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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31474
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Adriano Brito dos-
dc.date.accessioned2024-08-19T13:54:56Z-
dc.date.available2023-06-23-
dc.date.available2024-08-19T13:54:56Z-
dc.date.issued2023-06-22-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31474-
dc.description.abstractA solid and well-built base in basic education can have a remarkable reflection in graduation, therefore, it is necessary to encourage the development of skills that involve the elements of computational thinking since the early years of elementary school. This paper analyzes the perception of Computer Engineering students regarding the teaching of computational thinking in basic education, focusing on the subject of Introduction to Programming. Through bibliographic research and online questionnaires, the study seeks to understand how students perceive the topics and skills developed in this subject over time. The questionnaire, divided into three blocks, addressed the profile of the students, the perception of skills related to the pillars of Computational Thinking, and the correlation between Mathematics and Introduction to Programming. Responses were collected from 20 students, revealing that 11 had had previous contact with programming and nine had not. It was observed that some students with no previous programming experience faced greater initial difficulties in the subject, highlighting the importance of teaching approaches that facilitate the insertion of these students in the context of computational thinking. In sum, this study provides a comprehensive view of Computer Engineering students' perceptions regarding the teaching of computational thinking in basic education. It highlights the importance of the subject of Introduction to Programming in developing essential skills for the computing field and highlights the need for teaching strategies suitable for students with no prior programming experience.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Michelle Barbosa (mi.2020@outlook.com.br) on 2024-08-19T13:54:56Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) Adriano Brito dos Santos_TCC.pdf: 602188 bytes, checksum: 49f81fb3d44b20996868bc01dce81f1c (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-08-19T13:54:56Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) Adriano Brito dos Santos_TCC.pdf: 602188 bytes, checksum: 49f81fb3d44b20996868bc01dce81f1c (MD5) Previous issue date: 2023-06-22en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectPensamento computacionalpt_BR
dc.subjectIntrodução à programaçãopt_BR
dc.subjectEnsino de computaçãopt_BR
dc.subjectEducação básicapt_BR
dc.titleUm estudo sobre a percepção de estudantes de Engenharia da Computação sobre a relação entre tópicos de Introdução a Programação e os pilares do Pensamento Computacionalpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Lincoln David Nery e-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0721450925602821pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3344432183947551pt_BR
dc.description.resumoUma base sólida e bem construída na educação básica pode ter um reflexo notável na graduação, portanto, torna-se necessário o incentivo ao desenvolvimento de habilidades que envolvam os elementos do pensamento computacional desde os primeiros anos do ensino fundamental. Este trabalho analisa a percepção dos alunos de Engenharia da Computação, em relação ao ensino do pensamento computacional na educação básica, com foco na disciplina de Introdução à Programação. Por meio de pesquisas bibliográficas e questionários online, o estudo busca compreender como os alunos percebem os tópicos e as habilidades desenvolvidas nessa disciplina ao longo do tempo. O questionário, dividido em três blocos, abordou o perfil dos alunos, a percepção das habilidades relacionadas aos pilares do Pensamento Computacional e a correlação entre Matemática e Introdução à Programação. Foram coletadas respostas de 20 alunos, revelando que 11 tiveram contato prévio com programação e nove não. Observou-se que alguns alunos sem experiência prévia em programação enfrentaram maiores dificuldades iniciais na disciplina, destacando a importância de abordagens de ensino que facilitem a inserção desses alunos no contexto do pensamento computacional. Em suma, este estudo oferece uma visão abrangente da percepção dos alunos de Engenharia da Computação em relação ao ensino do pensamento computacional na educação básica. Ele ressalta a importância da disciplina de Introdução à Programação no desenvolvimento de habilidades essenciais para a área da computação e destaca a necessidade de estratégias de ensino adequadas para alunos sem experiência prévia em programação.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentComputação Científicapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::OUTROSpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Ciência da Computação - CI

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