Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31265
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Jecielma de Vasconcelos-
dc.date.accessioned2024-07-30T14:41:01Z-
dc.date.available2024-07-29-
dc.date.available2024-07-30T14:41:01Z-
dc.date.issued2024-04-30-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31265-
dc.description.abstractThis research traces a trajectory of the development of Psychopedagogy, explaining the genesis of its scientific character connecting health and education, which occurred through the deepening of Psychology applied to Pedagogy in the study of human learning processes, which later articulated other areas, such as Medicine, Philosophy, Neuroscience, among others, for its growth and autonomy, in France. Arriving in Argentina, the first Psychopedagogy degree in the world was established, enhancing scientific research and qualifying psychopedagogical praxis. In connection with Brazil, the main Argentine authors of Psychopedagogy promoted this new knowledge in events and social actions, but the educational and political context interfered in the foundation of this field of research, meaning that its trajectory was built by specialization courses, aimed at educational context and aggregated in Pedagogy, under the domain of several areas, such as Psychology and Speech Therapy. Even after the creation of graduation in the area, specializations continued to be a path to training for the title of Psychopedagogue, generating practices that are not connected, interfering with the creation of professional identity. This troubled trajectory interferes with the regulation of the profession in the country, as bills are presented that do not cover Psychopedagogy in its entirety, limiting activities only to the area of education and continuing with the same training system, through graduation and specialization. The Associação Brasileira de Psicopedagogia (ABPp), supported the construction of this trajectory, currently continues to support regulatory projects that do not benefit Psychopedagogy, its praxis and its scientific character.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2024-07-30T14:41:01Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JVS29072024.pdf: 873165 bytes, checksum: c73242a1bf4f123ef86975c891f9114e (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-07-30T14:41:01Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JVS29072024.pdf: 873165 bytes, checksum: c73242a1bf4f123ef86975c891f9114e (MD5) Previous issue date: 2024-04-30en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectPsicopedagogiapt_BR
dc.subjectIdentidade profissionalpt_BR
dc.subjectRegulamentação da Psicopedagogiapt_BR
dc.titlePsicopedagogia brasileira: trajetórias para propostas de regulamentaçãopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Finco, Mateus David-
dc.description.resumoA presente pesquisa traça uma trajetória do desenvolvimento da Psicopedagogia, explicando a gênese do seu caráter científico conectando saúde e educação, que aconteceu pelo aprofundamento da Psicologia aplicada a Pedagogia no estudo dos processos da aprendizagem humana, que posteriormente articulou outras áreas, como a Medicina, Filosofia, Neurociência, dentre outras, para seu crescimento e autonomia, na França. Chegando na Argentina, é instituída a primeira graduação de Psicopedagogia do mundo, potencializando pesquisas científicas e qualificando a práxis psicopedagógica. Em conexão com o Brasil, os principais autores argentinos da Psicopedagogia promoveram esse novo conhecimento em eventos e ações sociais, mas o contexto educacional e político interferiu na fundação desse campo de pesquisas, fazendo com que sua trajetória seja construída por cursos de especialização, voltados para o contexto educacional e agregada na Pedagogia, sob o domínio de várias áreas, como por exemplo a Psicologia e Fonoaudiologia. Mesmo após a criação da graduação na área, as especializações continuaram sendo uma via de formação para o título de Psicopedagogo, gerando práticas que não se conectam, interferindo na criação da identidade profissional. Essa trajetória conturbada interfere na regulamentação da profissão no país, ao serem apresentados projetos de lei que não abarcam a Psicopedagogia em sua totalidade, limitando a atuação apenas na área da educação e continuando com o mesmo sistema de formação, pela graduação e especialização. A Associação Brasileira de Psicopedagogia (ABPp), corroborou na construção desta trajetória, atualmente segue apoiando projetos de regulamentação que não beneficiam a Psicopedagogia, sua práxis e seu caráter científico.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentPsicopedagogiapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Psicopedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JVS29072024.pdf852,7 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons