Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30929
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Kerolainy Kimberlin dos Santos-
dc.date.accessioned2024-07-24T11:36:18Z-
dc.date.available2024-05-23-
dc.date.available2024-07-24T11:36:18Z-
dc.date.issued2024-05-15-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30929-
dc.description.abstractThis research is based on the workshop “Creative Passages: hybrid photography for elderly women at NIETI/UFPB”, developed through the Visual Arts & Inclusion extension project at the Federal University of Paraíba (UFPB) in partnership with the Study and Research Center of the Third Age (NIETI/UFPB). Its objective is to understand the impacts of the workshop on activating the creative sense of elderly women. To this end, it relies on the investigation of the benefits of practicing the creative process in hybrid photography, through the authors Ostrower (2014), Salles (1998) and photographer and visual poet Bittencourt (2022). It carries out an analysis of the structure and teaching/learning strategies based on the triangular approach and carried out in meetings. And it proposes comparing the results of the participants’ creative processes. It uses the research methodology of the Yin case study (2001), based on the experiences and collection of materials prepared during the course of the workshop. It was found that encouraging experiments carried out in the creative process with hybrid photography led to the appreciation of artistic productivity, activation of creative potential and motivation for practice, which confers the plurality of possibilities that hybrid photography can provide.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Susiquine Silva (biblioteca@ccta.ufpb.br) on 2024-07-24T11:36:18Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) KKSS23052024.pdf: 13879139 bytes, checksum: 980173a8a1b7d5aa6b187b030f72dea2 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-07-24T11:36:18Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) KKSS23052024.pdf: 13879139 bytes, checksum: 980173a8a1b7d5aa6b187b030f72dea2 (MD5) Previous issue date: 2024-05-15en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectArtes visuaispt_BR
dc.subjectMulheres idosas - Ensino não formalpt_BR
dc.subjectFotografia híbridapt_BR
dc.subjectFotografia - Processo criativopt_BR
dc.titlePassagens Criativas : oficina de fotografia híbrida para mulheres idosas do NIETI/UFPBpt_BR
dc.title.alternativeCreative Passages: hybrid photography workshop for elderly women at NIETI/UFPBpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Costa, Robson Xavier da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3706411790927848pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como base a oficina “Passagens Criativas: fotografia híbrida para mulheres idosas do NIETI/UFPB”, desenvolvida por meio do projeto de extensão Artes Visuais & Inclusão da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) em parceria com o Núcleo de Estudo e Pesquisa da Terceira Idade (NIETI/UFPB). Apresenta como objetivo compreender os impactos da oficina na ativação do senso criativo de mulheres idosas, para isso, apoia-se na investigação dos benefícios da prática do processo criativo em fotografia híbrida, por meio das autoras Ostrower (2014), Salles (1998) e a fotógrafa e poeta visual Bittencourt (2022). Realiza uma análise sobre a estrutura e estratégias de ensino/aprendizagem fundamentada pela abordagem triangular e executada nos encontros. E propõe comparar os resultados dos processos criativos das participantes. Utiliza a metodologia de pesquisa do estudo de caso Yin (2001), com base nas experiências e coletas de materiais elaboradas durante o percurso da oficina. Verificou-se que o estímulo aos experimentos realizados no processo criativo com a fotografia híbrida, provocou a valorização da produtividade artística, ativação do potencial criativo e a motivação para a prática, no que confere a pluralidade de possibilidades que a fotografia híbrida pode proporcionar.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentArtes Visuaispt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Artes Visuais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
KKSS23052024.pdf13,55 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons