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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3122
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorMoura, Tatiane Gomes de-
dc.date.accessioned2017-12-07T13:12:09Z-
dc.date.available2014-02-17-
dc.date.available2017-12-07T13:12:09Z-
dc.date.issued2014-02-17-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3122-
dc.description.abstractThis monograph presents the results of a survey that aimed to assess in various genres in the online version, the linguistic expressions ―Wet Biscuit‖ and ―Playing Doctor‖, that update the conceptual metaphors SEX is EAT; SEX is PLAY, respectively, and examine the possible intention of the speaker is used these conceptual metaphors. The theoretical assumptions that supported this study are found in authors like Lakoff and Johnson (2002 [1980]), Lakoff and Johnson (2003), Barcelona (2003), Espindola (2007), Espindola (2011), Castilho and Castilho (1993), Cervoni (1989), Lima (2008) and Nascimento (2009). The methodology for this work comprised four steps: reading and discussion of the two theories that formed the basis for the development of research, the Theory of Conceptual Metaphor and the Theory of Modalization, the capture and storage of texts belonging to the investigated topic, survey and description of conceptual metaphors and their current linguistic expressions theoretical reflection from the description of the data collected. The results indicate that the presence of conceptual metaphors to talk about sex are very common in everyday life, but talking about sex is not so normal, so the speaker uses the metaphor in his speech as a way to preserve your face from society.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Letras presencial Coordenação (letras.presencial@cchla.ufpb.br) on 2017-12-07T13:12:09Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) TGM17022014.pdf: 331937 bytes, checksum: 99e23ac0f0c3af646fc3c4aa94b8ca5d (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-12-07T13:12:09Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) TGM17022014.pdf: 331937 bytes, checksum: 99e23ac0f0c3af646fc3c4aa94b8ca5d (MD5) Previous issue date: 2014-02-17en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso restritopt_BR
dc.subjectLinguísticapt_BR
dc.subjectMetáforas conceptuaispt_BR
dc.subjectTema sexopt_BR
dc.subjectEfeito do sentidopt_BR
dc.titleAs metáforas conceptuais utilizadas em textos que abordam o tema sexopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Espíndola, Lucienne Claudete-
dc.description.resumoEsta monografia apresenta os resultados de uma pesquisa que objetivou analisar em vários gêneros, em versão online, as expressões linguísticas ―Molhar o biscoito‖ e ―Brincar de médico‖, que atualizam as metáforas conceptuais FAZER SEXO É COMER e FAZER SEXO É BRINCAR, respectivamente, e, examinar a possível intenção de o locutor ao utilizar essas metáforas conceptuais. Os pressupostos teóricos que embasaram esse estudo encontram-se em autores como Lakoff e Johnson (2002[1980]), Lakoff e Johnson (2003), Barcelona (2003), Espíndola (2007), Espíndola (2011), Castilho e Castilho (1993), Cervoni (1989), Lima (2008) e Nascimento (2009). A metodologia para a realização deste trabalho compreendeu quatro etapas: leitura e discussão das duas teorias que serviram de base para a elaboração da pesquisa, a Teoria da Metáfora Conceptual e A teoria da modalização; captura e armazenamento dos textos que constituem o corpus, levantamento e descrição das metáforas conceptuais e respectivas expressões linguísticas atualizadoras; reflexão a partir da descrição dos dados coletados. Os resultados encontrados apontam que a presença de metáforas conceptuais para falar de sexo é muito comum no dia a dia, porém falar de sexo ainda não é tão comum, então o locutor utiliza a metáfora em seu discurso como um modo de preservar sua face frente à sociedade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetras Clássicas e Vernáculaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Português (Curso presencial)

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