Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3093Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Carvalho, Adriano Fábio Carneiro de | - |
| dc.date.accessioned | 2017-12-06T11:39:41Z | - |
| dc.date.available | 2013-08-28 | - |
| dc.date.available | 2017-12-06T11:39:41Z | - |
| dc.date.issued | 2013-08-28 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3093 | - |
| dc.description.abstract | Not available. | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Letras presencial Coordenação (letras.presencial@cchla.ufpb.br) on 2017-12-06T11:39:41Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) AFCC28082013.pdf: 396419 bytes, checksum: 972370e973b93f81757eac6dbb3320b7 (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2017-12-06T11:39:41Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) AFCC28082013.pdf: 396419 bytes, checksum: 972370e973b93f81757eac6dbb3320b7 (MD5) Previous issue date: 2013-08-28 | en |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso restrito | pt_BR |
| dc.subject | Avaliação do aluno – Língua Portuguesa | pt_BR |
| dc.subject | Exame Nacional do Ensino Médio | pt_BR |
| dc.subject | Sistema Nacional de Avaliação da Educação | pt_BR |
| dc.title | As questões de leitura do ENEM à luz dos descritores do SAEB | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Sousa, Maria Ester Vieira de | - |
| dc.description.resumo | Este trabalho consiste na análise de questões de Língua Portuguesa presentes nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio- ENEM, realizadas nos anos de 2010, 2011 e 2012. Esta análise será realizada com o objetivo de verificar que competências e habilidades, no quesito leitura, são avaliadas nas referidas questões. Para isso, utilizaremos como referencial a Matriz de Referência do Sistema Nacional de Avaliação Básica-SAEB, que se configura como pioneiro na tentativa de mensurar o desenvolvimento de competências através do processo de escolarização. Inicialmente, apresentamos uma caracterização dos dois sistemas de avaliação, ENEM E SAEB, expondo suas estruturas e objetivos. Em seguida, realizaremos uma discussão sobre as concepções de leitura que estão presentes na metodologia das provas. Para enriquecer nossa análise, várias questões foram retiradas das provas que compõem o corpus, para uma análise comentada, na qual se verificará quais descritores do tópico procedimentos de leitura da Matriz do SAEB são mais explorados. Por fim, realizaremos nossas considerações finais, nas quais concluímos que a análise das questões do ENEM nos mostrou que, com base nos descritores da matriz do SAEB, a concepção de leitura explorada foi a mecânica, ou seja, as competências e habilidades exigidas no quesito leitura foram as mais elementares. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Letras Clássicas e Vernáculas | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Português (Curso presencial) | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| AFCC28082013.pdf | 387,13 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solicitar uma cópia |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
