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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31024
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBarbosa, Iago Duarte-
dc.date.accessioned2024-07-25T12:02:42Z-
dc.date.available2024-07-24-
dc.date.available2024-07-25T12:02:42Z-
dc.date.issued2023-05-06-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31024-
dc.description.abstractNão consta.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Josélia Silva (joseliabiblio@gmail.com) on 2024-07-25T12:02:42Z No. of bitstreams: 1 IDB24072024.pdf: 707581 bytes, checksum: 458bd9ad2f4776300b73dc4454f9d845 (MD5)en
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dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectJogos educativos - Matemáticapt_BR
dc.subjectEstatísticapt_BR
dc.subjectMedidas de tendência centralpt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.titleO uso de jogos no auxílio do ensino de média, moda e mediana em uma turma do 7º ano da rede particular de Santa Rita, PBpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Varella, Vinícius Martins-
dc.description.resumoO presente estudo foca na eficácia do uso de jogos educativos para ensinar os conceitos de média, mediana e moda no contexto da Estatística, especialmente para alunos do 7° ano do Ensino Fundamental. O objetivo é analisar o uso do recurso didático jogo para consolidar o conteúdo de média, mediana e moda em turmas do 7º ano do ensino fundamental. Dessa forma, optou-se por utilizar jogos como ferramenta didática devido à capacidade de promover interação social, desenvolvimento de estratégias e aplicabilidade dos conceitos na prática. Com base nisso, apresentamos conceitos sobre a importância de ser alfabetizado em estatística e como esses conceitos lembram a ideia de que os jogos de estratégia podem contribuir de maneira semelhante para essa alfabetização estatística. Para isso podemos citar os seguintes teóricos utilizados para embasar a nossa pesquisa: Gal (2002), Grando (2015), Corbalán (1996), Groth (2006), entre outros que vistos ao decorrer do texto. O trabalho trata-se de uma pesquisa básica, dividida em dois objetivos específicos: i) Apontar os benefícios de usar jogos para consolidação dos conteúdos de Medidas de Tendência central; ii) Apontar o que os alunos acham sobre o uso de jogos no ensino de matemática. Assim, este estudo apresentou os relatos sobre a eficácia do jogo como suporte na prática em sala de aula, indicando que os alunos demonstram uma boa compreensão dos conceitos, trabalhando em equipe para resolver questões mais desafiadoras. Além disso, como eles expressam entusiasmo pelo uso dos jogos no ensino de matemática, sugerindo que essa abordagem pode ser uma ferramenta eficaz para engajar alunos com diferentes níveis de habilidade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentMatemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Matemática

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