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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31505
Tipo: Tese
Título: Ditadura? Não, obrigado. Já vi esse filme: cinema, ditadura militar e educação para nunca mais
Autor(es): Nascimento Júnior, Waldelio Pinheiro do
Primeiro Orientador: Brennand, Edna Gusmão de Góes
Resumo: O presente texto tem como foco analítico a Educação em Direitos Humanos, na perspectiva da Educação para Nunca Mais, abalizada no direito à memória e à informação, enquanto elementos fundamentais para pensar o incremento de processos cognitivos, capazes de incentivar a autonomia crítica e a valorização da democracia e da liberdade. A tese desenvolvida no decorrer desta pesquisa é a de que filmes documentais, cujos enredos abordem questões ligadas à ditadura militar brasileira, podem se tornar poderosos lugares de memória e contribuir com o desenvolvimento de uma memorialização social e de uma reflexão pedagógica voltadas a evitar que tais ocorrências traumáticas se repitam, com potencial emprego tanto para averiguar, quanto para tornar acessível ao debate público um conjunto de fatos, narrativas e informações a respeito dos interesses e ideologias que conduziram ao golpe de 1964, seus atores e respectivas participações, assim como os aparatos repressivos que estabeleceram a violência, enquanto prática costumaz, perpetrada pelo poder vigente e seus agentes. A pesquisa recorreu ao cinema nacional a fim de pensar, por meio das narrativas fílmicas, estratégias sensíveis voltadas à manutenção da memória e da educação contra a barbárie, as violências e o cerceamento das liberdades que ocorreram durante os 21 anos do Estado de exceção brasileiro. Para tanto, analisou narrativas fílmicas do gênero documentário, por entender que as mesmas possuem mais vitalidade e profundidade crítica para apreensão da memória, por meio das vozes dos envolvidos naquele contexto, em suas diversas vivências e das provas e registros documentais apresentados em complementação, o que se mostra bastante estratégico à manutenção da memória social. Como procedimento metodológico voltado à leitura das produções cinematográficas selecionadas, a pesquisa se valeu da Análise de Conteúdo, enquanto metodologia apropriada para realizar tratamentos e interpretações de mensagens comunicacionais e artísticas dessa natureza. A investigação fílmica levou em consideração os testemunhos dos atores sociais, a apresentação de documentos e registros históricos e as formas de representação das violações aos direitos humanos e seus perpetradores – militares e civis – assim como seu modus operandi. Os resultados indicaram um potencial informacional e sensibilizante dos discursos fílmicos e, consequentemente, sua potencialidade para interferir na memória social e suscitar reflexões críticas acerca das violações à dignidade humana, de forma serena e equilibrada, lançando luz, em vez de sal, nas feridas abertas. Por fim, a pesquisa indicou a urgência de uma educação para nunca mais, baseada na memória social, enquanto um pertinente debate a respeito da ditadura, aliado às práxis educacionais que incentivem ações dialógicas e uma cultura de paz, enquanto bases de uma sociedade mais humana, consciente do valor da liberdade e da democracia e comprometida com o pleno exercício da cidadania e com a formação de novas gerações imbuídas a evitar que os horrores do autoritarismo voltem a se repetir em nossa história.
Abstract: This text has an analytical focus on Human Rights Education, from the perspective of Education to Never Again, based on the right to memory and information, as fundamental elements for thinking about the increase in cognitive processes, capable of encouraging critical autonomy and appreciation of democracy and freedom. The thesis defended throughout this research is that documentary films, whose plots address issues linked to the brazilian military dictatorship, can become powerful places of memory and contribute to the development of social memorialization and pedagogical reflection aimed at preventing such occurrences traumatic events are repeated, with potential use both to investigate and to make accessible to public debate a set of facts, narratives and information regarding the interests and ideologies that led to the 1964 coup, its actors and their respective participation, as well as the repressive apparatuses that established violence, as a common practice, perpetrated by the current power and its agents. The research turned to national cinema in order to think, through film narratives, of sensitive strategies aimed at maintaining memory and education against barbarism, violence and the curtailment of freedoms that occurred during the 21 years of the brazilian State of exception. To this end, it analyzed film narratives of the documentary genre, understanding that they have more vitality and critical depth for the apprehension of memory, through the voices of those involved in that context, in their diverse experiences and the evidence and documentary records presented in addition, the which proves to be quite strategic in maintaining social memory. As a methodological procedure aimed at reading the selected cinematographic productions, the research used Content Analysis, as an appropriate methodology for carrying out treatments and interpretations of communicational and artistic messages of this nature. The film investigation took into account the testimonies of social actors, the presentation of documents and historical records and the ways of representing human rights violations and their perpetrators – military and civilian – as well as their modus operandi. The results indicated an informational and sensitizing potential of filmic discourses and, consequently, their potential to interfere in social memory and raise critical reflections on violations of human dignity, in a calm and balanced way, shedding light, instead of salt, on open wounds. Finally, the research indicated the urgency of an education never again, based on social memory, as a pertinent debate regarding the dictatorship, combined with educational praxis that encourage dialogical actions and a culture of peace, as bases of a more humane society, aware of the value of freedom and democracy and committed to the full exercise of citizenship and the formation of new generations imbued with preventing the horrors of authoritarianism from repeating themselves in our history.
RESUMEN. Este texto tiene un enfoque analítico sobre la Educación en Derechos Humanos, desde la perspectiva de la Educación para Nunca Más, basada en el derecho a la memoria y a la información, como elementos fundamentales para pensar en el incremento de procesos cognitivos, capaces de fomentar la autonomía crítica y la valoración de la democracia y libertad. La tesis defendida a lo largo de esta investigación es que las películas documentales, cuyas tramas abordan cuestiones vinculadas a la dictadura militar brasileña, pueden convertirse en poderosos lugares de memoria y contribuir al desarrollo de una memorialización social y de una reflexión pedagógica encaminada a evitar que tales sucesos traumáticos se repitan, con uso potencial tanto para investigar, como para hacer accesible al debate público un conjunto de hechos, narrativas e información respecto de los intereses e ideologías que propiciaron el golpe de 1964, sus actores y su respectiva participación, así como los aparatos políticos represivos que instauraron la violencia, así como una práctica común, perpetrada por el poder de ese período y sus agentes. La investigación recurrió al cine nacional para pensar, a través de narrativas cinematográficas, estrategias sensibles destinadas a mantener la memoria y la educación contra la barbarie, la violencia y el recorte de libertades, ocurridos durante los 21 años del Estado de excepción brasileño. Para ello, analizó narrativas cinematográficas del género documental, entendiendo que tienen mayor vitalidad y profundidad crítica para la aprehensión de la memoria, a través de las voces de quienes intervienen en ese contexto, en sus diversas vivencias y las evidencias y registros documentales presentados en además, el cual resulta bastante estratégico para mantener la memoria social. Como procedimiento metodológico encaminado a la lectura de las producciones cinematográficas seleccionadas, la investigación utilizó el Análisis de Contenido, como metodología adecuada para realizar tratamientos e interpretaciones de mensajes comunicacionales y artísticos de esta naturaleza. La investigación cinematográfica tuvo en cuenta los testimonios de actores sociales, la presentación de documentos y registros históricos y las formas de representar las violaciones de derechos humanos y sus perpetradores – militares y civiles –, así como su modus operandi. Los resultados indicaron un potencial informativo y sensibilizador de los discursos fílmicos y, en consecuencia, su potencial para interferir en la memoria social y suscitar reflexiones críticas sobre las violaciones a la dignidad humana, de manera tranquila y equilibrada, arrojando luz, en lugar de sal, sobre las heridas abiertas. Finalmente, la investigación señaló la urgencia de una educación para nunca más, basada en la memoria social, como debate pertinente en torno a la dictadura, combinada con praxis educativas que fomenten acciones dialógicas y una cultura de paz, como bases de una sociedad más humana, consciente de el valor de la libertad y la democracia y comprometidos con el ejercicio pleno de la ciudadanía y la formación de nuevas generaciones imbuidas de evitar que los horrores del autoritarismo se repitan en nuestra historia.
Palavras-chave: Ditadura militar
Narrativas filmicas documentais
Cinema brasileiro
Memória - Educação para nunca mais
Direitos humanos
Military dictatorship
Documentary film narratives
Brazilian cinema
Memory - Education for never again
Human rights
Dictadura militar
Cine brasileño
Memoria - Educación para nunca más
Derechos humanos
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31505
Data do documento: 7-Jun-2022
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação

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