Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31304
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Merlia Helen Faustino da-
dc.date.accessioned2024-07-31T13:24:16Z-
dc.date.available2023-08-07-
dc.date.available2024-07-31T13:24:16Z-
dc.date.issued2023-06-14-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31304-
dc.description.abstractThe knowledge, development and use of technological tools as a support for musical performance and teaching activities are increasingly necessary, both for the optimization of performance preparation processes and for the geographic expansion and democratization of music teaching. In this work we will address the possibilities of networked music in teaching and musical performances, presenting Jack and JackTrip software as free solutions. In the development of the artifact following the DSR methodology, a systematic survey of the literature on network music and the use of JackTrip was carried out, with which we were able to identify the classes of problems and how the creation of the artifact would be relevant to the community involved. In order to validate the artifact, we carried out instruction and practical tests of the Jack and JackTrip tools with geographically distributed musicians and music teachers, having a 100MB home network as the main server. With real-time communication, it is possible for the teacher to play exercises and listen to the student synchronously, perform collective rehearsals between voices and instruments and have a real perception of the sound made by the student in terms of dynamics and other points of performance.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Marília Cosmos (marilia@biblioteca.ufpb.br) on 2024-07-31T13:24:16Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MerliaHelenFaustinoDaSilva_Dissert.pdf: 1811291 bytes, checksum: 265320bc0aa45977ee83086c9bd2655e (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-07-31T13:24:16Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MerliaHelenFaustinoDaSilva_Dissert.pdf: 1811291 bytes, checksum: 265320bc0aa45977ee83086c9bd2655e (MD5) Previous issue date: 2023-06-14en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectArte computacionalpt_BR
dc.subjectMúsica em redept_BR
dc.subjectPerformance musicalpt_BR
dc.subjectEnsino de músicapt_BR
dc.subjectJackTrippt_BR
dc.subjectNetwork musicpt_BR
dc.subjectComputingpt_BR
dc.subjectJACKpt_BR
dc.subjectMusic performancept_BR
dc.subjectMusic teachingpt_BR
dc.titleEnsino e performance musical em rede: soluções open source para a prática instrumental e vocal remotospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Ferreira, Alexandre Magno e Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5336146660627915pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Batista, Carlos Eduardo Coelho Freire-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8415439327232902pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3018617934742243pt_BR
dc.description.resumoO conhecimento, desenvolvimento e utilização de ferramentas tecnológicas como suporte para atividades de performance e ensino musicais mostram-se cada vez mais necessários, tanto para a otimização dos processos de preparação performáticos, quanto para a ampliação e democratização geográfica do ensino de música. Neste trabalho abordaremos as possibilidades da música em rede no ensino e performances musicais, apresentando como soluções gratuitas os softwares Jack e JackTrip. No desenvolvimento do artefato seguindo a metodologia DSR, foi realizado um levantamento sistemático da literatura sobre música em rede e o uso do JackTrip, com o qual pudemos identificar as classes de problemas e como a criação do artefato seria relevante para a comunidade envolvida. Para validarmos o artefato, realizamos a instrução e testes práticos das ferramentas Jack e JackTrip com músicos e professores de música geograficamente distribuídos, tendo como servidor principal uma rede doméstica de 100MB. Com a comunicação em tempo real, é possível ao professor tocar exercícios e ouvir ao aluno de forma síncrona, realizar ensaios coletivos entre vozes e instrumentos e ter a percepção real do som realizado pelo aluno quanto a dinâmicas e outros pontos de performance.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInformáticapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Computação, Comunicação e Artespt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Informática (CI) - Programa de Pós-Graduação em Computação, Comunicação e Artes

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MerliaHelenFaustinoDaSilva_Dissert.pdf1,77 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons