Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31098
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorNunes, Luciene Torres de Carvalho-
dc.date.accessioned2024-07-26T12:40:27Z-
dc.date.available2023-04-25-
dc.date.available2024-07-26T12:40:27Z-
dc.date.issued2023-02-28-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31098-
dc.description.abstractThis Dissertation is a research within the line of Creative Processes in Visual Arts with a production that is part of art, life and creation, an intertwined term to understand art as a necessity of life of the subject I, woman, white, artist, Brazilian, northeastern, whose art production specifically expresses what I experienced in the city of Recife, from 2020 to 2023, including the pandemic period of covid 19, in a large Brazilian urban city that had similar impacts in other large cities in Brazil and the world . I tried to create a poetic with the experiences in this context of isolation, new sanitary habits, social reorganization, violence, social inequality, gender issues, all inserted in a disastrous and polarized political environment, thus I present and fragment this time in the language of contemporary painting and its poetic possibilities with the series, Arte Como Necessidade de Vida, whose first works participated in an exhibition at the beginning of 2022, where I also present the sketches, drawings, color choices, time logistics, materials and other information that lead to say that I finished part of a set of works from an artist's life. The construction of this visual poetics in painting, an ancient and traditional language, is a persistence in the arts bringing reflections on the subject and society, and as for the investigation of this artistic work, I rely on the guiding supports of literature, Gesto Inacabado (2012) by Cecilia A. Salles , The Malaise of Post-Modernity (1998) by Zygmunt Bauman (1925 – 2017) and The Persistence of Painting by Gaudêncio Fidelis and Paulo Sérgio Duarte (2005).pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Jackson Nunes (jackson@biblioteca.ufpb.br) on 2024-07-26T12:40:27Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) LucieneTorresDeCarvalhoNunes_Dissert.pdf: 12341623 bytes, checksum: 50a8771f22b36687c890543f99422fe4 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-07-26T12:40:27Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) LucieneTorresDeCarvalhoNunes_Dissert.pdf: 12341623 bytes, checksum: 50a8771f22b36687c890543f99422fe4 (MD5) Previous issue date: 2023-02-28en
dc.description.sponsorshipNenhumapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectArtes visuaispt_BR
dc.subjectPoética visualpt_BR
dc.subjectProcesso criativopt_BR
dc.subjectPintura contemporâneapt_BR
dc.subjectVisuals artspt_BR
dc.subjectVisual poeticspt_BR
dc.subjectCreative processpt_BR
dc.subjectContemporary paintingpt_BR
dc.subjectPandemicpt_BR
dc.titleArte como necessidade de vida: uma construção de processos criativos em pinturas autorais [2020-2023]pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Pessoa, Alberto Ricardo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6167799335143402pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1777350634300260pt_BR
dc.description.resumoA presente Dissertação é uma pesquisa dentro da linha de Processos Criativos em Artes Visuais com uma produção que faz parte da arte, vida e criação, termo imbricado para entender a arte como necessidade de vida do eu sujeito, mulher, branca, artista, brasileira, nordestina, cuja produção em artes expressa especificamente o que vivenciei na cidade do Recife, desde o ano de 2020 até 2023, compreendendo o período pandêmico da covid 19, numa grande cidade urbana brasileira que teve impactos semelhantes em outras grandes cidades do Brasil e do mundo. Procurei criar uma poética com as vivências neste contexto de isolamento, novos hábitos sanitários, reorganização social, violência, desigualdade social, questões de gênero, tudo inserido em um ambiente político desastroso e polarizado, assim apresento e fragmento este tempo na linguagem da pintura contemporânea e suas possibilidades poéticas com a série, Arte Como Necessidade de Vida, cujas primeiras obras participaram de exposição no início do ano de 2022, (Anexo 1) onde apresento também os esboços, desenhos, escolhas cromáticas, logística do tempo, materiais e outras informações que levam a dizer que finalizei parte de um conjunto de obra de uma vida de artista. A construção desta poética visual em pintura, uma linguagem antiga e tradicional, é uma persistência em artes trazendo reflexões sobre sujeito e sociedade, e quanto a averiguação deste fazer artístico conto com suportes norteadores das literaturas, Gesto Inacabado (2012) de Cecilia A. Salles, O Mal-Estar da Pós-Modernidade (1998) de Zygmunt Bauman (1925 – 2017) e A Persistência da Pintura de Gaudêncio Fidelis e Paulo Sérgio Duarte (2005).pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentArtes Visuaispt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Artes Visuaispt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::EDUCACAO ARTISTICApt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) - Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LucieneTorresDeCarvalhoNunes_Dissert.pdf12,05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons