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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31202
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Falcão, Aíla Eurides dos Santos | - |
dc.date.accessioned | 2024-07-29T15:05:26Z | - |
dc.date.available | 2024-07-29 | - |
dc.date.available | 2024-07-29T15:05:26Z | - |
dc.date.issued | 2024-04-29 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31202 | - |
dc.description.abstract | The study investigates the influence of shyness on the academic experience of university students. The general objective is to understand how shyness affects both participation in academic activities and students' social interactions. Using a mixed method, the study encompasses both quantitative and qualitative analysis to explore sociodemographic and psychosocial aspects associated with shyness among 35 students on the Bachelor's Degree in Psychopedagogy at the Federal University of Paraíba. Among the results obtained in the research, it was found that shyness is perceived by participants mainly as discomfort in social situations, generating fear and anxiety about the judgment of others. This often manifests itself as insecurity in exposing oneself and communication difficulties, negatively impacting students' participation in academic and social activities. This study contributes to the understanding of shyness in the academic context, emphasizing the need for educational approaches that consider the psychosocial barriers that affect shy students. It is suggested that higher education institutions implement support programs to help these students overcome the challenges posed by shyness, promoting a more inclusive and welcoming environment. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2024-07-29T15:05:26Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) AESF29072024.pdf: 851619 bytes, checksum: 39e9032af94bd732c441baf9f0622155 (MD5) | en |
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dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Timidez | pt_BR |
dc.subject | Universitários | pt_BR |
dc.subject | Vivência | pt_BR |
dc.subject | Acadêmica | pt_BR |
dc.subject | Percepção | pt_BR |
dc.title | A percepção dos universitários sobre a influência da timidez na sua vivência acadêmica | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Palitot, Mônica Dias | - |
dc.description.resumo | O estudo investiga a influência da timidez na experiência acadêmica de universitários. O objetivo geral é entender como a timidez afeta tanto a participação em atividades acadêmicas quanto as interações sociais dos estudantes. Utilizando-se de método misto, o estudo engloba tanto análises quantitativas quanto qualitativas para explorar aspectos sociodemográficos e psicossociais associados à timidez entre 35 estudantes do Curso de Bacharelado em Psicopedagogia da Universidade Federal da Paraíba. Dentre os resultados obtidos na pesquisa verificou-se que a timidez é percebida pelos participantes principalmente como um desconforto em situações sociais, gerando medo e ansiedade sobre o julgamento de outros. Isso se manifesta frequentemente como insegurança em se expor e dificuldades de comunicação, impactando negativamente a participação dos estudantes em atividades acadêmicas e sociais. Este estudo contribui para a compreensão da timidez no contexto acadêmico, enfatizando a necessidade de abordagens educacionais que considerem as barreiras psicossociais que afetam os estudantes tímidos. Sugere-se que as instituições de ensino superior implementem programas de apoio para ajudar esses estudantes a superar os desafios impostos pela timidez, promovendo um ambiente mais inclusivo e acolhedor. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Psicopedagogia | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CE - TCC - Psicopedagogia |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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