Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31080
Tipo: Dissertação
Título: Os clamores estrépitos de uma mulher : as ruinas da maternidade em Anjo Negro, de Nelson Rodrigues
Autor(es): Moreira, Wanessa de Góis
Primeiro Orientador: Rodrigues, Hermano de França
Resumo: Anterior ao século XX, a ‘condição’ materna, por muito tempo, atrelou-se ao feminino com ‘ajuda’ dos grilhões morais, que atravessavam os corpos e rasgavam as subjetividades femininas, de adornos culturais e com as indumentárias convencionais da “mãe perfeita, pura e casta”, como um percurso que deveria ser seguido para a obtenção de uma redenção divina. Essa diagramação evidencia a violência perpetrada ao feminino, através dos discursos hierárquicos, que tinham o objetivo de dominar e controlar os itinerários da mulher perante a sociedade, em especial, o da maternidade. Contudo, em meio às brumas da religião e da repressão cultural, a então ciência da subjetividade, empreitada pelo neurologista vienense Sigmund Freud (1856-1939), acabara por demolir algumas estruturas sociais e religiosas que versavam sobre o corpo da mulher. A partir dos estudos freudianos, a figura da mãe passa a ser estendida e dilatada do seu sentido denotativo, para uma perspectiva embasada em sua individualidade, na busca de legitimar os desejos sui generis. Isto é, a mulher/mãe passa a percorrer as veredas da ‘liberdade’ social, quando expressa e contesta sobre suas vontades subjetivas, como o de não ‘querer’ ser mãe. Eis o caso da personagem Virgínia, presente na tragédia plasmática que é pulsionada pela maldição e cólera: Anjo Negro (1946), de Nelson Rodrigues. A protagonista orquestra, indiferentemente, uma chacina de sua própria prole, por afirmar que o lugar de mãe não a pertence, mas unicamente o de esposa. Virginia, em todo momento da narrativa, deixa explícita sua vontade de ter o Ismael, de modo coadunado e simbiótico, por medo de perdê-lo, sendo capaz de percorrer qualquer agrura com toda fúria presente em seu feminino e até se esvair de si mesma, (tudo) em nome do amor a Ismael. Nesse caso, para analisar tal conduta da personagem, convidamos o pai da Psicanálise, bem como os pós-freudianos com os conceitos pautados no momento que a mulher desnorteia seus sentidos e sua razão, após perder um objeto de amor, por se ‘deparar’, inconscientemente, com a ‘falta’ que lhe estrutura como sujeito faltoso. Destarte, buscaremos refletir, tal pesquisa, a partir das diferentes expressões do desejo de Virgínia, que quer gozar para além de sua maternidade e de sua feminilidade. Como dito pelo pai da Psicanálise, a sexualidade feminina e seus múltiplos matizes estão longe de ter uma resposta definitiva, portanto, continuemos a investigá-(e)las em busca de novas chaves e decifrações.
Abstract: Prior to the 20th century, the maternal 'condition', for a long time, was linked to the feminine with the 'help' of moral shackles, which crossed the bodies and tore feminine subjectivities, cultural adornments and the conventional attire of the “perfect mother”. , pure and chaste”, as a path that should be followed to obtain divine redemption. This diagram highlights the violence perpetrated against women, through hierarchical discourses, which aimed to dominate and control women's itineraries in society, especially motherhood. However, amidst the mists of religion and cultural repression, the then science of subjectivity, undertaken by the Viennese neurologist Sigmund Freud (1856-1939), ended up demolishing some social and religious structures that dealt with the woman's body. From Freudian studies, the figure of the mother begins to be extended and dilated from its denotative meaning, to a perspective based on her individuality, in the search to legitimize sui generis desires. That is, the woman/mother starts to walk the paths of social 'freedom', when she expresses and contests her subjective wishes, such as not 'wanting' to be a mother. This is the case of the character Virgínia, present in the plasmatic tragedy that is driven by curse and anger: Anjo Negro (1946), by Nelson Rodrigues. The protagonist orchestrates, indifferently, a slaughter of her own offspring, for stating that the place of mother does not belong to her, but only that of wife. Virginia, at every moment of the narrative, makes explicit her desire to have Ismael, in a coordinated and symbiotic way, for fear of losing him, being able to go through any hardship with all the fury present in her feminine and even disappearing from herself. , (all) in the name of love for Ismael. In this case, to analyze this character's conduct, we invited the father of Psychoanalysis, as well as post-Freudians with concepts based on the moment when a woman loses her senses and her reason, after losing an object of love, by 'coming across' , unconsciously, with the 'lack' that structures him as a missing subject. Therefore, we will seek to reflect, this research, based on the different expressions of Virginia's desire, which wants to enjoy beyond her motherhood and her femininity. As said by the father of Psychoanalysis, female sexuality and its multiple nuances are far from having a definitive answer, therefore, let us continue to investigate them in search of new keys and decipherments.
Palavras-chave: Literatura
Psicanálise
Feminino
Maternidade
Literature
Psychoanalysis
Feminine
Maternity
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31080
Data do documento: 22-Dez-2023
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
WanessaDeGóisMoreira_Dissert.pdf1,32 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons