Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31122
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPace, Rayssa Kennia Pereira di-
dc.date.accessioned2024-07-26T16:07:38Z-
dc.date.available2024-05-02-
dc.date.available2024-07-26T16:07:38Z-
dc.date.issued2024-04-26-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31122-
dc.description.abstractTheater is a form of artistic expression that encompasses multiple languages and elements that intertwine to create a unique experience for the audience. Among these elements, the costumes play a fundamental role in characterizing the characters, setting the narrative and communicating symbolic and aesthetic meanings during the performance. In this approach, the present work sought to present an analysis of the construction of Neusa Sueli's costume in the process of putting together the show Navalha na Carne, aiming to understand how the costume contributes to the characterization of the character and to the narrative of the play, as well as to the construction of meanings and symbolism in the context of staging, among other aspects. The empirical or field methodology defined by Rodrigues (2007) was used, which seeks primary sources, in the world of events not provoked or controlled by the researcher, through a procedure based on direct observation of the object studied. Initially, the social construction of theater was discussed, covering the history of costumes, their importance and function, culminating with a brief analysis of the character; Then, we focused on the analysis of the show Navalha na Carne, highlighting the focus on the construction of the work's costumes, analysis of the characters within the plot, addressing the critical aspects of the social plot and its biases. The process of constructing Neusa Sueli's costume clearly sought to create a stereotype of a woman identified with her condition as a sex worker, who in the dark dens is a girl who fights for her survival and also the maintenance of a man who manages her life. In general terms, Neusa Sueli's costumes play a fundamental role in the visual representation of her life and in contextualizing the decadent atmosphere of the environment in which she is located, reflecting her profession and the environment in which she lives. She may wear sensuous but worn and faded clothing, symbolizing the difficult and exploitative nature of her life. This also contributes to conveying the dark and realistic atmosphere of the play.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Susiquine Silva (biblioteca@ccta.ufpb.br) on 2024-07-26T16:07:38Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) RKPP02052024.pdf: 1403927 bytes, checksum: b17c540bfbbd0ae685fbaec228e8a490 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-07-26T16:07:38Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) RKPP02052024.pdf: 1403927 bytes, checksum: b17c540bfbbd0ae685fbaec228e8a490 (MD5) Previous issue date: 2024-04-26en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectTeatro (Licenciatura)pt_BR
dc.subjectTeatro - Aspectos sociaispt_BR
dc.subjectFigurino - Caracterizaçõespt_BR
dc.subjectEspetáculo - Montagempt_BR
dc.titleAnálise da construção do figurino de Neusa Sueli no processo de montagem do espetáculo Navalha na Carne Será que Somos Gente?pt_BR
dc.title.alternativeAnalysis of the construction of Neusa Sueli's costume in the process of assembling the show Navalha na Carne Are We People?pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Lopes, Elias de Lima-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1370511032710292pt_BR
dc.description.resumoO teatro é uma forma de expressão artística que engloba múltiplas linguagens e elementos que se entrelaçam para criar uma experiência única para o público. Dentre esses elementos, o figurino desempenha um papel fundamental na caracterização dos personagens, na ambientação da narrativa e na comunicação de significados simbólicos e estéticos durante a encenação. Nesse enfoque, o presente trabalho buscou apresentar uma análise da construção do figurino de Neusa Sueli no processo de montagem do espetáculo Navalha na Carne, tendo como objetivo compreender como o figurino contribui para a caracterização da personagem e para a narrativa da peça, bem como para a construção de significados e simbolismos no contexto da encenação entre outros aspectos. Utilizou-se como metodologia empírica ou de campo aquela definida por Rodrigues (2007) que busca fontes primárias, no mundo dos acontecimentos não provocados nem controlados pelo pesquisador, através do procedimento baseado na observação direta do objeto estudado. Num primeiro momento, discorreu-se sobre a construção social do teatro perfazendo a história do figurino, sua importância e função, culminando com breve análise do personagem; em seguida, focalizou-se a análise do espetáculo Navalha na Carne destacando o enfoque da construção do figurino da obra, análise dos personagens dentro do trama, abordando os aspectos críticos da trama social e seus vieses. O processo de construção do figurino de Neusa Sueli claramente buscou imprimir um estereotipo de mulher identificada com sua condição de uma profissional do sexo, que nos antros escuros é uma rapariga que luta pela sua sobrevivência e ainda a manutenção de um homem que administra sua vida. Em linhas gerais, tem se que o figurino de Neusa Sueli desempenha um papel fundamental na representação visual de sua vida e na contextualização da atmosfera decadente do ambiente em que ela está inserida, refletindo sua profissão e o ambiente em que vive. Ela pode usar roupas sensuais, mas desgastadas e desbotadas, simbolizando a natureza difícil e exploradora de sua vida. Isso também contribui para transmitir a atmosfera sombria erealista da peça.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentArtes Cênicaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATROpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Teatro (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RKPP02052024.pdf1,37 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons