Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3125
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Gerônimo, Valéria Vicente | - |
dc.date.accessioned | 2017-12-07T13:25:02Z | - |
dc.date.available | 2013-08-28 | - |
dc.date.available | 2017-12-07T13:25:02Z | - |
dc.date.issued | 2013-08-28 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3125 | - |
dc.description.abstract | Not available. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Letras presencial Coordenação (letras.presencial@cchla.ufpb.br) on 2017-12-07T13:25:02Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) VVG28082013.pdf: 770855 bytes, checksum: 2ff15fc6b63827ae8c32248fbf2e20d0 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2017-12-07T13:25:02Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) VVG28082013.pdf: 770855 bytes, checksum: 2ff15fc6b63827ae8c32248fbf2e20d0 (MD5) Previous issue date: 2013-08-28 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | Poesia brasileira | pt_BR |
dc.subject | Semiótica francesa | pt_BR |
dc.subject | Metapoética | pt_BR |
dc.title | Uma faca de dois gumes: uma análise do poema Psicologia da composição, de João Cabral de Melo Neto, numa perspectiva semiótica | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Fulaneti, Oriana de Nadai | - |
dc.contributor.advisor2 | Araújo, Arturo Gouveia de | - |
dc.description.resumo | Este trabalho consiste em uma análise do poema Psicologia da composição, de João Cabral de Melo Neto. Esse autor está enquadrado cronologicamente na Geração de 45, mas é considerado o precursor da poesia concreta. Em muitos de seus poemas, observa-se que dentre os temas principais destaca-se a criação poética e esse poema foi um dos primeiros a abordar essa temática. Trata-se, portanto, de uma característica recorrente nas análises dos poemas e bastante mencionada pelos críticos literários, mas será que é possível identificar outros procedimentos existentes no poema além da metapoética? E por que a problemática da metapoética é mais evidente do que as demais? Com o intuito de responder a estas questões e partindo da hipótese de que as questões passionais também são relevantes no poema, recorre-se à Semiótica francesa, pois esta teoria possui um aparato teórico rico, permitindo investigar o lado psicológico que consta no poema e averiguar outros planos temático-figurativos além da criação poética. Para tanto, busca-se ancorar-se basicamente nos postulados teórico-metodológicos da Semiótica de linha francesa, com base nas obras de Diana de Barros (1999, 2001, 2002) e de José Luiz Fiorin (2000), pois esses autores discorrem sobre a relação entre os sujeitos e como isso se dá em torno do discurso/texto. Além destas bases teóricas, recorre-se a algumas ponderações da obra de Dominique Maingueneau (1997) sobre as questões discursivas. Como parte dos resultados, pode-se afirmar que o poema analisado possui aspectos passionais muito importantes que, a partir dos valores que o enunciador tem, sustentam a metapoética e outros procedimentos que ficam explícitos por meio dos diversos planos temático-figurativos. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Letras Clássicas e Vernáculas | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Português (Curso presencial) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
VVG28082013.pdf | 752,79 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solicitar uma cópia |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons