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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3098Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.date.accessioned | 2017-12-06T12:01:53Z | - |
| dc.date.available | 2014-02-17 | - |
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| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3098 | - |
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| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso restrito | pt_BR |
| dc.subject | Educação | pt_BR |
| dc.subject | Movimento de educação para todos | pt_BR |
| dc.subject | Emancipação humana | pt_BR |
| dc.title | A educação a serviço do capital: um estudo sobre os princípios do movimento de educação para todos | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.description.resumo | A humanidade vive hoje, um estado de desenvolvimento jamais visto ou imaginado. As forças produtivas, a alta tecnologia, os avanços da ciência, dentre outras coisas, eclodem na sensação de que o mundo jamais viverá momento semelhante e que é no Capitalismo que devemos prosseguir. Porém, o Capital cobra caro seu preço de desenvolvimento, afetando a subjetividade, a individualidade e a liberdade do indivíduo que, resumido a mercadoria, atende somente ao que seria necessário para esse amplo desenvolvimento. A educação surge, neste contexto, como caminho ideologicamente conservador e de perpetuação dessa lógica capitalista. A década de 90 é marcada pelo início do ―Movimento de Educação Para Todos‖, que consiste em protoformas e agendas com metas e resultados a serem ―sugados‖ dos países periféricos, a fim de preparar a mão de obra tão necessária ao engendramento capitalista. Tal ganância também se enquadra no que Mészáros chama de ―crise estrutural‖ do capital e eclode nas instituições escolares que, por serem ―doutrinadas‖ pelas agencias mundiais predatórias do capitalismo, reproduzem o discurso conservador de manobra. Neste sentido, nossa pesquisa buscou atrelar a crise estrutural do capital, utilizando autores como Mészáros, Braz e Netto e Lessa, às revoluções educacionais do século XX, na perspectiva marxista, buscando, sobretudo em Tonet, Jimenez, Freres e Gomes, as premissas necessárias para esta caminhada teórico-bibliográfica. Para o procedimento, analisamos os principais documentos oriundos das diversas conferências educacionais, tais como a Conferência de Nova Delhi, em 2000, a Conferência de Educação Para Todos, em 1990, dentre outros. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Letras Clássicas e Vernáculas | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Português (Curso presencial) | |
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| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| DAD17022014.pdf | 568,5 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solicitar uma cópia |
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