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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3136Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Aragón, Náthaly Guisel Bejarano | - |
| dc.date.accessioned | 2017-12-11T12:42:17Z | - |
| dc.date.available | 2013-04-12 | - |
| dc.date.available | 2017-12-11T12:42:17Z | - |
| dc.date.issued | 2013-04-12 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3136 | - |
| dc.description.abstract | Not available. | pt_BR |
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| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso restrito | pt_BR |
| dc.subject | Inclusão | pt_BR |
| dc.subject | Deficientes visuais | pt_BR |
| dc.subject | Processos interacionais | pt_BR |
| dc.subject | Ensino de língua espanhola | pt_BR |
| dc.title | “¿Todo el mundo entendió?”: a construção dos processos interativos em uma aula de espanhol como língua estrangeira para deficientes visuais | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Medrado, Betânia Passos | - |
| dc.description.resumo | Nos dias atuais, vem se dando muita atenção ao tema da educação inclusiva e ao que está por trás dela. O conceito que mais tem se propagado como sinônimo de inclusão é o de movimentação, isto é, levar os alunos com necessidades específicas para o ensino regular. Contudo, educação inclusiva é muito mais que movimentar, segundo Félix (2007) escolas inclusivas devem reconhecer e responder às necessidades diversas de seus alunos, acomodando ambos os estilos e ritmos de aprendizagem e assegurando uma educação de qualidade a todos através de um currículo apropriado, arranjos organizacionais, estratégias de ensino, uso de recurso e parceria com as comunidades. Para poder chegar a uma escola com estas características, se faz premente que os nossos professores tenham uma formação inicial e continuada adequada, de forma a contribuir com a inclusão dos alunos. No caso específico dos deficientes visuais, Vygotsky (apud REGO, 2009) atribui enorme importância ao papel da interação social no desenvolvimento humano. Partindo deste pressuposto, Vygotsky destaca a linguagem como instrumento mediador por excelência dos processos interacionais. Neste entendimento, objetivamos analisar como as estratégias de interação de uma professora em uma turma de cegos favorecem o processo de ensino-aprendizagem de uma LE e ao mesmo tempo promovem o desenvolvimento profissional desta docente. Nosso corpus, coletado no âmbito do Instituto dos Cegos da Paraíba Adalgisa Cunha, é composto de gravações de três aulas de língua espanhola a doze alunos deficientes visuais. A análise qualitativo-interpretativista dos dados evidenciou que as estratégias interacionais verbais e não verbais da professora possibilitaram a fluidez no curso do agir da turma e o desenvolvimento profissional no ensino do espanhol como LE da professora. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Letras Estrangeiras Modernas | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Espanhol (Curso presencial) | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| NGBA12042013.pdf | 800,63 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solicitar uma cópia |
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