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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31117
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorAragão, Rayrane Melyssa Lima-
dc.date.accessioned2024-07-26T13:33:05Z-
dc.date.available2024-05-23-
dc.date.available2024-07-26T13:33:05Z-
dc.date.issued2024-05-14-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31117-
dc.description.abstractThis undergraduate final work aims to understand how cultivating plants mobilizes bodily states for dance, in the convergence of cultivation work with the creative process. The present investigation protagonizes sensoperceptive experiences with plants, considering cultivation both literally and figuratively, regarding what is cultivated in/with the body. By paying attention to performativity (Almeida, Pereira, 2020; Setenta, 2008) among body states (Fabião, 2010; Domenici, 2008; Laranjeira, 2013), the research methodologically engages with the propositions of the Lab Corpo Palavra (Bernardi, 2021) and with the study of the Somatic-Performative approach (Fernandes, 2018). The image of a kaleidoscope permeates the entire journey, bringing reflections from field experiences in the context of family farming and floriculture, which are crossed by affective memories of the researcher's maternal lineage. Thus, writings, drawings, and improvisations of sensitive body-environment managements are presented, germinating a dance called "rama". Reflecting on the creative process as a producer of knowledge within the scope of Practice as Research (Scialom, 2023), the development of this work mobilizes an experience that transits between human and vegetal, unveiling a twisted, tangled, and expansive relationship of a nature-being. In this way, the research presents the creative dance process with bodily states as a fertile and potentializing path for performatives and ecosomatics narratives.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Susiquine Silva (biblioteca@ccta.ufpb.br) on 2024-07-26T13:33:05Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) RMLA23052024.pdf: 20787364 bytes, checksum: 5e43934f619b2a8a56df02e529fd6615 (MD5)en
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dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectDança (Licenciatura)pt_BR
dc.subjectDança - Processo de criaçãopt_BR
dc.subjectCorpo - Dança - Criação artística.pt_BR
dc.subjectPlantas (Cultivo) - Corpo - Dançapt_BR
dc.titleGerminar estados corporais em dança : a performatividade do corpo envolvido no cultivo de plantas.pt_BR
dc.title.alternativeGerminating bodily states in dance: the performativity of the body involved in plant cultivation.pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Bárbara Conceição Santos da-
dc.description.resumoEste trabalho de conclusão de curso tem por objetivo perceber como cultivar plantas mobiliza estados corporais na e com a dança, em confluência com os processos de criação artística. A presente investigação protagoniza as experiências sensoperceptivas com plantas, sendo o cultivo considerado tanto em seu sentido literal quanto em sentido figurativo, do que se cultiva no/com o corpo. Ao dar atenção a performatividade (Almeida, Pereira, 2020; Setenta, 2008) entre os estados de corpo (Fabião, 2010; Domenici, 2008; Laranjeira, 2013), a pesquisa envolve-se metodologicamente com as proposições do Lab Corpo Palavra (Bernardi, 2021) e com o estudo da abordagem Somático-Performativa (Fernandes, 2018). A imagem de um caleidoscópio permeia todo o percurso trazendo reflexos das vivências de campo, no contexto da agricultura familiar e da floricultura, as quais são atravessadas por memórias afetivas da linhagem materna da pesquisadora. Assim, são apresentadas escritas, desenhos e improvisações de manejos sensíveis do corpoambiente germinando uma dança denominada rama. Refletindo sobre o processo criativo enquanto produtor de conhecimentos no âmbito da Prática como Pesquisa (Scialom, 2023), o desenvolvimento deste trabalho mobiliza uma experiência que transita entre humano e vegetal e desvela uma relação retorcida, emaranhada e expansiva de um ser natureza. Dessa forma, a pesquisa apresenta o processo de criação em dança a partir de estados corporais como um caminho fértil e potencializador de narrativas performativas e ecossomáticas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentArtes Cênicaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Dança

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