Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3100
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMonteiro, Fabiano Gomes-
dc.date.accessioned2017-12-06T12:11:46Z-
dc.date.available2014-02-17-
dc.date.available2017-12-06T12:11:46Z-
dc.date.issued2014-02-17-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3100-
dc.description.abstractNot available.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Letras presencial Coordenação (letras.presencial@cchla.ufpb.br) on 2017-12-06T12:11:46Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) FGM17022014.pdf: 1695038 bytes, checksum: a4faab26f7c32ad76334d7e3a9612f5b (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-12-06T12:11:46Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) FGM17022014.pdf: 1695038 bytes, checksum: a4faab26f7c32ad76334d7e3a9612f5b (MD5) Previous issue date: 2014-02-17en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso restritopt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.subjectParâmetros curriculares nacionais - PCNpt_BR
dc.subjectLei de diretrizes e bases – LDBpt_BR
dc.titleA literatura no ensino fundamental II: há o ensino conforme os PCN e a LDB?pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Segabinazi, Daniela Maria-
dc.description.resumoEste trabalho consiste em responder um questionamento sobre o ensino de Literatura no ensino fundamental II, de acordo com os documentos oficiais elaborados pelo Ministério da Educação e Cultura – MEC, a saber, os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e Leis de Diretrizes e Bases (LDB). Empiricamente, sabe-se que alguns estudantes não se filiam ao gosto pela leitura e em menor escala a literária. Uma possibilidade de explicação para essa falta de sintonia com a leitura literária pode ser respondida pela conduta adotada pelo professor quando ministra aulas de literaturas no ensino fundamental II. Sendo assim, para responder esse questionamento de forma científica, será realizada uma pesquisa através de um questionário objetivo, com professores do ensino fundamental II, em quatro (04) escolas da rede oficial de ensino de João Pessoa. O questionário contém sete (07) perguntas e será analisado à luz dos documentos norteadores do ensino de Língua Portuguesa para o ensino fundamental (3º e 4º ciclo), o qual dedica parte do seu conteúdo na orientação e direcionamento do ensino de referida área de conhecimento. Foi feita uma discussão sobre as respostas dadas pelos docentes em confronto com o que rege os PCN bem como a LDB. Por fim, uma conclusão sobre o ensino de Literatura no ensino fundamental II a respeito da principal função do ensino de Literatura, que é a formação do leitor e a formação da pessoa cidadã crítica, capaz de desenvolver seus pensamentos sobre os aspectos que envolvem os humanos na sociedade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetras Clássicas e Vernáculaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Português (Curso presencial)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FGM17022014.pdf1,66 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons