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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30919
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorGouveia, Yuri da Costa-
dc.date.accessioned2024-07-23T10:55:00Z-
dc.date.available2023-10-27-
dc.date.available2024-07-23T10:55:00Z-
dc.date.issued2023-07-07-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30919-
dc.description.abstractUnmanned aerial vehicles (UAVs), commonly called drones, have been increasingly used to aid human tasks, with many purposes. With the increase of its usage, failures become increasingly common, which can cause damage to human life, material damage, and environmental damage. With this knowledge, a methodology is proposed to identify balance failures in the propellers of BLDC motors used in UAVs. In this work, a non-invasive method is used, which acquires the audio signal emitted by the rotating motor, performs a pre-processing step in which the SAC-DM algorithm (Signal Analysis Based on Chaos Using Density of Maxima) is applied, and then the spectrogram of the pre-processed signals is obtained to apply in a convolutional neural network. To validate the methodology, an experiment was carried out to compare the results obtained, which does not have the step of applying the SAC-DM algorithm. Also, to validate, the result obtained is compared with the results of related works to conclude the benefit of using the SAC-DM. With the experiments carried out, the results of 71.43% accuracy in the classification of audio signals from a motor with an unbalanced propeller are obtained for the SAC-DM experiment. As for the experiment that does not use the SAC-DM, there is an accuracy of 98.21% of accuracy in the classification of these same signals.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Fernando Augusto Alves Vieira (fernandovieira@biblioteca.ufpb.br) on 2024-07-23T10:55:00Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) YuriDaCostaGouveia_Dissert.pdf: 3469686 bytes, checksum: b977cd4043b16fd64ae372629fa7893b (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-07-23T10:55:00Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) YuriDaCostaGouveia_Dissert.pdf: 3469686 bytes, checksum: b977cd4043b16fd64ae372629fa7893b (MD5) Previous issue date: 2023-07-07en
dc.description.sponsorshipNenhumapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectSistema especialistas e diagnósticopt_BR
dc.subjectVANTspt_BR
dc.subjectMotores BLDCpt_BR
dc.subjectEspectrogramapt_BR
dc.subjectRede Neural Convolucionalpt_BR
dc.subjectSAC-DMpt_BR
dc.subjectExpert and diagnostic systempt_BR
dc.subjectUAVspt_BR
dc.subjectBLDC motorspt_BR
dc.subjectSpectrogrampt_BR
dc.subjectConvolutional Neural Networkpt_BR
dc.titleDetecção de falha em motores BLDC por meio de sinais de áudio usando Rede Neural Convolucional e SAC-DMpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Brito, Alisson Vasconcelos de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6321676636193625pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2255617681318083pt_BR
dc.description.resumoVeículos aéreos não tripulados (VANTs), comumente chamados por drones, vêm sendo utilizados cada vez mais para auxílio de tarefas humanas, com propósitos variados. Com o aumento no uso desse tipo de veículo, torna-se cada vez mais comum o acontecimento de falhas, o que pode causar danos a vida humana, danos materiais e também ambientais. Com isso, é proposto uma metodologia que tem como objetivo identificar falhas de balanceamento em hélices de motores BLDC, usados em VANTs. Neste trabalho é utilizado um método não invasivo, que adquire o sinal de áudio emitido pelo motor em rotação, realiza um pré-processamento, etapa a qual aplica-se o algoritmo SAC-DM (Signal Analysis Based on Chaos Using Density of Maxima), e em seguida obtém-se o espectrograma dos sinais pré-processados para aplicar em uma rede neural convolucional. Para validar a metodologia, foi realizado um experimento para realizar a comparação dos resultados obtidos, o qual não possui a etapa de aplicação do algoritmo SAC-DM. Também para validar, compara-se o resultado obtido com os resultados de trabalhos relacionados, afim de concluir o benefício do uso do SAC-DM. Com os experimentos executados, obtém-se os resultados de 71,43% de acurácia na classificação de sinais de áudio de um motor com hélice desbalanceada, para o experimento que utiliza o SAC-DM. Já para o experimento que não usa o SAC-DM, encontra-se uma acurácia de 98,21% de acertividade na classificação desses mesmos sinais.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInformáticapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Informáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Informática (CI) - Programa de Pós-Graduação em Informática

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