Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3125
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorGerônimo, Valéria Vicente-
dc.date.accessioned2017-12-07T13:25:02Z-
dc.date.available2013-08-28-
dc.date.available2017-12-07T13:25:02Z-
dc.date.issued2013-08-28-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3125-
dc.description.abstractNot available.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Letras presencial Coordenação (letras.presencial@cchla.ufpb.br) on 2017-12-07T13:25:02Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) VVG28082013.pdf: 770855 bytes, checksum: 2ff15fc6b63827ae8c32248fbf2e20d0 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-12-07T13:25:02Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) VVG28082013.pdf: 770855 bytes, checksum: 2ff15fc6b63827ae8c32248fbf2e20d0 (MD5) Previous issue date: 2013-08-28en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectPoesia brasileirapt_BR
dc.subjectSemiótica francesapt_BR
dc.subjectMetapoéticapt_BR
dc.titleUma faca de dois gumes: uma análise do poema Psicologia da composição, de João Cabral de Melo Neto, numa perspectiva semióticapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Fulaneti, Oriana de Nadai-
dc.contributor.advisor2Araújo, Arturo Gouveia de-
dc.description.resumoEste trabalho consiste em uma análise do poema Psicologia da composição, de João Cabral de Melo Neto. Esse autor está enquadrado cronologicamente na Geração de 45, mas é considerado o precursor da poesia concreta. Em muitos de seus poemas, observa-se que dentre os temas principais destaca-se a criação poética e esse poema foi um dos primeiros a abordar essa temática. Trata-se, portanto, de uma característica recorrente nas análises dos poemas e bastante mencionada pelos críticos literários, mas será que é possível identificar outros procedimentos existentes no poema além da metapoética? E por que a problemática da metapoética é mais evidente do que as demais? Com o intuito de responder a estas questões e partindo da hipótese de que as questões passionais também são relevantes no poema, recorre-se à Semiótica francesa, pois esta teoria possui um aparato teórico rico, permitindo investigar o lado psicológico que consta no poema e averiguar outros planos temático-figurativos além da criação poética. Para tanto, busca-se ancorar-se basicamente nos postulados teórico-metodológicos da Semiótica de linha francesa, com base nas obras de Diana de Barros (1999, 2001, 2002) e de José Luiz Fiorin (2000), pois esses autores discorrem sobre a relação entre os sujeitos e como isso se dá em torno do discurso/texto. Além destas bases teóricas, recorre-se a algumas ponderações da obra de Dominique Maingueneau (1997) sobre as questões discursivas. Como parte dos resultados, pode-se afirmar que o poema analisado possui aspectos passionais muito importantes que, a partir dos valores que o enunciador tem, sustentam a metapoética e outros procedimentos que ficam explícitos por meio dos diversos planos temático-figurativos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetras Clássicas e Vernáculaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Português (Curso presencial)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VVG28082013.pdf752,79 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons