Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31067
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFonseca Júnior, Walter Luiz Rocha da-
dc.date.accessioned2024-07-25T18:22:55Z-
dc.date.available2023-11-23-
dc.date.available2024-07-25T18:22:55Z-
dc.date.issued2023-08-31-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31067-
dc.description.abstractThe study aims to understand the experience of teleworking exercised by technicaladministrative staff, assigned to the Health Sciences Center of the Federal University of Paraíba, due to the pandemic caused by Covid-19. Although its spread comes from the pandemic context, given the need for preventive measures, such as social isolation, teleworking has been the subject of study since the middle of the last century, motivated by the development of new information and communication technologies. In Brazil, several private and public institutions already practiced teleworking, in whole or in part, before the pandemic. However, the adoption at UFPB was a direct result of the pandemic, through the publication of a general rule that allowed this type of work for as long as the severity and high contagion of the disease persisted. In order to carry out this research, we carried out a bibliographical survey, looking at the origin of teleworking, its concept, its characteristics in publications on the subject, thus pointing out the position of the doctrine on the subject. A documentary survey was also carried out, especially of teleworking legislation, other rules created by the Federal Government aimed at federal civil servants, and specific ones, such as those drawn up by the UFPB. Based on a predominantly qualitative analysis, we sought to understand, through questionnaires, the characterization of teleworking in practice at the institution and its consequences. Therefore, even though the study was carried out in a specific sector of the university, we sought to contribute to the administrative management of its employees, in order to serve as a parameter in future decisions on whether or not to implement teleworking. Finally, as a product of the research, a guidebook on teleworking is presented, based on the main information collected and with the aim of deepening this discussion within the institution.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Marília Cosmos (marilia@biblioteca.ufpb.br) on 2024-07-25T18:22:55Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) WalterLuizRochaDaFonsecaJunior_Dissert.pdf: 2008032 bytes, checksum: 9360e423b68d494300d2921d7c08c37e (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-07-25T18:22:55Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) WalterLuizRochaDaFonsecaJunior_Dissert.pdf: 2008032 bytes, checksum: 9360e423b68d494300d2921d7c08c37e (MD5) Previous issue date: 2023-08-31en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectTeletrabalhopt_BR
dc.subjectTrabalho remoto - UFPBpt_BR
dc.subjectTécnicos administrativos - CCS/UFPBpt_BR
dc.subjectPandemia da Covid-19pt_BR
dc.subjectTeleworkingpt_BR
dc.subjectAdministrative technicianspt_BR
dc.titleO teletrabalho de servidores técnico-administrativos durante a emergência sanitária da COVID-19 em um centro acadêmico da Universidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Pontes, Ana Paula Furtado Soares-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5604144898950278pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1141872589064581pt_BR
dc.description.resumoO estudo realizado visa a compreender a experiência do teletrabalho exercida pelos servidores técnico-administrativos, lotados nas assessorias da Direção do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal da Paraíba - UFPB, em virtude da pandemia ocasionada pela Covid-19. Apesar de sua propagação advir do contexto pandêmico que impôs a necessidade de medidas de prevenção, como o isolamento social, o teletrabalho já vinha sendo objeto de estudo desde o final do século passado, motivado pelo desenvolvimento de novas tecnologias de informação e comunicação. No Brasil, várias instituições privadas e públicas já praticavam o teletrabalho no todo ou em parte antes da pandemia. Entretanto, a adoção na UFPB decorreu diretamente da pandemia, através da publicação de uma norma geral que permitiu essa modalidade de trabalho enquanto perdurasse a gravidade e o alto contágio da doença. Para a elaboração da pesquisa, realizamos um levantamento bibliográfico, resgatando a origem do teletrabalho, seu conceito, suas características nas publicações sobre o tema, apontando, assim, o posicionamento dos pesquisadores a respeito da temática. Também foi feita pesquisa documental sobre a legislação do teletrabalho, outras normas criadas pelo Governo Federal direcionadas aos servidores públicos federais, e específicas, como as elaboradas pela UFPB. A partir da análise predominantemente qualitativa, buscou-se entender, através de questionários, a caracterização do teletrabalho executado na prática na instituição e suas consequências. Os resultados do estudo apontam para a viabilidade do teletrabalho, no formato parcial ou híbrido, na universidade. Com a pesquisa, buscamos, então, contribuir para a gestão de pessoas, a fim de servir de parâmetro em futuras decisões a respeito da implementação ou não do teletrabalho. Por fim, como produto da pesquisa, apresentamos um manual orientador sobre o teletrabalho, baseado nas principais informações coletas e com o intuito de aprofundar essa discussão na instituição.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação Superior

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
WalterLuizRochaDaFonsecaJunior_Dissert.pdf1,96 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons