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dc.date.accessioned2017-12-06T12:01:53Z-
dc.date.available2014-02-17-
dc.date.available2017-12-06T12:01:53Z-
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dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso restritopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectMovimento de educação para todospt_BR
dc.subjectEmancipação humanapt_BR
dc.titleA educação a serviço do capital: um estudo sobre os princípios do movimento de educação para todospt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.resumoA humanidade vive hoje, um estado de desenvolvimento jamais visto ou imaginado. As forças produtivas, a alta tecnologia, os avanços da ciência, dentre outras coisas, eclodem na sensação de que o mundo jamais viverá momento semelhante e que é no Capitalismo que devemos prosseguir. Porém, o Capital cobra caro seu preço de desenvolvimento, afetando a subjetividade, a individualidade e a liberdade do indivíduo que, resumido a mercadoria, atende somente ao que seria necessário para esse amplo desenvolvimento. A educação surge, neste contexto, como caminho ideologicamente conservador e de perpetuação dessa lógica capitalista. A década de 90 é marcada pelo início do ―Movimento de Educação Para Todos‖, que consiste em protoformas e agendas com metas e resultados a serem ―sugados‖ dos países periféricos, a fim de preparar a mão de obra tão necessária ao engendramento capitalista. Tal ganância também se enquadra no que Mészáros chama de ―crise estrutural‖ do capital e eclode nas instituições escolares que, por serem ―doutrinadas‖ pelas agencias mundiais predatórias do capitalismo, reproduzem o discurso conservador de manobra. Neste sentido, nossa pesquisa buscou atrelar a crise estrutural do capital, utilizando autores como Mészáros, Braz e Netto e Lessa, às revoluções educacionais do século XX, na perspectiva marxista, buscando, sobretudo em Tonet, Jimenez, Freres e Gomes, as premissas necessárias para esta caminhada teórico-bibliográfica. Para o procedimento, analisamos os principais documentos oriundos das diversas conferências educacionais, tais como a Conferência de Nova Delhi, em 2000, a Conferência de Educação Para Todos, em 1990, dentre outros.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetras Clássicas e Vernáculaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Português (Curso presencial)

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