Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3121
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRodrigues, Tatiana Albino-
dc.date.accessioned2017-12-07T13:07:55Z-
dc.date.available2014-02-17-
dc.date.available2017-12-07T13:07:55Z-
dc.date.issued2014-02-17-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3121-
dc.description.abstractNot available.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Letras presencial Coordenação (letras.presencial@cchla.ufpb.br) on 2017-12-07T13:07:55Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) TAR17022014.pdf: 659680 bytes, checksum: 58c2d3fb045e2672c376da069683cec8 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-12-07T13:07:55Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) TAR17022014.pdf: 659680 bytes, checksum: 58c2d3fb045e2672c376da069683cec8 (MD5) Previous issue date: 2014-02-17en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso restritopt_BR
dc.subjectEnsino de Literatura no ensino médiopt_BR
dc.subjectDocumento oficial para educaçãopt_BR
dc.subjectExame nacional de ensino médiopt_BR
dc.titleA Literatura no ensino médio e a presença da arte literária no Enempt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Segabinazi, Daniela Maria-
dc.description.resumoO presente trabalho pretende resgatar a história do ensino da Literatura, usando como suporte e menção os documentos oficiais da educação. A monografia aborda o ensino da Literatura e busca analisar se a Literatura está presente no ensino médio, e qual a forma que está sendo inserida no Exame Nacional do Ensino Médio. O trabalho divide-se em três capítulos, em que no primeiro momento é fundamental situar o momento de evolução da história da Literatura no Ensino Médio, em seguida mostrar a importância de subsidiar as orientações curriculares do ensino médio. O segundo capítulo tem como objetivo resgatar os estudos das diretrizes curriculares fazendo paralelo ao exame nacional do ensino médio. Por fim o terceiro capítulo busca os reais objetivos propostos pelo exame nacional do ensino médio em relação a Literatura; e, ainda neste, o capítulo mostrará uma análise de questões que envolvam a Literatura, verificando a presença de competência e habilidades referentes à Literatura. Para análise utilizaremos como referencial a Matriz de Referência do ENEM. Por fim, realizaremos nossas considerações finais, nas quais concluímos que a análise das questões do ENEM nos mostrou que, com base nos capítulos descritos, o exame apresenta a presença da Literatura e amplia o leque de conhecimentos dos alunos, fazendo com que coloquem em prática as suas competências e habilidades, exigidas na prova; consequentemente, podemos dizer que o exame reforça o papel das Orientações Curriculares do Ensino médio, uma vez que apresenta questões consoantes as propostas delineadas pelo documento oficial do MEC.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetras Clássicas e Vernáculaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Português (Curso presencial)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TAR17022014.pdf644,22 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons