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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3126
Tipo: TCC
Título: O riso como agente crítico-social na obra Auto da Compadecida, de Ariano Suassuna
Autor(es): Gomes, Wellysson dos Santos
Primeiro Orientador: Ferraz Júnior, Expedito
Resumo: Minha pretensão e foco principal neste trabalho é realizar um estudo da obra Auto da Compadecida (2005), de Ariano Suassuna. Nessa abordagem, tomarei como objeto de estudo o riso. Com isto, procurarei desconstruir o paradigma do riso entendido apenas como ato fisiológico de “gargalhar”, relacionado apenas ao contexto social da diversão, buscando expor seu caráter de agente crítico da sociedade diante da subversão estabelecida nas diversas instâncias sociais, como o ambiente familiar, religioso, matrimonial e de trabalho, nos quais se enquadram os personagens da obra em estudo. Para desenvolver esta temática, utilizarei como principais fundamentações teóricas os livros A Cultura Popular na Idade Média, de Mikhail Bakhtin, Riso: Ensaio sobre a Significação do Cômico, de Henri Bergson, O Sertão Medieval: Origens Europeias do Teatro de Ariano Suassuna, de Ligia Vassalo, e Ironia em perspectiva polifônica, de Beth Brait. Pretendo constatar o emprego do riso como mecanismo crítico, através das relações de poder estabelecidas entre os personagens da obra. Apontarei que o riso não se resume apenas ao simples ato de sorrir e de ridicularizar, mas que ele possui um caráter de denúncia, revolucionário, inovador e crítico-social.
Abstract: My main focus and intention in this work is to conduct a study on the meaning of the laughter in the literary work Auto da Compadecida (2005), by Ariano Suassuna. In this study, I try to deconstruct the paradigm of laughter only understood as a physiological act of "laughing", and only related to the social context of fun, seeking to expose its character of critical agent, and subversion of social institutions such as family environment, religious, marital and work, as they are shown in Suassuna’s characters. To develop this theme, I used as the main theoretical foundations the works Cultura Popular na Idade Média e no Renascimento, by Mikhail Bakhtin, Riso: Ensaio sobre a Significação do Cômico, by Henri Bergson, O Sertão Medieval: Origens Europeias do Teatro de Ariano Suassuna, by Ligia Vassalo and Ironia em perspectiva polifônica, by Beth Brait. So, I intend to consider laughter as a critical mechanism of social relations between the characters of the work, and point out that it is not just the simple act of smiling and deride, as it has a character of denunciation, revolution and innovation.
Palavras-chave: Riso
Teatro
Ariano Suassuna
Sociedade
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Letras Clássicas e Vernáculas
Tipo de Acesso: Acesso restrito
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3126
Data do documento: 17-Fev-2014
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Português (Curso presencial)

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