Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30923
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRocha, Ana Flora Ferreira-
dc.date.accessioned2024-07-23T12:40:23Z-
dc.date.available2023-11-01-
dc.date.available2024-07-23T12:40:23Z-
dc.date.issued2023-07-31-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30923-
dc.description.abstractIn this qualitative research of bibliographical interpretative nature, considering the need for children’s social education, it is proposed an analysis of the children's book AMORAS, by Emicida, based on three complementary theories; the Systemic Functional Linguistics, functionalist approach to language developed by Halliday e Matthiessen (2004), the Grammar of Visual Design, by Kress and van Leeuwen (2006), and the Critical Discourse Analysis of Fairclough (1995). Based on these theories, we intend to achieve the main goal of investigating how identity issues are addressed through the centrality of race in the book AMORAS, by Emicida. And we intend to reach this goal through the following specific objectives: Describe the verbal and imagetic representations of race and its intersections with other social markers of difference; Discuss the discursive and social practices revealed in multimodal discourse; Evaluate to what extent these identity issues addressed in the book AMORAS point to the potential role of children's literature in overcoming asymmetrical power relations.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Jackson Nunes (jackson@biblioteca.ufpb.br) on 2024-07-23T12:40:23Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) AnaFloraFerreiraRocha_Dissert.pdf: 1927747 bytes, checksum: 64f39ed346a5115f27b71a5f7aa28825 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-07-23T12:40:23Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) AnaFloraFerreiraRocha_Dissert.pdf: 1927747 bytes, checksum: 64f39ed346a5115f27b71a5f7aa28825 (MD5) Previous issue date: 2023-07-31en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectLinguística - Raçapt_BR
dc.subjectLinguística sistêmico funcionalpt_BR
dc.subjectDiscurso - Análise críticapt_BR
dc.subjectGramática - Design visualpt_BR
dc.subjectRacept_BR
dc.subjectSistemic funcional linguisticspt_BR
dc.subjectCritical discourse analysispt_BR
dc.subjectGrammar of visual designpt_BR
dc.titleAmoras, de Emicida, e a identidade da criança negra : uma perspectiva de análise crítica do discurso multimodalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Bezerra, Fábio Alexandre Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2658982050582888pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Souza, Anderson Alves de-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2714646338730914pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3197618007688778pt_BR
dc.description.resumoNesta pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico-interpretativo, levando-se em consideração a necessidade de educação social para as crianças, propõe-se uma análise do livro infantil AMORAS, de Emicida, partindo de três teorias para uma conclusão que visa uní-las de maneira complementar; a Linguística Sistêmico Funcional, abordagem funcionalista da linguagem desenvolvida por Halliday e Matthiessen (2004), a Gramática do Design Visual, de Kress e van Leeuwen (2006); e a Análise Crítica do Discurso, de Fairclough (1995). A partir de tais teorias, pretende-se atingir o objetivo principal: investigar como questões identitárias são tratadas a partir da centralidade da raça no livro AMORAS, de Emicida. E se pretende chegar a tal objetivo através dos seguintes objetivos específicos: descrever as representações verbais e imagéticas sobre raça e suas intersecções com outros marcadores sociais da diferença; discutir as práticas discursivas e sociais reveladas no discurso multimodal; avaliar em que medida essas questões identitárias tratadas no livro AMORAS apontam para o potencial papel da literatura infantil na superação de relações assimétricas de poder.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLinguísticapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Linguísticapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Linguística

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AnaFloraFerreiraRocha_Dissert.pdf1,88 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons