Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31347
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBonfim, Ane Regina Felix de Almeida-
dc.date.accessioned2024-08-09T11:40:36Z-
dc.date.available2024-05-30-
dc.date.available2024-08-09T11:40:36Z-
dc.date.issued2023-11-17-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31347-
dc.description.abstractIn today's world, technology and music are increasingly intertwined in educational and social practices. In this present work, I seek to make connections between technology, music education, and decoloniality by observing the digital musical practices of the “30days30beats” project. This work is a course completion project with the general objective of investigating how the musical practices of digital participatory culture and decoloniality can be intertwined, from a pedagogical perspective on the #30days30beats challenge. It unfolds into specific objectives, which are: to analyze the #30days30beats musical creation challenge and its relevance to the theme; to identify how these practices can be decolonial and their articulations in music education; to understand how the participants learn music. Regarding methodology, it is qualitative in nature, using data collection methods such as documentary analysis of Instagram, semi-structured interviews with the creators of the challenge, and eight participants. Concerning the analysis of the data in question, the publications of the interviewees, and the content of the interviews, it is possible to perceive the presence of participatory digital culture practices within the challenge that are linked to decolonial music education concepts. In the end, it was concluded that during the literature review, there were gaps in finding studies and materials that united the three areas: Music Education, Technology, and Decoloniality, prompting a reflection during the academic production of these areas of knowledge. It also brings proposals for music education professionals and students in general, concluding with some considerations that the practices are interconnected and can support each other, such as in creation and listening practices, for example. And proposals for a decolonial music education within digital participatory culture.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Susiquine Silva (biblioteca@ccta.ufpb.br) on 2024-08-09T11:40:36Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) ARFAB30052024.pdf: 1272318 bytes, checksum: 3c40998b9d8ef426ed254ed8c92babb4 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-08-09T11:40:36Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) ARFAB30052024.pdf: 1272318 bytes, checksum: 3c40998b9d8ef426ed254ed8c92babb4 (MD5) Previous issue date: 2023-11-17en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectMúsica (Licenciatura)pt_BR
dc.subjectEducação musicalpt_BR
dc.subjectTecnologia - Educação musicalpt_BR
dc.subjectDecolonialidade - Educação musicalpt_BR
dc.titlePráticas musicais da cultura participativa digital e decolonialidade : um olhar pedagógico para o desafio #30DIAS30BEATS.pt_BR
dc.title.alternativeMusical practices of digital participatory culture and decoloniality: a pedagogical look at the #30DIAS30BEATS challenge.pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Beltrame, Juciane Araldi-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1575444703062327pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Marques, Gutenberg de Lima-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0852661894186031pt_BR
dc.description.resumoNos dias de hoje, tecnologia e música estão cada vez mais entrelaçadas, nas práticas educacionais e sociais. Nesse presente trabalho, procuro fazer conexões entre a tecnologia, educação musical e decolonialidade, observando as práticas musicais digitais do projeto “30dias30beats”. Esse trabalho é um trabalho de conclusão de curso, tendo como objetivo geral: investigar como as práticas musicais da cultura participativa digital e a decolonialidade podem estar entrelaçadas, a partir de um olhar pedagógico para o desafio #30dias30beats. Desdobrando-se nos objetivos específicos que são: analisar o desafio de criação musical #30dias30beats e sua relevância para a temática; identificar como essas práticas podem ser decoloniais e suas articulações na educação musical; compreender o modo como os participantes aprendem música. Quanto à metodologia, ela é de caráter qualitativa, usando como coleta de dados: análise documental do instagram, entrevistas semiestruturadas com os criadores do desafio e oito participantes. Em relação à análise dos dados em questão, publicações dos entrevistados e conteúdo das entrevistas, é possível perceber a presença de práticas da cultura participativa digital do desafio e que estão ligadas a conceitos da educação musical decolonial. Ao final, concluiu-se que durante a revisão de literatura, havia lacunas para encontrar estudos e materiais que unissem as três areas: Educação Musical, Tecnologia e Decolonialidade, trazendo uma reflexão durante a produção acadêmica dessas áreas de conhecimento, também trazem propostas para os profissionais da educação musical e estudantes no geral, finalizando com algumas considerações de que as práticas estão interligadas, além de poderem ajudar umas as outras, como nas práticas de criação e escuta, por exemplo. E propostas para uma educação musical decolonial dentro da cultura participativa digital.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducação Musicalpt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Música (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARFAB30052024.pdf1,24 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons