Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30923
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Rocha, Ana Flora Ferreira | - |
dc.date.accessioned | 2024-07-23T12:40:23Z | - |
dc.date.available | 2023-11-01 | - |
dc.date.available | 2024-07-23T12:40:23Z | - |
dc.date.issued | 2023-07-31 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30923 | - |
dc.description.abstract | In this qualitative research of bibliographical interpretative nature, considering the need for children’s social education, it is proposed an analysis of the children's book AMORAS, by Emicida, based on three complementary theories; the Systemic Functional Linguistics, functionalist approach to language developed by Halliday e Matthiessen (2004), the Grammar of Visual Design, by Kress and van Leeuwen (2006), and the Critical Discourse Analysis of Fairclough (1995). Based on these theories, we intend to achieve the main goal of investigating how identity issues are addressed through the centrality of race in the book AMORAS, by Emicida. And we intend to reach this goal through the following specific objectives: Describe the verbal and imagetic representations of race and its intersections with other social markers of difference; Discuss the discursive and social practices revealed in multimodal discourse; Evaluate to what extent these identity issues addressed in the book AMORAS point to the potential role of children's literature in overcoming asymmetrical power relations. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Jackson Nunes (jackson@biblioteca.ufpb.br) on 2024-07-23T12:40:23Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) AnaFloraFerreiraRocha_Dissert.pdf: 1927747 bytes, checksum: 64f39ed346a5115f27b71a5f7aa28825 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2024-07-23T12:40:23Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) AnaFloraFerreiraRocha_Dissert.pdf: 1927747 bytes, checksum: 64f39ed346a5115f27b71a5f7aa28825 (MD5) Previous issue date: 2023-07-31 | en |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Linguística - Raça | pt_BR |
dc.subject | Linguística sistêmico funcional | pt_BR |
dc.subject | Discurso - Análise crítica | pt_BR |
dc.subject | Gramática - Design visual | pt_BR |
dc.subject | Race | pt_BR |
dc.subject | Sistemic funcional linguistics | pt_BR |
dc.subject | Critical discourse analysis | pt_BR |
dc.subject | Grammar of visual design | pt_BR |
dc.title | Amoras, de Emicida, e a identidade da criança negra : uma perspectiva de análise crítica do discurso multimodal | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Bezerra, Fábio Alexandre Silva | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2658982050582888 | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Souza, Anderson Alves de | - |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2714646338730914 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/3197618007688778 | pt_BR |
dc.description.resumo | Nesta pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico-interpretativo, levando-se em consideração a necessidade de educação social para as crianças, propõe-se uma análise do livro infantil AMORAS, de Emicida, partindo de três teorias para uma conclusão que visa uní-las de maneira complementar; a Linguística Sistêmico Funcional, abordagem funcionalista da linguagem desenvolvida por Halliday e Matthiessen (2004), a Gramática do Design Visual, de Kress e van Leeuwen (2006); e a Análise Crítica do Discurso, de Fairclough (1995). A partir de tais teorias, pretende-se atingir o objetivo principal: investigar como questões identitárias são tratadas a partir da centralidade da raça no livro AMORAS, de Emicida. E se pretende chegar a tal objetivo através dos seguintes objetivos específicos: descrever as representações verbais e imagéticas sobre raça e suas intersecções com outros marcadores sociais da diferença; discutir as práticas discursivas e sociais reveladas no discurso multimodal; avaliar em que medida essas questões identitárias tratadas no livro AMORAS apontam para o potencial papel da literatura infantil na superação de relações assimétricas de poder. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Linguística | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Linguística | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Linguística |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
AnaFloraFerreiraRocha_Dissert.pdf | 1,88 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons