Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31534
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCosta, Priscilla Thuany Cruz Fernandes da-
dc.date.accessioned2024-08-21T16:38:28Z-
dc.date.available2024-02-12-
dc.date.available2024-08-21T16:38:28Z-
dc.date.issued2024-01-31-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31534-
dc.description.abstractAmerican writer Louisa May Alcott's novel Little Women, published in 1868, has been the subject of intense academic interest in the field of Feminist and Gender Studies and remains culturally relevant today. One theme stands out among the discussions about literature and its intersection with issues of gender and sexuality with regard to the novel in focus: the possible queer [re]readings of the protagonist Jo March developed in the academic and literary fields. Stemming from a queer perspective, this work focuses on asexuality and how its representation in literature has been gaining dimension both in contemporary texts and in revisited classics. Thus, the proposal of this research consists of developing a reading of the novel Little Women, through the use of a theoretical-critical framework produced in what is currently understood as the field of asexuality studies. Firstly, I gather biographical elements about Louisa May Alcott as well as information about the content, historical context, and reception of her novel. Next, I present a brief historical contextualization of asexuality and some of the main concepts that support the theoretical field of asexuality studies. To this end, the research brings as its main references the contributions of Ela Przybylo, Elisabete Regina Baptista de Oliveira, KJ Cerankowski and Megan Milks to contemporary studies on asexuality. In the final chapter, I seek to produce an asexual reading of Little Women focusing on the character Jo March, bringing together excerpts from the novel in light of the categories of analysis presented, highlighting the character's resistance to compulsory sexuality, amatonormativity and current sexonormative scripts.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Fernando Augusto Alves Vieira (fernandovieira@biblioteca.ufpb.br) on 2024-08-21T16:38:28Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) PriscillaThuanyCruzFernandesDaCosta_Dissert.pdf: 1867929 bytes, checksum: ac34557130ff8ed94e4bc6441baf2b26 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-08-21T16:38:28Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) PriscillaThuanyCruzFernandesDaCosta_Dissert.pdf: 1867929 bytes, checksum: ac34557130ff8ed94e4bc6441baf2b26 (MD5) Previous issue date: 2024-01-31en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectLiteratura - Estudos de gêneropt_BR
dc.subjectMulherzinhas - Obra literáriapt_BR
dc.subjectAssexualidadept_BR
dc.subjectSexualidade compulsóriapt_BR
dc.subjectJo March - Personagempt_BR
dc.subjectLiterature - Gender studiespt_BR
dc.subjectLittle Women - Literary workpt_BR
dc.subjectAsexualitypt_BR
dc.subjectCompulsory sexualitypt_BR
dc.subjectJo March - Characterpt_BR
dc.titleQueerizando o cânone: uma leitura assexual de Jo March em Little Women, de Louisa May Alcottpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Schneider, Liane-
dc.contributor.advisor1LattesLattes não recuperado em 21/08/2024pt_BR
dc.creator.LattesLattes não recuperado em 21/08/2024pt_BR
dc.description.resumoO romance Little Women da escritora estadunidense Louisa May Alcott, publicado em 1868, tem sido objeto de intenso interesse acadêmico no campo dos estudos feministas e de gênero e permanece culturalmente relevante ainda hoje. Uma temática se destaca dentre as discussões sobre literatura e sua intersecção com questões de gênero e sexualidade no que diz respeito ao romance em foco: as possíveis [re]leituras queer da protagonista Jo March desenvolvidas nos campos acadêmico e literário. Partindo de uma perspectiva queer, este trabalho foca na assexualidade e em como sua representação na literatura vem ganhando dimensão tanto em textos contemporâneos quanto em clássicos revisitados. Assim, a proposta desta pesquisa consiste em desenvolver uma leitura do romance Little Women, através do emprego de um referencial teórico-crítico produzido no que atualmente se entende como o campo dos estudos assexuais. Num primeiro momento, reúno elementos biográficos sobre Louisa May Alcott bem como informações sobre o conteúdo, o contexto histórico e a recepção de seu romance. Em seguida, apresento uma breve contextualização histórica da assexualidade e alguns dos principais conceitos que sustentam o campo teórico dos estudos assexuais. Para tal, a pesquisa traz como principais referências as contribuições de Ela Przybylo, Elisabete Regina Baptista de Oliveira, KJ Cerankowski e Megan Milks para os estudos contemporâneos sobre assexualidade. No capítulo final, busco produzir uma leitura assexual de Little Women com foco na personagem Jo March, reunindo trechos do romance à luz das categorias de análise apresentadas, destacando a resistência da personagem à sexualidade compulsória, à amatonormatividade e aos scripts sexo-normativos vigentes.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetraspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PriscillaThuanyCruzFernandesDaCosta_Dissert.pdf1,82 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons