopt_BR
dc.titleAs influências da religião e cultura muçulmana no nordeste arabizado entre os séculos XVI e XIXpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Moraes, Suelma Souza-
dc.description.resumoO trabalho visa de maneira objetiva mostrar o caminho serpenteado que a religião árabe muçulmana percorreu do Califado Omíada, estabelecido em Damasco na Síria, até a Paraíba no nordeste do Brasil, sua expansão e conquista da África onde se encontrou os dois extremos: a miséria e a riqueza, e logo após, a Península Ibérica, sua influência face ao longo período de dominação muçulmana em ambos os continentes, africano e europeu, provocando uma forte enculturação do povo árabe muçulmano com povo africano e ibério. Verifica-se influencia na navegação, com a atualização das cartas marítimas, uso do astrolábio e da bússola, e ainda na construção de caravelas; na língua: palavras como alface, alcatrão, almoxarife; na matemática: geometria, utilizado nos arabescos geométricos, algarismo arábico; na agricultura, irrigação e pecuária; bem como na arquitetura, arte, culinária, instrumentos musicais: tambores, violino, violão, viola; música: rito musical, a escala musical quase idêntica do rito mouro e do baião; na literatura obras como: a Incrível e Fascinante História do Capitão Mouro. Com toda esta herança e cultura árabe muçulmana, os portugueses e espanhóis e logo após os negros, aportaram em terras da Paraíba, que tinha uma comunidade em formação, provocando grande influência, principalmente devido o cruzamento inter-racial entre o índio nativo, o branco e o negro. Todavia ainda hoje encontramos presente em nossa arte sacra e arquitetura vestígios da influência muçulmana no complexo histórico de São Francisco, como o uso de arcos, e arabescos com desenhos geométricos. O que é extensivo a todo o Nordeste brasileiro. Além de ficar provado o grande vetor de transferência cultural árabe ao paraibano, a religião fundada pelo Profeta Maomé, que tem o coração como fonte das decisões corretas de todo o ser humano, segundo o Corão, que é a vontade do Deus Único.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiência das Religiõespt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Ciências das Religiões

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