Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3099Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Silva, Elaine Pessoa Guedes da | - |
| dc.date.accessioned | 2017-12-06T12:05:37Z | - |
| dc.date.available | 2014-02-17 | - |
| dc.date.available | 2017-12-06T12:05:37Z | - |
| dc.date.issued | 2014-02-17 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3099 | - |
| dc.description.abstract | Not available. | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Letras presencial Coordenação (letras.presencial@cchla.ufpb.br) on 2017-12-06T12:05:37Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) EPGS17022014.pdf: 445787 bytes, checksum: e54c1286704425cc58f34a43ac6531fc (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2017-12-06T12:05:37Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) EPGS17022014.pdf: 445787 bytes, checksum: e54c1286704425cc58f34a43ac6531fc (MD5) Previous issue date: 2014-02-17 | en |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso restrito | pt_BR |
| dc.subject | Literatura infanto-juvenil | pt_BR |
| dc.subject | Bullyng | pt_BR |
| dc.subject | Criticidade | pt_BR |
| dc.title | A problematização do bullying no conto “a caolha” de Júlia Lopes de Almeida | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Segabinazi, Daniela Maria | - |
| dc.description.resumo | O conto “A caolha”, de Júlia Lopes de Almeida, foi selecionado para ser trabalhado no sentido de mostrar a presença do tema bullying na literatura, de maneira que possamos proporcionar meios para refletir, discutir e desconstruir, através da literatura, a violência atualmente denominada de bulllying. No passado, essa violência era resumida apenas a uma agressão moral ou agressão física, ou ainda também, como um desentendimento sem consequência futuras; no presente, essa violência ficou conhecida e divulgada por uma palavra inglesa denominada bullying, que se tornou habitual o uso, e que tomou outras proporções no sentido de prevenir e combater esse tipo de violência. Esta pesquisa tem como objetivo, partindo do conceito da violência denominada bullying, apontar pistas para uma discussão sobre esse tipo de violência, de maneira que possamos despertar através do conto, a aproximação do leitor com a realidade do mundo, com o intuito de aprimorar a capacidade de refletir, analisar e de se posicionar de maneira crítica e consciente. O tema em questão revelará de forma explícita e implícita as causas e consequências dessa violência existente, principalmente nas escolas, que tanto mal tem causado ao público infanto-juvenil, interferindo na autoestima e prejudicando no desenvolvimento social. A pesquisa será estruturada em três capítulos, no primeiro dissertaremos sobre as transformações da literatura desde a década de 60 até o surgimento da literatura contemporânea ocorrida no Brasil. Ainda neste primeiro capítulo abordaremos o tema bullying, entre tantos outros existentes na literatura contemporânea, apresentando conceitos, causas e consequências, como também sua repercussão nos vários meios de comunicação. No segundo relataremos vida, obra e crítica literária da autora Júlia Lopes de Almeida, escritora do conto “A caolha”, conto selecionado para ser objeto de estudo desta pesquisa; apresentaremos também o resumo do conto para posterior análise. No terceiro e último capítulo realizaremos a análise da obra literária “A caolha” apontando as possíveis relações com a violência denominada de bullying, com a pretensão de induzir a reflexão e a criticidade diante do tema apresentado. O método que utilizaremos para avaliar a obra, será o da contextualização presentificadora, onde segundo Rildo Cosson (2006) “o professor a utiliza para despertar o interesse do aluno pela obra, chamando sua atenção para o tema e as relações dele com o presente”. Apresentaremos assim, a obra produzida no início do século XIX, e mostraremos sua importância no contexto atual, mediante o tema abordado. Trabalharemos com a leitura literária, e assim, demonstraremos dessa forma, refletir sobre as conexões entre diferentes aspectos de um tema, e buscando promover também de forma dinâmica e atraente, uma integração entre a obra literária e a realidade do leitor. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Letras Clássicas e Vernáculas | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Português (Curso presencial) | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| EPGS17022014.pdf | 435,34 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solicitar uma cópia |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
