Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3121Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Rodrigues, Tatiana Albino | - |
| dc.date.accessioned | 2017-12-07T13:07:55Z | - |
| dc.date.available | 2014-02-17 | - |
| dc.date.available | 2017-12-07T13:07:55Z | - |
| dc.date.issued | 2014-02-17 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3121 | - |
| dc.description.abstract | Not available. | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Letras presencial Coordenação (letras.presencial@cchla.ufpb.br) on 2017-12-07T13:07:55Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) TAR17022014.pdf: 659680 bytes, checksum: 58c2d3fb045e2672c376da069683cec8 (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2017-12-07T13:07:55Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) TAR17022014.pdf: 659680 bytes, checksum: 58c2d3fb045e2672c376da069683cec8 (MD5) Previous issue date: 2014-02-17 | en |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso restrito | pt_BR |
| dc.subject | Ensino de Literatura no ensino médio | pt_BR |
| dc.subject | Documento oficial para educação | pt_BR |
| dc.subject | Exame nacional de ensino médio | pt_BR |
| dc.title | A Literatura no ensino médio e a presença da arte literária no Enem | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Segabinazi, Daniela Maria | - |
| dc.description.resumo | O presente trabalho pretende resgatar a história do ensino da Literatura, usando como suporte e menção os documentos oficiais da educação. A monografia aborda o ensino da Literatura e busca analisar se a Literatura está presente no ensino médio, e qual a forma que está sendo inserida no Exame Nacional do Ensino Médio. O trabalho divide-se em três capítulos, em que no primeiro momento é fundamental situar o momento de evolução da história da Literatura no Ensino Médio, em seguida mostrar a importância de subsidiar as orientações curriculares do ensino médio. O segundo capítulo tem como objetivo resgatar os estudos das diretrizes curriculares fazendo paralelo ao exame nacional do ensino médio. Por fim o terceiro capítulo busca os reais objetivos propostos pelo exame nacional do ensino médio em relação a Literatura; e, ainda neste, o capítulo mostrará uma análise de questões que envolvam a Literatura, verificando a presença de competência e habilidades referentes à Literatura. Para análise utilizaremos como referencial a Matriz de Referência do ENEM. Por fim, realizaremos nossas considerações finais, nas quais concluímos que a análise das questões do ENEM nos mostrou que, com base nos capítulos descritos, o exame apresenta a presença da Literatura e amplia o leque de conhecimentos dos alunos, fazendo com que coloquem em prática as suas competências e habilidades, exigidas na prova; consequentemente, podemos dizer que o exame reforça o papel das Orientações Curriculares do Ensino médio, uma vez que apresenta questões consoantes as propostas delineadas pelo documento oficial do MEC. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Letras Clássicas e Vernáculas | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Português (Curso presencial) | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| TAR17022014.pdf | 644,22 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solicitar uma cópia |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
