Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3100Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Monteiro, Fabiano Gomes | - |
| dc.date.accessioned | 2017-12-06T12:11:46Z | - |
| dc.date.available | 2014-02-17 | - |
| dc.date.available | 2017-12-06T12:11:46Z | - |
| dc.date.issued | 2014-02-17 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3100 | - |
| dc.description.abstract | Not available. | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Letras presencial Coordenação (letras.presencial@cchla.ufpb.br) on 2017-12-06T12:11:46Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) FGM17022014.pdf: 1695038 bytes, checksum: a4faab26f7c32ad76334d7e3a9612f5b (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2017-12-06T12:11:46Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) FGM17022014.pdf: 1695038 bytes, checksum: a4faab26f7c32ad76334d7e3a9612f5b (MD5) Previous issue date: 2014-02-17 | en |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso restrito | pt_BR |
| dc.subject | Ensino | pt_BR |
| dc.subject | Literatura | pt_BR |
| dc.subject | Parâmetros curriculares nacionais - PCN | pt_BR |
| dc.subject | Lei de diretrizes e bases – LDB | pt_BR |
| dc.title | A literatura no ensino fundamental II: há o ensino conforme os PCN e a LDB? | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Segabinazi, Daniela Maria | - |
| dc.description.resumo | Este trabalho consiste em responder um questionamento sobre o ensino de Literatura no ensino fundamental II, de acordo com os documentos oficiais elaborados pelo Ministério da Educação e Cultura – MEC, a saber, os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e Leis de Diretrizes e Bases (LDB). Empiricamente, sabe-se que alguns estudantes não se filiam ao gosto pela leitura e em menor escala a literária. Uma possibilidade de explicação para essa falta de sintonia com a leitura literária pode ser respondida pela conduta adotada pelo professor quando ministra aulas de literaturas no ensino fundamental II. Sendo assim, para responder esse questionamento de forma científica, será realizada uma pesquisa através de um questionário objetivo, com professores do ensino fundamental II, em quatro (04) escolas da rede oficial de ensino de João Pessoa. O questionário contém sete (07) perguntas e será analisado à luz dos documentos norteadores do ensino de Língua Portuguesa para o ensino fundamental (3º e 4º ciclo), o qual dedica parte do seu conteúdo na orientação e direcionamento do ensino de referida área de conhecimento. Foi feita uma discussão sobre as respostas dadas pelos docentes em confronto com o que rege os PCN bem como a LDB. Por fim, uma conclusão sobre o ensino de Literatura no ensino fundamental II a respeito da principal função do ensino de Literatura, que é a formação do leitor e a formação da pessoa cidadã crítica, capaz de desenvolver seus pensamentos sobre os aspectos que envolvem os humanos na sociedade. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Letras Clássicas e Vernáculas | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Português (Curso presencial) | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| FGM17022014.pdf | 1,66 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solicitar uma cópia |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
