Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3104
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Jackeline Anne Santos da-
dc.date.accessioned2017-12-06T12:31:00Z-
dc.date.available2013-08-28-
dc.date.available2017-12-06T12:31:00Z-
dc.date.issued2013-08-28-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3104-
dc.description.abstractThis monograph studies the presence of a crisis in the teaching of literature, something very visible in the school and can be interpreted in several ways. In a broader sense, it means lack of reading by the fact that the students do not like to read. Moreover denounces the lack of efficiency of the literature teacher in their role of stimulating the act of reading, as it competes today the teaching of literature responsibility for the education of the student reader. Another important focus for this work was to identify the representations of literature as cultural heritage of humanity, transdisciplinary discipline, and etc. humanization process. Intending to find out which features have the literature as a discipline , to gain their specificity in high school .Thus the present study aimed to analyze how we are oriented teaching of literature as a discipline , in order , to review the practices and teaching proposals that revolve around the Brazilian educational system . Given this goal, became making themselves the following questions: How has been the teaching of literature taught in schools? What insight into the functions of literature guiding the work of the teacher in high school? What denominated guiding curriculum can bring a contribution to the teaching of literature in high school, why teaching literature has suffered a crisis today? Through these points were written three chapters covering some analysis and reflections. The intention of obtaining better clarity in the discussion of this topic, this study was guided by the collaboration of some teachers who work in the area of literature in high school from a public school in our city through an interview, analysis of official documents guide the teaching of literature in high school and the contribution of several authors working in the field of these studies.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Letras presencial Coordenação (letras.presencial@cchla.ufpb.br) on 2017-12-06T12:31:00Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) JASS28082013.pdf: 2238267 bytes, checksum: eb5c913342a7d008dd4c43852e6e9557 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-12-06T12:31:00Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) JASS28082013.pdf: 2238267 bytes, checksum: eb5c913342a7d008dd4c43852e6e9557 (MD5) Previous issue date: 2013-08-28en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso restritopt_BR
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectOrientações Curriculares Nacionaispt_BR
dc.titleO estudo da literatura no ensino médiopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Segabinazi, Daniela Maria-
dc.description.resumoEsta monografia estuda a presença de uma crise no ensino da literatura, algo bastante visível no âmbito escolar e que pode ser interpretada de várias maneiras. Numa acepção mais ampla, significa falta de leitura pelo fato dos alunos não gostarem de ler. Por outro lado denuncia-se a falta de eficiência do professor de literatura no seu papel de estimulador do ato de ler, visto que compete hoje ao ensino da literatura a responsabilidade pela formação do aluno leitor. Outro foco importante para este trabalho foi levantar as representações da literatura como patrimônio cultural da humanidade, disciplina transdisciplinar, processo de humanização etc., na intenção de saber quais funções têm a literatura como disciplina, ao ganhar sua especificidade no ensino médio. Dessa forma o presente trabalho teve como objetivo analisar como vem sendo orientado o ensino da literatura como disciplina, no intuito, de rever as práticas e as propostas de ensino que giram em torno do sistema educacional brasileiro. Perante tal objetivo, tornaram fazerem-se os seguintes questionamentos: Como vem sendo ministrado o ensino da literatura nas escolas? Qual visão sobre as funções da literatura norteiam o trabalho do professor no ensino médio? O que os denominados orientadores curriculares podem trazer de contribuição para o ensino da literatura no ensino médio?Por que ensino da Literatura vem sofrendo uma crise nos dias atuais? Através destes pontos foram escritos três capítulos abrangendo algumas análises e reflexões. Na intenção de se obter melhor clareza na discussão deste tema, este estudo foi pautado junto à colaboração de alguns professores que atuam na área da literatura no ensino médio de uma escola pública de nossa cidade por intermédio de uma entrevista, da análise dos documentos oficiais que orientam o ensino da literatura no ensino médio e da contribuição de diversos autores que atuam no campo desses estudos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetras Clássicas e Vernáculaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Português (Curso presencial)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JASS28082013.pdf2,19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons