Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3103
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAndrade, Juliana Araújo de-
dc.date.accessioned2017-12-06T12:26:29Z-
dc.date.available2014-02-17-
dc.date.available2017-12-06T12:26:29Z-
dc.date.issued2014-02-17-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3103-
dc.description.abstractThis work aims to reflect about the function of the multi-systems of oral language on the construction of genre Experience Report by child who is in process of language acquisition. The need to incorporate the oral language‟s teaching in schools from the period of childhood literacy has been emphasized by researches that prove the writing‟s valorization in the classroom. Even so, for many teachers, working with oral genres still seems to be something new. Therefore, it is necessary, first, to turn to a movement of knowledge of this teaching‟s object. With this in mind and knowing that the oral communication depends not only on the use of linguistic or prosodic resources because it requires facial expression, posture, look etc., in our research PIBIC "Oral genres‟ acquisition‟s scenes: A look at the entry of the child into the orality‟s multi-systems", which resulted in the elaboration of this work, we seek to contribute to a better understanding of the entire process surrounding the oral language, describing, for both, the way it gives the entry of the child in the genre Experience Report aiming to observe the operation of the multi-systems of oral language in their oral productions. Theoretically, we have as a base the writings of Bakhtin (2000); Schneuwly & Dolz (2011); Marcuschi (2008), among others. Methodologically, we analyzed data from the Experience Report genre‟s corpus collected with children aged 2 to 4 years in school and domestic environments which were transcribed and analyzed in the UFPB‟s Laboratory of Acquisition of Speech and Writing (LAFE). The analyzes show that children acquire orality in consonance with said multi-systems and gradually will integrate them for a better expression of oral language.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Letras presencial Coordenação (letras.presencial@cchla.ufpb.br) on 2017-12-06T12:26:29Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) JAA17022014.pdf: 735124 bytes, checksum: faf6c6fb510bf8b2e4397be1605b9590 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-12-06T12:26:29Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) JAA17022014.pdf: 735124 bytes, checksum: faf6c6fb510bf8b2e4397be1605b9590 (MD5) Previous issue date: 2014-02-17en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectOralidade - multissistemaspt_BR
dc.subjectAquisição da língua faladapt_BR
dc.subjectGênero relato de experiênciapt_BR
dc.titleOs multissistemas da oralidade e a aquisição do gênero relato de experiênciapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Brito, Evangelina Maria-
dc.description.resumoEste trabalho objetiva refletir sobre a função dos multissistemas da oralidade na construção do gênero relato de experiência pelo infante que está em processo de aquisição da linguagem. A necessidade de incorporação do ensino do oral nas escolas desde o período de alfabetização infantil tem sido ressaltada por pesquisas que comprovam a valorização da escrita em sala de aula. Mesmo assim, para muitos professores, o trabalho com os gêneros orais parece ainda ser novidade. Portanto, é preciso, primeiramente, voltar-se para um movimento de conhecimento deste objeto de ensino. Tendo isso em mente e sabendo que a comunicação oral não depende apenas da utilização de meios linguísticos ou prosódicos, pois requer expressão facial, postura, olhar etc., em nossa pesquisa PIBIC “Cenas de aquisição de gêneros orais: um olhar sobre a entrada da criança nos multissistemas da oralidade”, que resultou na elaboração deste trabalho, buscamos contribuir para uma melhor compreensão de todo o processo que cerca o oral, descrevendo, para tanto, a forma pela qual se dá a entrada da criança no gênero relato de experiência, com o objetivo de observar o funcionamento dos multissistemas da oralidade em suas produções orais. Teoricamente, temos como base os textos de Bakhtin (2000); Schneuwly & Dolz (2011); Marcuschi (2008), entre outros. Metodologicamente, analisamos dados de corpus do gênero relato de experiência, coletados com crianças de 2 a 4 anos em ambientes doméstico e escolar, que foram transcritos e analisados no Laboratório de Aquisição da Fala e da Escrita (LAFE) da UFPB. As análises mostram que a criança adquire a oralidade em consonância com os referidos multissistemas e que, gradativamente, vai integrando-os para uma melhor expressão da língua falada.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetras Clássicas e Vernáculaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Português (Curso presencial)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JAA17022014.pdf717,89 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons