Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31202
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFalcão, Aíla Eurides dos Santos-
dc.date.accessioned2024-07-29T15:05:26Z-
dc.date.available2024-07-29-
dc.date.available2024-07-29T15:05:26Z-
dc.date.issued2024-04-29-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31202-
dc.description.abstractThe study investigates the influence of shyness on the academic experience of university students. The general objective is to understand how shyness affects both participation in academic activities and students' social interactions. Using a mixed method, the study encompasses both quantitative and qualitative analysis to explore sociodemographic and psychosocial aspects associated with shyness among 35 students on the Bachelor's Degree in Psychopedagogy at the Federal University of Paraíba. Among the results obtained in the research, it was found that shyness is perceived by participants mainly as discomfort in social situations, generating fear and anxiety about the judgment of others. This often manifests itself as insecurity in exposing oneself and communication difficulties, negatively impacting students' participation in academic and social activities. This study contributes to the understanding of shyness in the academic context, emphasizing the need for educational approaches that consider the psychosocial barriers that affect shy students. It is suggested that higher education institutions implement support programs to help these students overcome the challenges posed by shyness, promoting a more inclusive and welcoming environment.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2024-07-29T15:05:26Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) AESF29072024.pdf: 851619 bytes, checksum: 39e9032af94bd732c441baf9f0622155 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-07-29T15:05:26Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) AESF29072024.pdf: 851619 bytes, checksum: 39e9032af94bd732c441baf9f0622155 (MD5) Previous issue date: 2024-04-29en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectTimidezpt_BR
dc.subjectUniversitáriospt_BR
dc.subjectVivênciapt_BR
dc.subjectAcadêmicapt_BR
dc.subjectPercepçãopt_BR
dc.titleA percepção dos universitários sobre a influência da timidez na sua vivência acadêmicapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Palitot, Mônica Dias-
dc.description.resumoO estudo investiga a influência da timidez na experiência acadêmica de universitários. O objetivo geral é entender como a timidez afeta tanto a participação em atividades acadêmicas quanto as interações sociais dos estudantes. Utilizando-se de método misto, o estudo engloba tanto análises quantitativas quanto qualitativas para explorar aspectos sociodemográficos e psicossociais associados à timidez entre 35 estudantes do Curso de Bacharelado em Psicopedagogia da Universidade Federal da Paraíba. Dentre os resultados obtidos na pesquisa verificou-se que a timidez é percebida pelos participantes principalmente como um desconforto em situações sociais, gerando medo e ansiedade sobre o julgamento de outros. Isso se manifesta frequentemente como insegurança em se expor e dificuldades de comunicação, impactando negativamente a participação dos estudantes em atividades acadêmicas e sociais. Este estudo contribui para a compreensão da timidez no contexto acadêmico, enfatizando a necessidade de abordagens educacionais que considerem as barreiras psicossociais que afetam os estudantes tímidos. Sugere-se que as instituições de ensino superior implementem programas de apoio para ajudar esses estudantes a superar os desafios impostos pela timidez, promovendo um ambiente mais inclusivo e acolhedor.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentPsicopedagogiapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Psicopedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AESF29072024.pdf831,66 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons