Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3144
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Santos, Ana Cristina Simões dos | - |
dc.date.accessioned | 2017-12-11T13:26:41Z | - |
dc.date.available | 2013-04-16 | - |
dc.date.available | 2017-12-11T13:26:41Z | - |
dc.date.issued | 2013-04-16 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3144 | - |
dc.description.abstract | This work makes an analysis of the play O Santo Inquérito, with an allegorical view. The play reports the judgement of Branca Dias, youngster condemned to bonfire during a visit of the Holy Inquisition to Brazil in the year of 1750. We investigated the possibility of the author, Dias Gomes, having used the play to protest against the military government, using the allegory as his main expressive resource, so achieving to mislead the censorship established in the period of dictatorship. To that end, we resorted, mainly, to the studies on the Theory of Allegory, by Flávio Kothe (1986); to those of Roberto Schwarz, about the left-winger cultural production in the initial years of the military dictatorship (1978); and also to the studies of the historian Sônia Siqueira (1978), which have contributed much to the comprehension of the inquisitory power in the Brazilian colony. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Letras presencial Coordenação (letras.presencial@cchla.ufpb.br) on 2017-12-11T13:26:41Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) ACSS16042013.pdf: 321781 bytes, checksum: 9acb58b3d259b07b2078878acf2ae4e1 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2017-12-11T13:26:41Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) ACSS16042013.pdf: 321781 bytes, checksum: 9acb58b3d259b07b2078878acf2ae4e1 (MD5) Previous issue date: 2013-04-16 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
dc.rights | Acesso restrito | pt_BR |
dc.subject | Ditadura militar | pt_BR |
dc.subject | Produção artística | pt_BR |
dc.subject | Teoria da alegoria | pt_BR |
dc.title | Uma crítica à ditadura militar, por meio de alegoria, na peça o Santo inquérito | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Araújo, Arturo Gouveia de | - |
dc.description.resumo | Este trabalho faz uma análise da peça O Santo Inquérito, sob uma visão alegórica. A peça relata o julgamento de Branca Dias, jovem condenada à fogueira durante uma visita do Santo Ofício no Brasil, no ano de 1750. Investigamos a possibilidade de o autor, Dias Gomes, ter usado a peça para protestar contra o regime militar, empregando a alegoria como seu principal recurso expressivo, conseguindo dessa forma despistar a censura instituída na época da ditadura. Para tanto, nos servimos, principalmente, dos estudos sobre teoria da alegoria, de Flávio Kothe (1986); de Roberto Schwarz, sobre a produção cultural de esquerda nos primeiros anos da ditadura militar (1978); e também dos estudos da historiadora Sônia Siqueira (1978), que muito contribuiu para a compreensão do poder inquisitorial no Brasil colônia. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Letras Clássicas e Vernáculas | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Português (Curso presencial) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ACSS16042013.pdf | 314,24 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solicitar uma cópia |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons