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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3136
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAragón, Náthaly Guisel Bejarano-
dc.date.accessioned2017-12-11T12:42:17Z-
dc.date.available2013-04-12-
dc.date.available2017-12-11T12:42:17Z-
dc.date.issued2013-04-12-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3136-
dc.description.abstractNot available.pt_BR
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dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso restritopt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectDeficientes visuaispt_BR
dc.subjectProcessos interacionaispt_BR
dc.subjectEnsino de língua espanholapt_BR
dc.title“¿Todo el mundo entendió?”: a construção dos processos interativos em uma aula de espanhol como língua estrangeira para deficientes visuaispt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Medrado, Betânia Passos-
dc.description.resumoNos dias atuais, vem se dando muita atenção ao tema da educação inclusiva e ao que está por trás dela. O conceito que mais tem se propagado como sinônimo de inclusão é o de movimentação, isto é, levar os alunos com necessidades específicas para o ensino regular. Contudo, educação inclusiva é muito mais que movimentar, segundo Félix (2007) escolas inclusivas devem reconhecer e responder às necessidades diversas de seus alunos, acomodando ambos os estilos e ritmos de aprendizagem e assegurando uma educação de qualidade a todos através de um currículo apropriado, arranjos organizacionais, estratégias de ensino, uso de recurso e parceria com as comunidades. Para poder chegar a uma escola com estas características, se faz premente que os nossos professores tenham uma formação inicial e continuada adequada, de forma a contribuir com a inclusão dos alunos. No caso específico dos deficientes visuais, Vygotsky (apud REGO, 2009) atribui enorme importância ao papel da interação social no desenvolvimento humano. Partindo deste pressuposto, Vygotsky destaca a linguagem como instrumento mediador por excelência dos processos interacionais. Neste entendimento, objetivamos analisar como as estratégias de interação de uma professora em uma turma de cegos favorecem o processo de ensino-aprendizagem de uma LE e ao mesmo tempo promovem o desenvolvimento profissional desta docente. Nosso corpus, coletado no âmbito do Instituto dos Cegos da Paraíba Adalgisa Cunha, é composto de gravações de três aulas de língua espanhola a doze alunos deficientes visuais. A análise qualitativo-interpretativista dos dados evidenciou que as estratégias interacionais verbais e não verbais da professora possibilitaram a fluidez no curso do agir da turma e o desenvolvimento profissional no ensino do espanhol como LE da professora.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetras Estrangeiras Modernaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNASpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Espanhol (Curso presencial)

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