Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31367
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCosta, Juliana Figueiredo e Carvalho-
dc.date.accessioned2024-08-12T11:12:02Z-
dc.date.available2023-09-04-
dc.date.available2024-08-12T11:12:02Z-
dc.date.issued2023-07-31-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31367-
dc.description.abstractThe use of digital information and communication technologies is transforming higher education. Information and communication technologies can enhance interactivity and the perception of proposed activities, which are essential for all areas of student life. They can also modify behaviors, ways of learning, interpersonal relationships, and teaching strategies. This study investigated the technological acceptance of Moodle by professors at a private higher education institution in the hybrid teaching modality. A quantitative, exploratory, descriptive, and explanatory research approach was used. Bibliographic and field research procedures were employed. Data were collected through a questionnaire administered via an electronic form and analyzed using descriptive statistics. The results showed that perceived usefulness and ease of use are decisive constructs for professors' decisions to use Moodle. However, the study also found that there is a lack of incentive for the use and use of Moodle. In response to this finding, we developed a Moodle Good Practices Manual that provides simplified information on how to use Moodle in hybrid classes. For future research, we suggest re-evaluating the same group through the prepared manual and verifying whether the data reflect positively on both the use and use of Moodle.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Fernando Augusto Alves Vieira (fernandovieira@biblioteca.ufpb.br) on 2024-08-12T11:12:02Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JulianaFigueiredoeCarvalhoCosta_Dissert.pdf: 2277289 bytes, checksum: f8f23fa01f76a83537b8bfa4f915f8d0 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-08-12T11:12:02Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JulianaFigueiredoeCarvalhoCosta_Dissert.pdf: 2277289 bytes, checksum: f8f23fa01f76a83537b8bfa4f915f8d0 (MD5) Previous issue date: 2023-07-31en
dc.description.sponsorshipNenhumapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectInstituição de Ensino Superiorpt_BR
dc.subjectTecnologias Digitais de Informação e Comunicaçãopt_BR
dc.subjectMoodle - Ensino híbridopt_BR
dc.subjectMAT - Modelo de Aceitação Tecnológicapt_BR
dc.subjectHigher Education Institutionpt_BR
dc.subjectDigital Information and Communication Technologiespt_BR
dc.subjectMoodle - Hybrid teachingpt_BR
dc.subjectTAM - Technology Acceptance Modelpt_BR
dc.titleO moodle nosso de cada dia: aceitação tecnológica em aulas híbridas no ensino superior privadopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Patrícia-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5819373528658684pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4443960991391039pt_BR
dc.description.resumoO uso das tecnologias digitais de informação e comunicação traz um novo olhar para a educação superior e seus desafios, por meio da interatividade e da percepção das atividades propostas que são de suma importância para todas as áreas da vida do estudante, modificando os comportamentos, as formas de aprendizagem, as relações interpessoais e, consequentemente, refletindo nas estratégias de ensino. O objetivo geral da pesquisa é verificar a aceitação tecnológica do Moodle, pelos professores de uma Instituição de Ensino Superior privada, na modalidade de ensino híbrido. Metodologicamente, a pesquisa se apresenta com abordagem quantitativa, de natureza exploratória, descritiva e explicativa, com procedimentos da pesquisa bibliográfica e de campo. Como técnica de coleta e análise dos dados, utilizaram-se, respectivamente, o método de survey, por meio questionário aplicado por formulário eletrônico, e a estatística descritiva, disponibilizada pela plataforma Google Forms. A utilidade percebida e a facilidade de uso são construtos decisivos para que os sujeitos decidam sobre o uso de determinada tecnologia. Reconhecemos a existência da falta de incentivo para o uso e utilização do Moodle. Em vista disso, elaboramos um Manual de Boas Práticas Moodle, trazendo informações de forma simplificada de como poderia ser utilizado nas aulas híbridas. Com relação a pesquisas futuras, sugere-se reavaliar o mesmo grupo por meio do Manual elaborado e verificar se os dados refletem de forma positiva tanto no uso quanto na utilização do Moodle.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Mestrado em Gestão de Organizações Aprendentespt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Gestão nas Organizações Aprendentes

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JulianaFigueiredoeCarvalhoCosta_Dissert.pdf2,22 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons