Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3129Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Sá, Jullyana Queiroz de Aragão. | - |
| dc.date.accessioned | 2017-12-11T11:28:42Z | - |
| dc.date.available | 2015-02-15 | - |
| dc.date.available | 2017-12-11T11:28:42Z | - |
| dc.date.issued | 2015-02-20 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3129 | - |
| dc.description.abstract | This research is the results of an analysis of data held on the occasion of the drafting of an Graduation Conclusive Essay, which problematic is centered on verifying the influence of the reading practice in the classroom. Reading is a fundamental practice for learning, scholarship rise and social intersection. In this sense, the present work aims at: a) analyze the effects of reading in school and social life of the young of the first year of high school, through the application of intervention and lessons of a subjective questionnaire, during the 7th Supervised Stage and b) observe which contributions to effective reading practice, expanded sequence suggested by Cosson (2012), would present. How we use the first methodological procedures documentary research in who say Zilberman (1988), Kock (2014) and Martins (2005) about the conceptions of reading; Geraldi (2011, 5. ed.) and Antunes (2003) regarding the importance of the practice of reading in the classroom and in the field research with application of reading and textual production activities in a high school class (first year) of a public school in the city of João Pessoa during the intervention of the 7th Supervised Stage. The result of the intervention brings us to assert that they were achieved the objectives proposed in this research tool. | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Letras presencial Coordenação (letras.presencial@cchla.ufpb.br) on 2017-12-11T11:28:42Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) JQAS15022015.pdf: 1960488 bytes, checksum: 88098ba7b56b45436d81c57b8f3bc7a0 (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2017-12-11T11:28:42Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) JQAS15022015.pdf: 1960488 bytes, checksum: 88098ba7b56b45436d81c57b8f3bc7a0 (MD5) Previous issue date: 2015-02-20 | en |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso restrito | pt_BR |
| dc.subject | Leitura - prática - sala de aula | pt_BR |
| dc.subject | Prática de leitura - sala de aula. | pt_BR |
| dc.subject | Produção textual | pt_BR |
| dc.subject | Sequência expandida | pt_BR |
| dc.title | A leitura na sala de aula: instrumento para ascensão escolar e inserção social | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Oliveira, Eneida Martins de | - |
| dc.description.resumo | Esta pesquisa é resultado de uma análise de dados realizada por ocasião da elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso, cuja problemática centrou-se em verificar a influência da prática de leitura em sala de aula. A leitura é uma prática fundamental para a aprendizagem, a ascensão escolar e inserção social. Nesse sentido, o presente trabalho objetiva-se em: a) analisar os efeitos da leitura na vida escolar e social do jovem do primeiro ano do Ensino Médio, através da aplicação de aulas de intervenção e de um questionário subjetivo, durante o Estágio Supervisionado VII e b) observar quais contribuições para uma prática de leitura eficaz, a sequência expandida sugerida por Cosson (2012), apresentaria. Como procedimentos metodológicos primeiro utilizamos a pesquisa documental no que dizem Zilberman (1988), Kock (2014) e Martins (2005) acerca das concepções de leitura; Geraldi (2011, 5.ed.) e Antunes (2003) a respeito da importância da prática de leitura em sala de aula e em segundo a pesquisa de campo com aplicação de atividades de leitura e produção textual em uma turma de Ensino Médio (primeiro ano) de uma escola pública da cidade de João Pessoa durante a intervenção do Estágio supervisionado VII. O resultado da intervenção nos leva a afirmar que foram alcançados os objetivos propostos neste instrumento de pesquisa. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Letras Clássicas e Vernáculas | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Português (Curso presencial) | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| JQAS15022015.pdf | 1,91 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solicitar uma cópia |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
