Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3093
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorCarvalho, Adriano Fábio Carneiro de-
dc.date.accessioned2017-12-06T11:39:41Z-
dc.date.available2013-08-28-
dc.date.available2017-12-06T11:39:41Z-
dc.date.issued2013-08-28-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3093-
dc.description.abstractNot available.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Letras presencial Coordenação (letras.presencial@cchla.ufpb.br) on 2017-12-06T11:39:41Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) AFCC28082013.pdf: 396419 bytes, checksum: 972370e973b93f81757eac6dbb3320b7 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-12-06T11:39:41Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) AFCC28082013.pdf: 396419 bytes, checksum: 972370e973b93f81757eac6dbb3320b7 (MD5) Previous issue date: 2013-08-28en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso restritopt_BR
dc.subjectAvaliação do aluno – Língua Portuguesapt_BR
dc.subjectExame Nacional do Ensino Médiopt_BR
dc.subjectSistema Nacional de Avaliação da Educaçãopt_BR
dc.titleAs questões de leitura do ENEM à luz dos descritores do SAEBpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Sousa, Maria Ester Vieira de-
dc.description.resumoEste trabalho consiste na análise de questões de Língua Portuguesa presentes nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio- ENEM, realizadas nos anos de 2010, 2011 e 2012. Esta análise será realizada com o objetivo de verificar que competências e habilidades, no quesito leitura, são avaliadas nas referidas questões. Para isso, utilizaremos como referencial a Matriz de Referência do Sistema Nacional de Avaliação Básica-SAEB, que se configura como pioneiro na tentativa de mensurar o desenvolvimento de competências através do processo de escolarização. Inicialmente, apresentamos uma caracterização dos dois sistemas de avaliação, ENEM E SAEB, expondo suas estruturas e objetivos. Em seguida, realizaremos uma discussão sobre as concepções de leitura que estão presentes na metodologia das provas. Para enriquecer nossa análise, várias questões foram retiradas das provas que compõem o corpus, para uma análise comentada, na qual se verificará quais descritores do tópico procedimentos de leitura da Matriz do SAEB são mais explorados. Por fim, realizaremos nossas considerações finais, nas quais concluímos que a análise das questões do ENEM nos mostrou que, com base nos descritores da matriz do SAEB, a concepção de leitura explorada foi a mecânica, ou seja, as competências e habilidades exigidas no quesito leitura foram as mais elementares.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetras Clássicas e Vernáculaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESApt_BR
Appears in Collections:TCC - Letras - Português (Curso presencial)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AFCC28082013.pdf387,13 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons