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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30919
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Gouveia, Yuri da Costa | - |
dc.date.accessioned | 2024-07-23T10:55:00Z | - |
dc.date.available | 2023-10-27 | - |
dc.date.available | 2024-07-23T10:55:00Z | - |
dc.date.issued | 2023-07-07 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30919 | - |
dc.description.abstract | Unmanned aerial vehicles (UAVs), commonly called drones, have been increasingly used to aid human tasks, with many purposes. With the increase of its usage, failures become increasingly common, which can cause damage to human life, material damage, and environmental damage. With this knowledge, a methodology is proposed to identify balance failures in the propellers of BLDC motors used in UAVs. In this work, a non-invasive method is used, which acquires the audio signal emitted by the rotating motor, performs a pre-processing step in which the SAC-DM algorithm (Signal Analysis Based on Chaos Using Density of Maxima) is applied, and then the spectrogram of the pre-processed signals is obtained to apply in a convolutional neural network. To validate the methodology, an experiment was carried out to compare the results obtained, which does not have the step of applying the SAC-DM algorithm. Also, to validate, the result obtained is compared with the results of related works to conclude the benefit of using the SAC-DM. With the experiments carried out, the results of 71.43% accuracy in the classification of audio signals from a motor with an unbalanced propeller are obtained for the SAC-DM experiment. As for the experiment that does not use the SAC-DM, there is an accuracy of 98.21% of accuracy in the classification of these same signals. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Fernando Augusto Alves Vieira (fernandovieira@biblioteca.ufpb.br) on 2024-07-23T10:55:00Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) YuriDaCostaGouveia_Dissert.pdf: 3469686 bytes, checksum: b977cd4043b16fd64ae372629fa7893b (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2024-07-23T10:55:00Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) YuriDaCostaGouveia_Dissert.pdf: 3469686 bytes, checksum: b977cd4043b16fd64ae372629fa7893b (MD5) Previous issue date: 2023-07-07 | en |
dc.description.sponsorship | Nenhuma | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Sistema especialistas e diagnóstico | pt_BR |
dc.subject | VANTs | pt_BR |
dc.subject | Motores BLDC | pt_BR |
dc.subject | Espectrograma | pt_BR |
dc.subject | Rede Neural Convolucional | pt_BR |
dc.subject | SAC-DM | pt_BR |
dc.subject | Expert and diagnostic system | pt_BR |
dc.subject | UAVs | pt_BR |
dc.subject | BLDC motors | pt_BR |
dc.subject | Spectrogram | pt_BR |
dc.subject | Convolutional Neural Network | pt_BR |
dc.title | Detecção de falha em motores BLDC por meio de sinais de áudio usando Rede Neural Convolucional e SAC-DM | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Brito, Alisson Vasconcelos de | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6321676636193625 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2255617681318083 | pt_BR |
dc.description.resumo | Veículos aéreos não tripulados (VANTs), comumente chamados por drones, vêm sendo utilizados cada vez mais para auxílio de tarefas humanas, com propósitos variados. Com o aumento no uso desse tipo de veículo, torna-se cada vez mais comum o acontecimento de falhas, o que pode causar danos a vida humana, danos materiais e também ambientais. Com isso, é proposto uma metodologia que tem como objetivo identificar falhas de balanceamento em hélices de motores BLDC, usados em VANTs. Neste trabalho é utilizado um método não invasivo, que adquire o sinal de áudio emitido pelo motor em rotação, realiza um pré-processamento, etapa a qual aplica-se o algoritmo SAC-DM (Signal Analysis Based on Chaos Using Density of Maxima), e em seguida obtém-se o espectrograma dos sinais pré-processados para aplicar em uma rede neural convolucional. Para validar a metodologia, foi realizado um experimento para realizar a comparação dos resultados obtidos, o qual não possui a etapa de aplicação do algoritmo SAC-DM. Também para validar, compara-se o resultado obtido com os resultados de trabalhos relacionados, afim de concluir o benefício do uso do SAC-DM. Com os experimentos executados, obtém-se os resultados de 71,43% de acurácia na classificação de sinais de áudio de um motor com hélice desbalanceada, para o experimento que utiliza o SAC-DM. Já para o experimento que não usa o SAC-DM, encontra-se uma acurácia de 98,21% de acertividade na classificação desses mesmos sinais. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Informática | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Informática | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Centro de Informática (CI) - Programa de Pós-Graduação em Informática |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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