Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3127
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLeite, Jonathan Lucas Moreira-
dc.date.accessioned2017-12-11T11:11:18Z-
dc.date.available2014-08-15-
dc.date.available2017-12-11T11:11:18Z-
dc.date.issued2014-08-25-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3127-
dc.description.abstractThis study falls within the field of Medieval Studies, as well as modern and contemporary Brazilian poetry. Its main objective is to analyze the resonances of Troubadour literature in the work of the Brazilian poet and composer Vinicius de Moraes. First, we will discuss Neo-troubadourism, a concept brought to Brazil by the researcher Maleval (2002), and also developed by professor Calado (2000). Next, we will reiterate the main characteristics of Troubadourism, which will be guided mainly by the medievalists Spina (1956) and Dronke (1978), and also by the poet and essayist Paz (1994). Finally, we will analyze the poems A mulher que passa and A anunciação, directly observing the troubadour traces in the poet‟s texts. The analysis of the first poem will have its dialogue focused on the modality cantigas de amor of troubadour lyric. In the second poem, the resonance of cantiga de amigo in Vinicius de Moraes‟ text will be shown.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Letras presencial Coordenação (letras.presencial@cchla.ufpb.br) on 2017-12-11T11:11:18Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) JLML15082014.pdf: 514346 bytes, checksum: 85b33395a1ee36ad7e6431d64348d243 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-12-11T11:11:18Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) JLML15082014.pdf: 514346 bytes, checksum: 85b33395a1ee36ad7e6431d64348d243 (MD5) Previous issue date: 2014-08-25en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso restritopt_BR
dc.subjectVinicius de Moraespt_BR
dc.subjectNeotrovadorismo;pt_BR
dc.subjectTrovadorismo.pt_BR
dc.titleVinicius de Moraes: ressonâncias do trovadorismo na poesia brasileira.pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Deplagne, Luciana Eleonora de Freitas Calado-
dc.description.resumoO presente trabalho insere- se no campo dos Estudos Medievais, assim como no da poesia brasileira moderna e contemporânea, tendo como principal objetivo analisar as ressonâncias da literatura trovadoresca na obra do poeta e compositor brasileiro Vinicius de Moraes. Primeiro, discorreremos sobre o Neotrovadorismo, conceito trazido ao Brasil pela pesquisadora Maleval (2002), e desenvolvido também pela professora Calado (2000). Em seguida, faremos uma reiteração sobre as principais características do Trovadorismo, que serão norteadas, principalmente, pelos medievalistas Spina (1956) e Dronke (1978), e ainda pelo poeta e ensaísta Paz (1994). Finalmente, analisaremos os poemas A mulher que passa e A anunciação, atentando para as marcas trovadorescas nos textos do poeta. A análise do primeiro poema focalizará o seu diálogo com a modalidade “cantiga de amor” da lírica trovadoresca e, no segundo poema, será evidenciada a ressonância da “cantiga de amigo” no texto de Vinicius de Moraes.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetras Clássicas e Vernáculaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Português (Curso presencial)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JLML15082014.pdf502,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons