Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31495
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMedeiros, Julieta Vilar-
dc.date.accessioned2024-08-20T09:59:34Z-
dc.date.available2024-02-23-
dc.date.available2024-08-20T09:59:34Z-
dc.date.issued2023-12-19-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31495-
dc.description.abstractIn the present investigation, it was aimed to contribute to current debates about the use of technology and textual genres in Early Childhood Education and reflect on pedagogical practices based on digital tools that are already used in children's daily lives in their social practices outside the classroom. To develop the investigation, it was set out the following general objective: to investigate whether the use of the virtual tool WhatsApp in retextualization activities from orality to writing in Early Childhood Education, based on the application of a Didactic Sequence, would be viable and productive in the school environment. For the study, it was used, as a theoretical contribution, the authors: Schneuwly and Dolz (2004), Koch and Elias (2006), Marcuschi (2007; 2008; 2010), Rojo (2012), Travaglia (2013), Coscarelli (2016), Matos (2020), among others. We collected and analyzed data based on literature review, observation, and application of didactic sequences. The research, divided into 4 chapters, reveals the applicability of the FVNexA WhatsApp in retextualization activities in Early Childhood Education. Furthermore, it shows that the use of the tool for oral recording of story retelling facilitated the teacher's work as a scribe. Therefore, we observed that using the FVNexA WhatsApp in the retelling preserved the children's spontaneity and enabled fluency and coherence in the story's plot.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Fernando Augusto Alves Vieira (fernandovieira@biblioteca.ufpb.br) on 2024-08-20T09:59:34Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JulietaVilarMedeiros_Dissert.pdf: 2208762 bytes, checksum: 26a28ac4deadf34ceeae3097d6b5f323 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-08-20T09:59:34Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JulietaVilarMedeiros_Dissert.pdf: 2208762 bytes, checksum: 26a28ac4deadf34ceeae3097d6b5f323 (MD5) Previous issue date: 2023-12-19en
dc.description.sponsorshipNenhumapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectOralidadept_BR
dc.subjectRetextualizaçãopt_BR
dc.subjectFVNexA whatsApppt_BR
dc.subjectEarly childhood educationpt_BR
dc.subjectOralitypt_BR
dc.subjectRetextualizationpt_BR
dc.titleA FVNexA whatsapp e a retextualização na oralidade: contação de história na educação infantilpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Jorgevaldo de Souza-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4839768107713545pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8935727995752600pt_BR
dc.description.resumoNa presente investigação, partimos da motivação de contribuir com os debates atuais acerca do uso de tecnologia e de gêneros textuais na Educação Infantil, e refletir sobre práticas pedagógicas a partir de ferramentas digitais que já são usadas no cotidiano das crianças em suas práticas sociais externas à sala de aula. Para o desenvolver da investigação, traçamos o seguinte objetivo geral: investigar se o uso da ferramenta virtual WhatsApp em atividades de retextualização da oralidade para a escrita na Educação Infantil, a partir da aplicação de uma sequência didática, seria viável e produtiva no ambiente escolar. Para o estudo, utilizamos, como aporte teórico, os autores: Schneuwly e Dolz (2004), Koch e Elias (2006), Marcuschi (2007; 2008; 2010), Rojo (2012), Travaglia (2013), Coscarelli (2016), Matos (2020), entre outros. Realizamos coleta e análise de dados a partir de revisão da literatura, observação e aplicação de sequência didática. A pesquisa, foi dividida em 4 capítulos, que revelam a aplicabilidade da FVNexA WhatsApp nas atividades de retextualização na Educação Infantil. Além do mais, mostra que o uso da ferramenta para o registro oral do reconto de histórias facilitou o trabalho do professor como escriba. Por isso, observamos que utilizar a FVNexA WhatsApp no reconto preservou a espontaneidade das crianças e possibilitou a fluência e a coerência no enredo da história.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLinguística e ensinopt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Linguísticapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::TEORIA E ANALISE LINGUISTICApt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Mestrado Profissional em Linguística

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JulietaVilarMedeiros_Dissert.pdf2,16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons