Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31364
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSouto, Jackson Vital-
dc.date.accessioned2024-08-12T10:41:36Z-
dc.date.available2023-10-22-
dc.date.available2024-08-12T10:41:36Z-
dc.date.issued2023-08-28-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31364-
dc.description.abstractIt was due the present research , within its abstract essenc e focusing on the socio spatial and capitalist development, that we structured and set the goals . Thinking on the relation between working demands and Adu lts and Young Adults Education ( EJA), understanding the dialects humanization versus education process , besides the critical analysis of official documents such as Labor and Social Protection Reform BRASIL, 2017) and the Decree Law n º 01, 2001 (BRASIL, 20 21) which institutionalizes the Adults and Young Adults Education to meet market requirements in accor dance with the Common Curricular Pattern (BNCC), the PNA and Distance Education (EaD); as well as the educational attainment of unemployed workers on the EJA context. A critical analysis of the mentioned official documents helped us to develop the third se t of theoretical and methodological questions: the folding mechanisms, considering important aspec ts such as the government reforms, the s tructural unempl oyment, mediated by abstractions related to private interests that involve money, humanization, the re lations of alienation and oppression in social and working demands and the worker’s educational pr ocess. The main reasons of the structural unemployment, under the abstract mediation of money, have deep implications on the educational formation of Adults a nd Y oung A dult learners in the third and forth cycles at Francisca Moura Public School, in the cit y of João Pessoa, PB, reinforcing the idea that percepti on, the conditions and the positions required by the working demands ha ving serious implications in th e complex phenomena of social relationships and the educational process.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Fernando Augusto Alves Vieira (fernandovieira@biblioteca.ufpb.br) on 2024-08-12T10:41:36Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JacksonVitalSouto_Tese.pdf: 2993054 bytes, checksum: 5d1718c7d2afeae871235801474c26e8 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-08-12T10:41:36Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JacksonVitalSouto_Tese.pdf: 2993054 bytes, checksum: 5d1718c7d2afeae871235801474c26e8 (MD5) Previous issue date: 2023-08-28en
dc.description.sponsorshipNenhumapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectGeografia socialpt_BR
dc.subjectEducação jovens e adultos - Desempregopt_BR
dc.subjectTrabalho - Educaçãopt_BR
dc.subjectTrabalho abstratopt_BR
dc.subjectEducação - Alienação na formaçãopt_BR
dc.subjectSocial geographypt_BR
dc.subjectYouth and adult education - Unemploymentpt_BR
dc.subjectWork - Educationpt_BR
dc.subjectAbstract workpt_BR
dc.subjectEducation - Alienation in trainingpt_BR
dc.titleGeografia da educação de jovens e adultos desempregados: trabalho abstrato e humanizaçãopt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.advisor1Cardoso, Carlos Augusto de Amorim-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9003023654793814pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6723895338528397pt_BR
dc.description.resumoFoi pelo trabalho, com sua natureza abstrata em desenvolvimento na formação socioespacial capitalista, que estruturamos os objetivos da pesquisa. Pensar a relação entre trabalho e educação de jovens adultos e, de forma ampla, a dialética entre humanização e alienação na formação e, numa escala menor, na educação envolveu um duplo movimento: analisar criticamente documentos oficiais, tais como a reforma do trabalho (BRASIL, 2017) e o Decreto-Lei nº 01, de 2021 (BRASIL, 2021), que institucionaliza a EJA para atender as demandas do mercado via adequação à BNCC, a PNA e à EAD; bem como os processos de formação dos trabalhadores desempregados na EJA. Analisar criticamente esses documentos oficiais nos levou ao terceiro bloco de questões teórico-metodológicas: os rebatimentos, mesmo sob ataque das reformas já em pleno desenvolvimento, do desemprego estrutural, mediado por abstrações no interesse do capital, tais como o dinheiro, a humanização, a alienação e o estranhamento das relações sociais dos trabalhadores com os produtos entre os trabalhadores de EJA. A condição do desemprego estrutural, sob a mediação abstrata do dinheiro na formação nos ciclos 3 e 4 da educação de jovens e adultos no espaço escolar da EMEF Francisca Moura, na cidade João Pessoa, Estado da Paraíba, reforça a tese de que a percepção, a condição e a posição ocupada no processo de trabalho são momentos predominantes a determinar, guardada relativa autonomia e dependência, a totalidade dos complexos da reprodução social, inclusive o da educação.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentGeografiapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Geografiapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::GEOCIENCIASpt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN) - Programa de Pós-Graduação em Geografia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JacksonVitalSouto_Tese.pdf2,92 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons