Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31375
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorDantas, Clara Letícia de Araújo-
dc.date.accessioned2024-08-12T17:15:47Z-
dc.date.available2024-02-05-
dc.date.available2024-08-12T17:15:47Z-
dc.date.issued2023-08-22-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31375-
dc.description.abstractThe present master’s thesis consists of a research about the representation of motherhood in cinema, specifically observing horror films. We rely on theoretical concepts of Communication and Psychoanalysis; and we use the Film Analysis method to examine the mothers of the films The Babadook (2014) and Hereditary (2018) – understanding their participation in the respective plots and their relationship with grief, picking up correspondences, comparing the data obtained, as well as identifying similarities and divergences in their narratives, in order to comprehend how the titles in question interact with each other and within the modern horror genre.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Jackson R. L. A. Nunes (jackson@biblioteca.ufpb.br) on 2024-08-12T17:15:47Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) ClaraLetíciaDeAraújoDantas_Dissert.pdf: 1243144 bytes, checksum: 2c4cda2c0380881ecb64397da7dd8424 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-08-12T17:15:47Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) ClaraLetíciaDeAraújoDantas_Dissert.pdf: 1243144 bytes, checksum: 2c4cda2c0380881ecb64397da7dd8424 (MD5) Previous issue date: 2023-08-22en
dc.description.sponsorshipNenhumapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectMaternidade - Filmes de Horrorpt_BR
dc.subjectAnálise fílmicapt_BR
dc.subjectLutopt_BR
dc.subjectCinemapt_BR
dc.subjectAnalysispt_BR
dc.subjectHorrorpt_BR
dc.subjectMaternitypt_BR
dc.subjectGriefpt_BR
dc.titleCinema, maternidade e luto: analisando o horror em O Babadook (2014) e Hereditário (2018)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Falcão, Thiago Pereira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9175813568580367pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9502490154133147pt_BR
dc.description.resumoA presente dissertação de mestrado consiste em uma pesquisa acerca da representação da maternidade no cinema, observando, especificamente, filmes do gênero horror. Nós nos apoiamos em conceitos teóricos da Comunicação e da Psicanálise; e utilizamos o método de Análise Fílmica para examinar as mães dos filmes O Babadook (2014) e Hereditário (2018) – entendendo suas participações nos respectivos enredos e sua relação com o luto, apanhando correspondências, comparando os dados obtidos, assim como identificando semelhanças e divergências em suas narrativas, a fim de compreender como os títulos em questão interagem entre si e dentro do gênero de horror moderno.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentComunicaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Comunicação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ClaraLetíciaDeAraújoDantas_Dissert.pdf1,21 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons